???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2724
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Batista, Eliâne Duarte | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4243568765833512 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Luiz Henrique Ferraz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3571484151781133 | por |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T12:48:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Eliâne Duarte. Adição e subtração de frações por meio de equivalência. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2724 | - |
dc.description.resumo | Na vida escolar, muitos estudantes encontram dificuldades em compreender conceitos matemáticos, uma evidência são os resultados das avaliações externas de nível nacional e internacional. Aprender sobre frações é uma das barreiras enfrentadas por estudantes do 6º ano, especialmente quando se trata de identificar os diferentes tipos de frações e operar com elas. Um dos desafios, enfrentados por quem é professor(a), é tornar o estudo deste conteúdo atrativo, utilizando materiais que possam, junto aos alunos, envolvê-los, motivá-los e despertar um interesse em aprender. Esta pesquisa teve como objetivo oportunizar situações, por meio de um produto educacional - trilha de atividades - que promovam o ensino do conteúdo de frações para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Como embasamento teórico, foi utilizado Lev Vygotsky, enfatizando a importância de avaliar a criança pelo que ela está aprendendo e não apenas pelo que já aprendeu. Vygotsky observou que a aprendizagem ocorre, dentre outras formas, por meio da mediação, que é descrita como experiência social que requer participação e colaboração. O professor, é frequentemente o mediador, proporcionando interações com o estudante, de forma a favorecer a sua própria aprendizagem. Neste estudo, foi empregada a pesquisa qualitativa, utilizando questionários no início e no final da trilha de atividades, bem como o diário de bordo para registro de dúvidas e/ou novas descobertas por parte dos estudantes. O produto educacional, intitulado "Atividades em trilha: uma maneira de ensinar frações para o 6º ano", foi aplicado no I.E.E Wilson Camargo, em Vilhena/ RO, para 12 estudantes, sendo organizado em 10 encontros, sendo eles desenvolvidos por meio da utilização de jogos educativos e vídeos como ferramentas auxiliares para aprimorar o processo de ensino. O produto educacional está disponível na página do PPGECM, no endereço: https://www.upf.br/ppgecm/dissertacoes-e-teses/dissertacoes e no site do Educapes, no endereço: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742946. Observou-se que, com base nos relatos feitos verbalmente, bem como nos registros mantidos nos diários de bordo pelos alunos e pela pesquisadora, e na coleta de dados resultante dos questionários aplicados - que surgiram indícios de aprendizagem, sobre o conteúdo de frações, com a implementação da trilha de atividades. | por |
dc.description.abstract | In school life, many students find it difficult to understand mathematical concepts, as evidenced by the results of external assessments at national and international levels. Learning about fractions is one of the barriers faced by 6th grade students, especially when it comes to identifying the different types of fractions and operating with them. One of the challenges faced by teachers is to make the study of this content attractive, using materials that can, together with students, involve them, motivate them and spark an interest in learning. This research aimed to provide opportunities, through an educational product - activity trail - that promote the teaching of fractions content to students in the sixth year of Elementary School. Lev Vygotsky was used as a theoretical basis, emphasizing the importance of evaluating children based on what they are learning and not just what they have already learned. Vygotsky observed that learning occurs, among other ways, through mediation, which is described as a social experience that requires participation and collaboration. The teacher is often the mediator, providing interactions with the student, in order to promote their own learning. In this study, qualitative research was used, using questionnaires at the beginning and end of the activity trail, as well as the logbook to record students' doubts and/or new discoveries. The educational product, entitled "Track activities: a way to teach fractions for the 6th year", was applied at I.E.E Wilson Camargo, in Vilhena/ RO, for 12 students, being organized in 10 meetings, which were developed through the use of educational games and videos as auxiliary tools to improve the teaching process. The educational product is available on the PPGECM page, at: https://www.upf.br/ppgecm/dissertacoes-e-teses/dissertacoes and on the Educapes website, at: http://educapes.capes.gov .br/handle/capes/742946. It was observed that, based on the reports made verbally, as well as the records kept in the logbooks by the students and the researcher, and on the data collection resulting from the questionnaires administered - that evidence of learning emerged, about the content of fractions, with the implementation of the activity trail. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-08-19T12:48:23Z No. of bitstreams: 1 2023ElianeDuarteBatista.pdf: 13356036 bytes, checksum: 7f9c7c3f0bbb5e7cfb07ecd3c8d578c8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-19T12:48:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023ElianeDuarteBatista.pdf: 13356036 bytes, checksum: 7f9c7c3f0bbb5e7cfb07ecd3c8d578c8 (MD5) Previous issue date: 2023-11-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Frações | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Jogos educativos | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | Adição e subtração de frações por meio de equivalência | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023ElianeDuarteBatista.pdf | Dissertação Eliâne Duarte Batista | 13.04 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.