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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/272
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Lacortt, Marcelo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4307056323894954 | por |
dc.contributor.advisor1 | Kripka, Moacir | - |
dc.contributor.advisor1 | Kripka, Rosana Maria Luvezute | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7554233520986997 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T17:55:38Z | - |
dc.date.available | 2012-01-23 | - |
dc.date.issued | 2011-09-30 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/272 | - |
dc.description.resumo | Em razão do crescente aumento da frota veicular na maioria das cidades, os sistemas de trânsito presentes nas vias destas acabam não comportando o grande número de veículos existente, surgindo os inevitáveis congestionamentos e, por consequência, diversos problemas relacionados a esses. Considerando a importância do emprego de técnicas matemáticas de otimização na solução de problemas reais, o presente trabalho trata da investigação e proposta de emprego dessas técnicas na programação semafórica, com o objetivo de encontrar tempos semafóricos otimizados, que reduzam de modo considerávelo tempo de percurso veicular em cidades de médio e grande porte. No trabalho, apresentam-se dois modelos de otimização, os quais, implementados e considerando dados do trânsito da região que se pretende otimizar, possibilitam fornecer de forma automatizada tempos de verde que visam minimizar o tempo de percurso veicular. Também são apresentados os resultados computacionais obtidos na investigação desses modelos em dois exemplos teóricos, um baseado em dados disponibilizados na literatura e outro baseado em dados coletados relativos ao trânsito de uma região central da cidade de Passo Fundo/RS. No primeiro exemplo foi realizada uma comparação entre os resultados obtidos pelos modelos e os fornecidos pelo software Transyt 7F, ao passo que no segundo exemplo comparam-se, através de indicativos teóricos, o desempenho do trânsito veicular, pertencentes as vias antes e após o processo de otimização. Os resultados foram positivos em ambos os exemplos, dando respaldo a um possível emprego dos modelos em situação real | por |
dc.description.abstract | Due to the growing increase of the vehicle fleet in most cities, the traffic systems present in their streets end up not to permit the large number of existing vehicles, emerging inevitable traffic jams and, consequently, several problems related to them. Considering the importance of the use of mathematical optimization techniques to solve real problems, this paper deals with the investigation and proposal of use of these techniques in programming traffic lights in order to find optimal times, which considerably reduce the time of vehicular travel in cities of medium and large size. This work presents two ptimization models which, implemented and considering the region traffic data intended to optimize, enable to provide an automated way of green light timing that aim to minimize the time ofvehicular travel. Also, it presents the computational results obtained in the investigation of these models in two theoretical examples, one based on data available in the literature and the other based on collected data related to the traffic of a central region of the city of Passo Fundo, RS. In the first example, a comparison was made between the results obtained by the models and those provided by the Transyt 7F software; whereas in the second example, the performance of vehicular traffic belonging to the streets before and after the process of optimization are compared through theoretical index. The results were positive in both instances, giving support to a possible use of the models in a real situation | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T17:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011MarceloLacortt.pdf: 497493 bytes, checksum: 25312a47ac7f09632ad48f96c74052d6 (MD5) Previous issue date: 2011-09-30 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Engenharia de tráfego | por |
dc.subject | Semáforo | por |
dc.subject | Otimização combinatória | por |
dc.subject | Traffic engineering | eng |
dc.subject | Street signs | eng |
dc.subject | Combinatorial optimization | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGO | por |
dc.title | Modelagem matemática para otimização do tráfego urbano semaforizado | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
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