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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A pedagogia das competências e a formação crítico-humanizadora: olhares sobre a BNC-Formação e a Formação Docente
???metadata.dc.creator???: Pinheiro, Ana Paula 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fávero, Altair Alberto
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Sartori, Jerônimo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa discute a Pedagogia das Competências inserida nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais direcionadas para a Formação Docente das licenciaturas. Buscou-se analisar os documentos legais (BNC-Formação) e os Pareceres e Resoluções direcionadas a esses cursos, a fim de compreender as divergências ao que é proposto nesses novos documentos, bem como a perspectiva de uma formação crítica-humanizadora a partir de uma antropologia humanizadora. O objetivo geral da tese é analisar, nos documentos curriculares direcionados à formação docente, a presença da perspectiva neoliberal, por meio da inserção da Pedagogia das Competências, a qual se contrapõe a uma concepção crítico-humanizadora de formação. A pesquisa configura-se pelo caminho metodológico de uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratório-analíticos, pois se propõe a analisar e descrever as características dos documentos estudados a partir de procedimentos de pesquisa documental, bibliográfica e revisão de literatura. Parte-se do pressuposto de que as alterações curriculares constituem-se em elementos de implementação de uma proposta advinda da lógica mercantil neoliberal. A perspectiva epistemológica que permeia o olhar e as reflexões deste estudo é a crítica. As premissas teóricas que o ancoram configuram-se em torno da questão do currículo como forma de amalgamar os sujeitos, a partir da oferta de qualidade. Realizou-se, assim, a análise de conteúdo de acordo com a proposta de Bardin (2016), apresentando os termos léxicos enfatizados que configuram a presença da perspectiva neoliberal na BNC-Formação sob o olhar das teorias críticas curriculares, que baseiam o seu plano teórico nas concepções marxistas. Os principais autores utilizados foram: Dardot e Laval (2016), para debater sobre as influências do Neoliberalismo; Ramos (2011) e Sacristán (2011), para tratar da Pedagogia das Competências; Saviani (2013), Freitas (2018) e Libâneo (2019), para explorar as influências da perspectiva neoliberal e sua inserção no contexto da educação e, ainda, Libâneo (2019), Saviani (2013), Freire (2018), Charlot (2019) e Laval; Vergne (2023) para discutir currículo formativo. As principais conclusões do estudo foram: (a) que as alterações curriculares voltadas às competências e habilidades constituem uma artimanha neoliberal que desumaniza e promove a barbárie; que tais alterações são divergentes a uma formação crítico-humanizadora, pois alienam os sujeitos, uma vez que os processos são regidos pelo mercado econômico; que usam o discurso da qualidade na educação como uma falácia discursiva, por meio de léxicos para enredar os envolvidos; que a retomada da Resolução nº 2/2015 flui como uma possibilidade de alternativa, porém se caminha para a construção de um novo documento. Sendo assim, ao final do estudo apresentam-se proposições de ações a partir de uma perspectiva crítico-humanizadora embasada em uma antropologia também humanizadora para a formação docente.
Abstract: This research discusses the Pedagogy of Competencies inserted in the new National Curricular Guidelines for Teacher Training in undergraduate courses. The aim was to analyze the legal documents (BNC-Training) and the Opinions and Resolutions directed at these courses, in order to understand the divergences from what is proposed in these new documents, as well as the perspective of a critical-humanizing training based on a humanizing anthropology. The general objective of the thesis is to analyze, in the curricular documents directed at teacher training, the presence of the neoliberal perspective, through the insertion of the Pedagogy of Competencies, which opposes a critical-humanizing conception of training. The research is configured by the methodological path of a qualitative approach, of a basic nature, with exploratory-analytical objectives, since it proposes to analyze and describe the characteristics of the documents studied based on procedures of documentary research, bibliography and literature review. It is assumed that curricular changes constitute elements of implementation of a proposal arising from neoliberal mercantile logic. The epistemological perspective that permeates the view and reflections of this study is critical. The theoretical premises that anchor it are configured around the issue of curriculum as a way of amalgamating subjects, based on the provision of quality. Thus, the content analysis was carried out according to the proposal of Bardin (2016), presenting the emphasized lexical terms that configure the presence of the neoliberal perspective in BNC-Formação from the perspective of critical curricular theories, which base their theoretical plan on Marxist conceptions. The main authors used were: Dardot and Laval (2016), to discuss the influences of Neoliberalism; Ramos (2011) and Sacristán (2011), to address the Pedagogy of Competencies; Saviani (2013), Freitas (2018) and Libâneo (2019), to explore the influences of the neoliberal perspective and its insertion in the context of education and, also, Libâneo (2019), Saviani (2013), Freire (2018), Charlot (2019) and Laval; Vergne (2023) to discuss the formative curriculum. The main conclusions of the study were: (a) that curricular changes focused on competencies and skills constitute a neoliberal ruse that dehumanizes and promotes barbarism; that such changes are inconsistent with a critical-humanizing education, since they alienate the subjects, since the processes are governed by the economic market; that they use the discourse of quality in education as a discursive fallacy, using lexicons to entangle those involved; that the resumption of Resolution No. 2/2015 flows as a possible alternative, but moves towards the construction of a new document. Therefore, at the end of the study, proposals for actions are presented from a critical-humanizing perspective based on an anthropology that is also humanizing for teacher training.
Keywords: Professores - Formação
Base Nacional Comum Curricular
Educação permanente
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PINHEIRO, Ana Paula. A pedagogia das competências e a formação crítico-humanizadora: olhares sobre a BNC-Formação e a Formação Docente. 2024. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2740
Issue Date: 5-Jul-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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