???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2723
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Maria Doralice da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9096013103516880 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Juliano Tonezer da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9781996852701770 | por |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T12:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Doralice da. Ensino do cálculo de probabilidade em genética para o cruzamento dos gametas utilizando o quadro de Punnett e aplicativo. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2723 | - |
dc.description.resumo | O trabalho intitulado "Ensino do cálculo de probabilidade em Genética para o cruzamento dos gametas utilizando o Quadro de Punnett e aplicativo" busca investigar o ensino desta temática com estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Pública Estadual Rio Branco, localizada em Porto Velho, capital de Rondônia. O estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM/UPF), na linha de pesquisa Tecnologias de Informação, Comunicação e Interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática. A questão norteadora que orientou a pesquisa foi: "Quais as vantagens/desvantagens ou potencialidades do uso de um aplicativo direcionado ao cálculo de probabilidade, no cruzamento de gametas quando comparado com o método tradicional, baseado no quadro de Punnett?". Nesse contexto é desenvolvida e aplicada uma sequência didática, constituída por dez encontros, no formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e tendo como aporte teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. A metodologia de pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, se caracteriza como exploratória e participante. Como instrumentos de coleta de dados, utiliza-se a observação, diário de bordo, transcrição de diálogos, fotos, vídeos e uso de aplicativos para smartphone. A aplicação da UEPS, além de permitir análises e inferir indícios de aprendizagem significativa, também proporciona reflexões sobre o fato de que uma aula convencional, com a utilização de materiais de apoio e exposição, ainda é uma realidade e, apesar de criticada, pode ter seu valor para a sistematização dos conceitos. Entretanto, essa metodologia não pode e não deve ser a única utilizada no processo ensino-aprendizagem, carecendo de abordagens que promovam movimentos cognitivos direcionados a aprendizagem significativa. E que as estratégias utilizadas, frente ao público que envolve estudantes que na contemporaneidade estão conectadas as tecnologias, contribuem para que o processo ensino-aprendizagem seja mais eficiente e prazeroso. Em síntese, os resultados apontaram que o conhecimento prévio é fundamental para que os estudantes aprendam significativamente e, ainda, a importância de que os professores atentem para o planejamento das atividades a partir do mundo vivencial dos estudantes, contribuindo para a construção do conhecimento. | por |
dc.description.abstract | The work entitled "Teaching the calculation of probability in Genetics for the crossing of gametes using the Punnett square and application" seeks to investigate the teaching of this topic with students in the 3rd year of high school at the Rio Branco State Public School, located in Porto Velho, capital of Rondônia. The study was developed together with the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo (PPGECM/UPF), in the line of research Information, Communication and Interaction Technologies applied to the teaching of Science and Mathematics. The guiding question that guided the research was: "What are the advantages/disadvantages or potential of using an application aimed at calculating probability, in the crossing of gametes when compared to the traditional method, based on the Punnett square?". In this context, a didactic sequence is developed and applied, consisting of ten meetings, in the format of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) and having the Theory of Meaningful Learning as a theoretical contribution. The research methodology presents a qualitative approach, of an applied nature. As for its objectives, it is characterized as exploratory and participatory. As data collection instruments, observation, logbooks, transcription of dialogues, photos, videos and use of smartphone applications are used. The application of UEPS, in addition to allowing analyzes and inferring signs of significant learning, also provides reflections on the fact that a conventional class, with the use of support and exposition materials, is still a reality and, despite being criticized, may have its value for the systematization of concepts. However, this methodology cannot and should not be the only one used in the teaching-learning process, lacking approaches that promote cognitive movements aimed at meaningful learning. And that the strategies used, in front of the public that involves students who in contemporary times are connected to technologies, contribute to making the teaching-learning process more efficient and enjoyable. In summary, the results showed that prior knowledge is fundamental for students to learn significantly and, also, the importance of teachers paying attention to the planning of activities based on the students' experiential world, contributing to the construction of knowledge. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-08-19T12:37:04Z No. of bitstreams: 1 2023MariaDoralicedaSilva.pdf: 5239843 bytes, checksum: 35f947a55d06c1f2ab11ab9eb9d62902 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-19T12:37:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023MariaDoralicedaSilva.pdf: 5239843 bytes, checksum: 35f947a55d06c1f2ab11ab9eb9d62902 (MD5) Previous issue date: 2023-10-30 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Biologia (Ensino médio) - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Genética | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Aplicativos móveis | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | por |
dc.title | Ensino do cálculo de probabilidade em genética para o cruzamento dos gametas utilizando o quadro de Punnett e aplicativo | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023MariaDoralicedaSilva.pdf | Dissertação Maria Doralice da Silva | 5.12 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.