Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Liriane Maria Nascimento de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5411694016188035por
dc.contributor.advisor1Trentin, Marco Antônio Sandini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746488333257798por
dc.date.accessioned2024-08-28T19:30:13Z-
dc.date.issued2024-02-15-
dc.identifier.citationLIMA, Liriane Maria Nascimento de. Educação ambiental por meio de infográficos: uma análise utilizando os três momentos pedagógicos na educação de jovens e adultos. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2736-
dc.description.resumoEste estudo surge da necessidade de inserir uma dimensão da educação, a Educação Ambiental (EA), nas tendências e perspectivas das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), por meio da proposta didática dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) aplicada no Ensino Fundamental, por tratar-se de uma etapa da escolarização imprescindível na compreensão de que, para promover o Ensino de Ciências para o exercício da cidadania, é necessário partir das questões socioambientais. Com a premissa que o ensino deve estar contextualizado com o real mundo dos estudantes, eclode a situação problema: como a abordagem da EA por meio de Objetos de Aprendizagem (OAs) como os infográficos, sobre consciência socioambiental e princípios de sustentabilidade, favorece a aquisição de competências e habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino de Ciências a partir da metodologia dos 3MP? Este trabalho teve como objetivo geral analisar conceitos de EA para a aquisição de consciência socioambiental e princípios de sustentabilidade, por meio da interação com infográficos, utilizados na aplicação de uma Sequência Didática (SD) construída de acordo com as etapas dos 3MP propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco, aplicada com 20 estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública da rede estadual da capital de Rondônia, Porto Velho. Um Produto Educacional (PE) foi elaborado para estruturar a SD. Para tanto, foram criados 6 infográficos que relacionavam a temática da EA a partir de subtemas geradores de uma aula de campo no Igarapé dos Tanques, para aumentar o sentimento de pertencimento e conscientização da preservação deste córrego que atravessa o adensamento urbano da cidade, e está situado próximo à unidade escolar. A metodologia utilizada para a investigação consistiu na pesquisa-ação, decorrente da interação entre a pesquisadora, que é professora da turma, e o objeto de estudo, com abordagem qualitativa. A etapa de aplicação dos OAs para os estudantes da EJA inferiu que o Ensino de Ciências por meio da utilização de uma SD de EA, a partir da apresentação no formato de infográficos, contribuiu para a melhoria do processo educativo, principalmente no que tange a rapidez e agilidade com que desenvolveram as atividades com o uso das TDIC, demonstrando uma participação dos estudantes mais ativa, sinalizando que foram cativados para a realização das ações propostas como modificadoras do meio, ao divulgar os novos conhecimentos ambientais na prática do dia a dia, pois os temas retratavam situações vivenciadas em suas realidades. O Produto Educacional, em formato de sequência didática, que acompanha esta dissertação, está disponibilizado na forma de material de apoio para professores da Educação Básica no site do programa e no Portal EduCapes.por
dc.description.abstractThis study arises from the need to include a dimension of education, Environmental Education (EE), in the trends and perspectives of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), through the didactic proposal of the Three Pedagogical Moments (3MP) applied in Elementary Education, since it is an essential stage of schooling in the understanding that, in order to promote Science Teaching for the exercise of citizenship, it is necessary to start from socio-environmental issues. With the premise that teaching must be contextualized with the real world of students, the problem situation arises: how does the EE approach through Learning Objects (LOs) such as infographics, on socio-environmental awareness and sustainability principles, favor the acquisition of skills and abilities recommended by the National Common Curricular Base (BNCC) in Science Teaching based on the 3MP methodology? The general objective of this study was to analyze EE concepts for the acquisition of socio-environmental awareness and sustainability principles, through interaction with infographics, used in the application of a Didactic Sequence (DS) constructed according to the stages of the 3MP proposed by Delizoicov, Angotti and Pernambuco, applied to 20 students from the 7th grade of Youth and Adult Education (EJA), from a public school in the state network of the capital of Rondônia, Porto Velho. An Educational Product (EP) was developed to structure the DS. To this end, 6 infographics were created that related the EE theme from subthemes generated by a field class in Igarapé dos Tanques, to increase the feeling of belonging and awareness of the preservation of this stream that crosses the urban density of the city, and is located near the school unit. The methodology used for the investigation consisted of action research, resulting from the interaction between the researcher, who is the class teacher, and the object of study, with a qualitative approach. The stage of applying the LOs to EJA students inferred that Science Teaching through the use of an EA SD, from the presentation in infographic format, contributed to the improvement of the educational process, mainly regarding the speed and agility with which they developed the activities using TDIC, demonstrating a more active participation of the students, signaling that they were captivated to carry out the proposed actions as modifiers of the environment, by disseminating the new environmental knowledge in everyday practice, since the themes portrayed situations experienced in their realities. The Educational Product, in the format of a didactic sequence, which accompanies this dissertation, is available as support material for Basic Education teachers on the program website and on the EduCapes Portal.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-08-28T19:30:13Z No. of bitstreams: 1 2024LirianeMariaNascimentodeLima.pdf: 20871698 bytes, checksum: a4c753ab4f04e3ae3232e1421a21b940 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-28T19:30:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024LirianeMariaNascimentodeLima.pdf: 20871698 bytes, checksum: a4c753ab4f04e3ae3232e1421a21b940 (MD5) Previous issue date: 2024-02-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleEducação ambiental por meio de infográficos: uma análise utilizando os três momentos pedagógicos na educação de jovens e adultospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024LirianeMariaNascimentodeLima.pdfDissertação Liriane Maria Nascimento de Lima20.38 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.