???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2720
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Paula, José de Arimatéia Monteiro de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4725478437221532 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rosa, Cleci Teresinha Werner da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2811799682690860 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Biazus, Marivane de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7054491112657174 | por |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T12:15:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, José de Arimatéia Monteiro de. Aprendizagem significativa e as variáveis chave em Ballester: proposta didática para abordar eletricidade no ensino fundamental. 2023. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2720 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo toma como problemática a necessidade de um ensino de Ciências voltado a promover uma aprendizagem significativa dos conceitos, fenômenos e suas aplicações. Para tanto, recorre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) em David Ausubel e as variáveis chave anunciadas por Antoni Ballester como possibilidade para promover essa aprendizagem significativa em sala de aula. Como variáveis chave, Ballester (2018; 2002) infere um conjunto de aspectos que buscam trazer uma nova organização para o ambiente de ensino (sala de aula) com objetivo de promover uma aprendizagem significativa, a saber: Trabalho Aberto; Meio; Motivação; Criatividade; Mapas Conceituais; e, Adaptação Curricular. A partir dessa identificação e mobilizados em busca de alternativas que levassem os estudantes a construir aprendizagens com significado, o estudo se ocupa de discutir uma sequência didática apoiada na TAS e que contemple as variáveis chave anunciadas por Ballester. Com questão norteadora o estudo infere a seguinte: qual a pertinência do uso das variáveis chave anunciadas por Ballester no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Eletricidade no Ensino Fundamental? O objetivo está em estruturar, implementar e avaliar uma sequência didática ancorada na TAS e nas variáveis chave propostas no Método Ballester, para o estudo de eletricidade no oitavo ano do Ensino Fundamental. Essas variáveis a partir de uma estruturação didática apoiada na TAS, integram a sequência didática desenhada para o estudo de Eletricidade e é objeto de investigação no estudo, de modo a analisar a sua contribuição para a aprendizagem significativa. A proposta didática estruturada está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e foi aplicada em 23 períodos, em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual no interior de Rondônia. A pesquisa toma como pressuposto a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação, envolvendo a produção de dados a partir dos registros no diário de bordo do pesquisador que é o professor da turma; produção de mapa conceitual ao final dos encontros; e resultados da avaliação somativa, especialmente em confronto com o questionário inicial de conhecimentos prévios respondido no início da sequência. As categorias de análise estabelecidas no estudo estão associadas aos indícios de aprendizagem significativa (relação entre o questionário inicial e a avaliação somativa realizada ao final e os mapas conceituais) e a viabilidade didática trazida especialmente pela percepção do professor/pesquisador. Como resultado na primeira categoria, o estudo aponta que houve avanços em termos dos conhecimentos especialmente nos conceitos de tensão e potência elétrica. Ainda nessa categoria, os mapas conceituais mostram que poucos são os alunos que nesta etapa de primeiro contato com esse recurso conseguem elaborar de forma plena, todavia, mostra que aqueles que conseguem são capazes de estabelecer relações, identificar proposições e mostrar a hierarquia dos conceitos. Na segunda categoria, o estudo aponta a pertinência didática das cinco variáveis chave anunciadas por Ballester e trazidas na sequência didática, especialmente, em termos da promoção de espaços de compartilhamento entre colegas, criatividade, motivação e relação com o meio. O produto educacional que acompanha o estudo refere-se à sequência didática elaborada dando ênfase às variáveis anunciadas no Método Ballester, como forma de oportunizar material de apoio para professores de Ciências que atuam no ensino Fundamental. O produto educacional está disponível no Portal Educapes (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739678), na página do programa e na página de produtos educacionais do PPGECM. | por |
dc.description.abstract | The present study takes as a problem the need for Science teaching aimed at promoting meaningful learning of concepts, phenomena and their applications. To do so, it uses the Meaningful Learning Theory (TAS) in David Ausubel and the key variables announced by Antoni Ballester as a possibility to promote meaningful learning in the classroom. As key variables, Ballester (2018; 2002) infers a set of aspects that seek to bring a new organization to the teaching environment (classroom) with the aim of promoting meaningful learning, namely: Open Work; Quite; Motivation; Creativity; Concept Maps; and, Curricular Adaptation. Based on this identification and mobilized in search of alternatives that would lead students to construct meaningful learning, the study aims to discuss a didactic sequence supported by TAS and that contemplates the key variables announced by Ballester. With a guiding question, the study infers the following: what is the relevance of using the key variables announced by Ballester in the teaching-learning process of Electricity content in Elementary School? The objective is to structure, implement and evaluate a didactic sequence anchored in the TAS and the key variables proposed in the Ballester Method, for the study of electricity in the eighth year of Elementary School. These variables, based on a didactic structure supported by TAS, are part of the didactic sequence designed for the study of Electricity and are the object of investigation in the study, in order to analyze their contribution to meaningful learning. The structured didactic proposal is aligned with the National Common Curricular Base (BNCC) and was applied in 23 periods, in an eighth-year elementary school class at a state public school in the interior of Rondônia. The research assumes a qualitative approach and action research, involving the production of data based on records in the logbook of the researcher who is the class teacher; production of a conceptual map at the end of the meetings; and results of the summative assessment, especially in comparison with the initial prior knowledge questionnaire answered at the beginning of the sequence. The analysis categories established in the study are associated with signs of significant learning (relationship between the initial questionnaire and the summative assessment carried out at the end and the conceptual maps) and didactic feasibility brought especially by the perception of the teacher/researcher. As a result in the first category, the study points out that there have been advances in terms of knowledge, especially in the concepts of voltage and electrical power. Still in this category, the conceptual maps show that few students at this stage of first contact with this resource are able to fully elaborate, however, it shows that those who do are able to establish relationships, identify propositions and show the hierarchy of concepts. In the second category, the study highlights the didactic relevance of the five key variables announced by Ballester and brought into the didactic sequence, especially in terms of promoting spaces for sharing among colleagues, creativity, motivation and relationship with the environment. The educational product that accompanies the study refers to the didactic sequence designed with emphasis on the variables announced in the Ballester Method, as a way of providing support material for Science teachers who work in elementary education. The educational product is available on the Educapes Portal (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739678), on the program page and on the PPGECM educational products page. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-08-19T12:15:02Z No. of bitstreams: 1 2023JosedeA.M.dePaula.pdf: 21614667 bytes, checksum: d21ae8d895fe89798c2dd2cb41e20cde (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-19T12:15:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023JosedeA.M.dePaula.pdf: 21614667 bytes, checksum: d21ae8d895fe89798c2dd2cb41e20cde (MD5) Previous issue date: 2023-10-06 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Eletricidade - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.title | Aprendizagem significativa e as variáveis chave em Ballester: proposta didática para abordar eletricidade no ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023JosedeA.M.dePaula.pdf | Dissertação José de Arimatéia Monteiro de Paula | 21.11 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.