???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2738
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Estatística no nono ano do ensino fundamental a partir de uma abordagem histórico-cultural na perspectiva de Vygotsky |
???metadata.dc.creator???: | Carvalho, Emerson Pereira de |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa parte da necessidade de um ensino de Estatística voltado a promover à apropriação de significados dos conceitos a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Para tanto, toma como referencial teórico a Teoria da Histórico-Cultural em Lev Semenontich Vygotsky e estrutura um conjunto de atividades associadas a apropriação do significado dos conceitos de Estatística. Nesta perspectiva o presente estudo propõe-se responder ao seguinte questionamento: Que contribuições são oportunizadas aos estudantes ao apoiar o ensino de Estatística na abordagem histórico-cultural de Vygotsky? O objetivo está em elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática estruturada na perspectiva vigotskiana para abordar conteúdos de Estatística no nono ano do Ensino Fundamental. A Sequência Didática apresenta conteúdos em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com aplicação em 12 períodos de aula - seis encontros de dois períodos. Esses encontros estão estruturados em cinco etapas que buscam favorecer aspectos centrais da perspectiva histórico-cultural em Vygotsky, a saber: resgate dos conhecimentos espontâneos; discussão do conceito em estudo por meio da ação estruturante do professor mediado por estratégias ou ferramentas de ensino; realização de atividades de aplicação do conceito em situações vivenciais e contextualizadas socialmente; realização de atividades de cooperação, compartilhamento e socialização; atividades de aplicação do conhecimento. O lócus de aplicação é um grupo de estudantes integrantes do nono ano do Ensino Fundamental em uma escola de período integral da rede pública de educação do estado de Rondônia. A pesquisa toma como pressuposto a abordagem qualitativa e o entendimento de pesquisa intervenção pedagógica anunciada por Damiani et al. (2012), envolvendo a produção de dados a partir dos registros no diário de bordo do pesquisador que é o próprio professor e os materiais produzidos pelos estudantes durante os encontros. Como resultado o estudo apontou para a viabilidade da proposta em termos didáticos, dando destaque às contribuições para a construção de significados dos conceitos abordados dentro de uma aproximação entre os espontâneos e os científicos; ao processo de interação social marcado pelas trocas e compartilhamentos entre os participantes mediados pelas atividades realizadas, bem como deles com o mundo vivencial e presente em seus contexto familiar; e ao processo de conscientização social e liberdade trazido pela proposta e fortemente marcado pela dialética que guiou os encontros. O produto educacional elaborado refere-se à sequência didática desenvolvida e aplicada no estudo, servindo como material de apoio aos professores de Matemática do Ensino Fundamental - Anos Finais. Esse produto Educacional encontra-se disponível no Portal EduCapes (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741798). |
Abstract: | This research is based on the need for Statistics teaching aimed at promoting the appropriation of the meanings of concepts from a historical-cultural perspective. To this end, it takes as a theoretical framework Lev Semenontich Vygotsky's Historical-Cultural Theory and structures a set of activities associated with the appropriation of the meaning of Statistics concepts. From this perspective, this study aims to answer the following question: What contributions are provided to students by supporting the teaching of Statistics in Vygotsky's historical-cultural approach? The objective is to develop, apply and evaluate a didactic sequence structured in the Vygotskian perspective to address Statistics content in the ninth grade of Elementary School. The Didactic Sequence presents content in line with the National Common Curricular Base (BNCC), with application in 12 class periods - six meetings of two periods. These meetings are structured in five stages that seek to favor central aspects of Vygotsky's historical-cultural perspective, namely: recovery of spontaneous knowledge; discussion of the concept under study through the structuring action of the teacher mediated by teaching strategies or tools; carrying out activities to apply the concept in experiential and socially contextualized situations; carrying out activities of cooperation, sharing and socialization; activities to apply knowledge. The locus of application is a group of students in the ninth grade of Elementary School in a full-time school in the public education network of the state of Rondônia. The research assumes the qualitative approach and the understanding of pedagogical intervention research announced by Damiani et al.(2012), involving the production of data from the logbook entries of the researcher, who is the teacher himself, and the materials produced by the students during the meetings. As a result, the study pointed to the viability of the proposal in didactic terms, highlighting the contributions to the construction of meanings of the concepts addressed within an approximation between the spontaneous and the scientific; to the process of social interaction marked by the exchanges and sharing among the participants mediated by the activities carried out, as well as between them and the experiential world and present in their family context; and to the process of social awareness and freedom brought about by the proposal and strongly marked by the dialectic that guided the meetings. The educational product developed refers to the didactic sequence developed and applied in the study, serving as support material for Elementary School Mathematics teachers - Final Years. This educational product is available on the EduCapes Portal (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741798). |
Keywords: | Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Estatística Aprendizagem significativa |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | CARVALHO, Emerson Pereira de. Estatística no nono ano do ensino fundamental a partir de uma abordagem histórico-cultural na perspectiva de Vygotsky. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2738 |
Issue Date: | 12-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023EmersonPereiradeCarvalho.pdf | Dissertação Emerson Pereira de Carvalho | 14.67 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.