Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2734
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCherubini, Elizabeth Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5338980327447069por
dc.contributor.advisor1Trentin, Marco Antônio Sandini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746488333257798por
dc.date.accessioned2024-08-26T17:36:56Z-
dc.date.issued2024-01-25-
dc.identifier.citationCHERUBINI, Elizabeth Maria. Ensino híbrido: sequência didática sobre misturas e separação de misturas na disciplina de ciência. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2734-
dc.description.resumoO presente texto refere-se à dissertação em sua versão parte da necessidade de experenciar as possíveis contribuições do Ensino Híbrido na disciplina de ciências. O Ensino Híbrido trata-se de uma abordagem de ensino que promove uma integração da educação com as ferramentas digitais, mesclando estratégias realizadas presencialmente e online. Através dos estudos de José Moran e Lilian Bacich, pensa-se em sondar as possíveis contribuições e os principais aspectos voltados para a aprendizagem, utilizando as modalidades sustentadas do Ensino Híbrido, especificamente os modelos de rotação por estações, laboratório rotacional e sala de aula invertida. É sabido que o aluno aprende quando está engajado no processo da aprendizagem, é nesse sentido que a proposta da sequência didática foi pensada para auxiliar aos estudantes na compreensão da unidade temática sobre objeto de conhecimento de misturas e separação de misturas. A presente proposta didática surgiu a partir do questionamento de quais seriam as contribuições que o ensino híbrido proporcionaria sobre o objeto de conhecimento misturas homogêneas e heterogênicas e separação de misturas, tendo como objetivo central averiguar as potencialidades de uma sequência didática organizada em uma abordagem do ensino híbrido para a qualificação do ensino e aprendizagem de ciências na unidade temática: objeto de conhecimento de misturas e separação de misturas. Os resultados dos 11 (onze) encontros trouxe a certeza da importância da motivação dos alunos por meio do Ensino Híbrido quando se percebe o pertencimento em cada atividade realizada, pelo conhecimento assimilado com as tecnologias em prol da integralização dos saberes, os recursos que estão disponibilizados em prol de fundamentar competências e habilidades no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Desse modo, ao concluir verifica-se que o papel do professor é promover nos seus alunos a ampliação das possibilidades de aprender, dentre elas encontra-se o ensino híbrido que resgata o educando ao protagonismo da própria aprendizagem, além disso a produção da sequência viabiliza aos profissionais da educação a possibilidade de ordena um ensino que garanta as premissas da qualidade educacional em tempos que a ascensão tecnológica podem contribuir para dar significado as diversas maneiras de referendar o conhecimento. Acompanha essa dissertação o produto educacional disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743938.por
dc.description.abstractThis text refers to the dissertation in its version based on the need to experience the possible contributions of Hybrid Teaching in the science discipline. Hybrid Teaching is a teaching approach that promotes the integration of education with digital tools, mixing strategies carried out in person and online. Through the studies of José Moran and Lilian Bacich, we intend to probe the possible contributions and the main aspects focused on learning, using the sustained modalities of Hybrid Teaching, specifically the models of station rotation, rotational laboratory and flipped classroom . It is known that the student learns when they are engaged in the learning process, it is in this sense that the proposed didactic sequence was designed to help students understand the thematic unit on the object of knowledge of mixtures and separation of mixtures. This didactic proposal arose from the question of what contributions hybrid teaching would provide regarding the object of knowledge of homogeneous and heterogeneous mixtures and separation of mixtures, with the central objective of investigating the potential of a didactic sequence organized in a teaching approach. hybrid for the qualification of science teaching and learning in the thematic unit: object of knowledge of mixtures and separation of mixtures. The results of the 11 (eleven) meetings brought the certainty of the importance of motivating students through Hybrid Learning when they perceive belonging in each activity carried out, through the knowledge assimilated with technologies in favor of the integration of knowledge, the resources that are available in order to support skills and abilities in Science teaching in the final years of Elementary School. Thus, in conclusion, it appears that the role of the teacher is to promote in their students the expansion of learning possibilities, among them is hybrid teaching that rescues the student from the protagonism of their own learning, in addition, the production of the sequence makes it possible education professionals the possibility of ordering teaching that guarantees the premises of educational quality in times when the rise of technology can contribute to giving meaning to the different ways of endorsing knowledge. This dissertation is accompanied by the educational product available at: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743938.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-08-26T17:36:56Z No. of bitstreams: 1 2023ElizabethMariaCherubini.pdf: 6576750 bytes, checksum: a9880b017499e4e613824c51f253be16 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-26T17:36:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023ElizabethMariaCherubini.pdf: 6576750 bytes, checksum: a9880b017499e4e613824c51f253be16 (MD5) Previous issue date: 2024-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleEnsino híbrido: sequência didática sobre misturas e separação de misturas na disciplina de ciênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023ElizabethMariaCherubini.pdfDissertação Elizabeth Maria Cherubini6.42 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.