Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2697
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLaitharth, Bernardo Luís Maito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078846312301637por
dc.contributor.advisor1Samudio Pérez, Carlos Ariel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5295520104954784por
dc.contributor.advisor-co1Giacomelli, Alisson Cristian-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8153774585894473por
dc.date.accessioned2024-08-13T20:15:47Z-
dc.date.issued2023-04-05-
dc.identifier.citationLAITHARTH, Bernardo Luís Maito. Avaliação de um texto de apoio para abordar a Equação de Schörodinger e os orbitais atômicos de átomos hidrogenóides num curso de formação de professores de física. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2697-
dc.description.resumoA presente dissertação descreve um estudo que buscou analisar quais as possíveis contribuições de um texto de apoio sobre o tema: as aplicações da Equação de Schrödinger, no estudo dos orbitais atômicos, para a formação inicial de professores de Física, na disciplina de Mecânica Quântica. O texto de apoio elaborado, como produto educacional que acompanha a dissertação, apresenta discussões teóricas construídas tomando, por referência de organização, a Transposição Didática na perspectiva de Chevallard. Essas discussões teóricas são acompanhadas de reflexões sobre o processo de aprendizagem, particularmente, da psicologia cognitiva que são apresentadas na dissertação, como forma de fundamentar o estudo desenvolvido. O principal objetivo do produto educacional é fornecer subsídios teóricos e metodológicos sobre o estudo da Equação de Schrödinger aos professores de Física, em formação inicial. Neste sentido, o presente trabalho parte do entendimento da necessidade de que esse conteúdo tenha maior ênfase nos cursos de formação de professores de Física, de forma a ampliar seu domínio conceitual. A aplicação do produto ocorreu em cinco encontros, sempre preparando as aulas seguindo ideias construtivistas, principalmente as de Ausubel, perfazendo um total de 20 horas/aula, junto a uma turma de um curso de Licenciatura em Física, na Universidade de Passo, localizada no interior do Rio Grande do Sul, no componente curricular de Mecânica Quântica. Como forma de validar o material didático desenvolvido, são estabelecidos dois instrumentos: questionários (pré- e pós-teste) e registros no diário de bordo do pesquisador. Os dados coletados foram estruturados de forma a analisar a aceitação dos alunos em relação ao material elaborado, bem como o impacto que ele teve em sua formação. A pesquisa parece ter sido um sucesso, com a maioria dos alunos demonstrando interesse e aceitação pelo assunto e pelo material utilizado. As aulas práticas e expositivas foram consideradas proveitosas e o ato final de visualização e interação com os orbitais ajudou na fixação do conhecimento. Algumas dificuldades dos alunos foram identificadas, mas foram superadas com o decorrer da pesquisa. A pesquisa é considerada válida, baseada nas avaliações positivas dos questionários de pré e pós-teste e nas descrições dos encontros no diário de bordo. Os resultados sugerem, também, que o texto de apoio tem a possibilidade de ser usado de forma independente, sem a necessidade de materiais externos.por
dc.description.abstractThis dissertation describes a study that sought to analyze the possible contributions of a supporting text on the topic: the applications of the Schrödinger Equation, in the study of atomic orbitals, for the initial training of Physics teachers, in the discipline of Quantum Mechanics. The supporting text prepared, as an educational product that accompanies the dissertation, presents theoretical discussions constructed using, as an organizational reference, Didactic Transposition from Chevallard's perspective. These theoretical discussions are accompanied by reflections on the learning process, particularly cognitive psychology, which are presented in the dissertation, as a way of supporting the study developed. The main objective of the educational product is to provide theoretical and methodological support on the study of the Schrödinger Equation to Physics teachers in initial training. In this sense, the present work is based on the understanding of the need for this content to have greater emphasis in Physics teacher training courses, in order to expand its conceptual domain. The application of the product took place in five meetings, always preparing classes following constructivist ideas, mainly those of Ausubel, totaling 20 hours/class, together with a class from a Physics Degree course, at the University of Passo, located in interior of Rio Grande do Sul, in the Quantum Mechanics curricular component. As a way of validating the teaching material developed, two instruments were established: questionnaires (pre- and post-test) and records in the researcher's logbook. The data collected was structured in order to analyze the students' acceptance of the material prepared, as well as the impact it had on their training. The research appears to have been a success, with the majority of students demonstrating interest and acceptance in the subject and the material used. The practical and expository classes were considered useful and the final act of visualization and interaction with the orbitals helped to consolidate knowledge. Some student difficulties were identified, but were overcome throughout the research. The research is considered valid, based on the positive evaluations of the pre- and post-test questionnaires and the descriptions of the meetings in the logbook. The results also suggest that the supporting text can be used independently, without the need for external materials.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-08-13T20:15:46Z No. of bitstreams: 1 2023BernardoL.M.Laitharth.pdf: 8506447 bytes, checksum: 3027676bc256058543c9ccebc1d106a0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-13T20:15:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023BernardoL.M.Laitharth.pdf: 8506447 bytes, checksum: 3027676bc256058543c9ccebc1d106a0 (MD5) Previous issue date: 2023-04-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subjectSchrodinger, Equação depor
dc.subjectOrbitais atômicospor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectTeoria quânticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAvaliação de um texto de apoio para abordar a Equação de Schörodinger e os orbitais atômicos de átomos hidrogenóides num curso de formação de professores de físicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023BernardoL.M.Laitharth.pdfDissertação Bernardo Luís Maito Laitharth8.31 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.