???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2694
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Balbinot, Catia | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4478331066746850 | por |
dc.contributor.advisor1 | Zoch, Alana Neto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2868869983502983 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Mistura, Clóvia Marozzin | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T18:31:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.identifier.citation | BALBINOT, Catia. O ensino de função polinomial do 1º grau por meio do enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e a contribuição interdisciplinar das ciências. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2694 | - |
dc.description.resumo | Uma das dificuldades apontadas na aprendizagem de Matemática é a falta de contextualização dos conteúdos disciplinares. Nesse sentido, a Educação Matemática Crítica (EMC) e o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), sugerem aproximações com o contexto como uma via para dar significado ao que se ensina, possibilitando uma aprendizagem relevante não só do conteúdo disciplinar, mas também para desenvolver a cidadania, parâmetro fundamental em ambas. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo abordar o conteúdo de função polinomial de primeiro grau de maneira contextualizada e interdisciplinar com a área de Ciências, mais especificamente com a de Química, de modo a responder o questionamento levantado para a pesquisa: "Quais as contribuições que podem emergir no desenvolvimento de uma sequência didática, amparada no enfoque CTS, para a abordagem do conteúdo de função polinomial de 1º grau?" Para tanto, o produto educacional elaborado consistiu de uma sequência didática (SD) estruturada na metodologia dos três momentos pedagógicos e com a temática "Análise de alimentos". Além da função polinomial de 1º grau, conceitos que emergem do tema, como proporcionalidade, porcentagem, gráficos e, na área de Ciências, soluções, unidades de concentração, diluição, entre outros, constituíram a SD. A pesquisa foi de natureza qualitativa e os instrumentos de coleta foram o diário de bordo da professora pesquisadora e as atividades avaliativas propostas aos estudantes. Ao longo do desenvolvimento do trabalho verificou-se que os estudantes apresentaram muita dificuldade nos conteúdos abordados, necessitando um auxílio do professor para iniciar a realização das atividades, demonstrando pouca autonomia para transpor o conhecimento para outras situações, embora na elaboração e utilização da função polinomial de 1º grau propriamente dita, os resultados tenham sido bons. Para a ação docente, a possibilidade de ser tratar os conteúdos de forma interdisciplinar e contextualizada, focando na CTS, perfil da sequência, abriu uma outra perspectiva para atuar em sala de aula de forma mais conveniente, no sentido de verificar que os questionamentos recorrentes dos estudantes quanto à "aplicabilidade" do estudo de conteúdos matemáticos, não se apresentaram no decorrer da SD, sinalizando que eles estavam percebendo a Matemática sob outra perspectiva. Pode-se perceber que a SD propiciou aos estudantes um olhar mais atento em relação às informações que estão disponíveis ao cidadão, mas que muitas vezes passam despercebidas; um maior envolvimento no processo educativo; a percepção da importância da Matemática em outras áreas do conhecimento. O produto educacional proveniente desta pesquisa está disponibilizado no site da EduCapes, com o seguinte endereço. | por |
dc.description.abstract | One of the difficulties highlighted in learning Mathematics is the lack of contextualization of disciplinary content. In this sense, Critical Mathematics Education (CME) and the Science, Technology and Society (CTS) approach suggest approaches to the context as a way to give meaning to what is taught, enabling relevant learning not only of the disciplinary content, but also to develop citizenship, a fundamental parameter in both. In this sense, the present research aimed to address the content of the first degree polynomial function in a contextualized and interdisciplinary way with the area of Science, more specifically with Chemistry, in order to answer the question raised for the research: "What are the contributions that can emerge in the development of a didactic sequence, supported by the CTS approach, to approach the content of 1st degree polynomial function?" To this end, the educational product developed consisted of a didactic sequence (SD) structured in the methodology of the three pedagogical moments and with the theme "Food Analysis". In addition to the 1st degree polynomial function, concepts that emerge from the topic, such as proportionality, percentage, graphs and, in the area of Science, solutions, concentration units, dilution, among others, constituted the SD. The research was qualitative in nature and the collection instruments were the research teacher's logbook and the evaluation activities proposed to the students. Throughout the development of the work, it was found that the students had a lot of difficulty in the content covered, requiring assistance from the teacher to start carrying out the activities, demonstrating little autonomy in transferring knowledge to other situations, although in the elaboration and use of the polynomial function 1st degree itself, the results were good. For teaching action, the possibility of treating content in an interdisciplinary and contextualized way, focusing on CTS, the profile of the sequence, opened another perspective to act in the classroom in a more convenient way, in order to verify that the recurring questions from students regarding the "applicability" of studying mathematical content, did not present themselves during the DS, signaling that they were perceiving Mathematics from another perspective. It can be seen that SD provided students with a closer look at information that is available to citizens, but which often goes unnoticed; greater involvement in the educational process; the perception of the importance of Mathematics in other areas of knowledge. The educational product resulting from this research is available on the EduCapes website, at the following address. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-08-13T18:31:24Z No. of bitstreams: 1 2023CatiaBalbinot.pdf: 6164351 bytes, checksum: d9e49a13204024301ce2278a5fb93b1c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-13T18:31:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023CatiaBalbinot.pdf: 6164351 bytes, checksum: d9e49a13204024301ce2278a5fb93b1c (MD5) Previous issue date: 2023-05-03 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Polinômios | por |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | O ensino de função polinomial do 1º grau por meio do enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e a contribuição interdisciplinar das ciências | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023CatiaBalbinot.pdf | Dissertação Catia Balbinot | 6.02 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.