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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Práticas docentes e (in)disciplina: desafios para a formação de professores
???metadata.dc.creator???: De Rossi, Paulo Rogério 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Doro, Marcelo José
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação que segue está inserida na Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Tem como foco a abordagem das questões de comportamento dos educandos e sua relação com os educadores e é orientada pela seguinte questão: em que sentido a formação dos professores que alimenta a prática pedagógica pode se tornar âncora para pensarmos (e lidarmos com) a disciplina e a indisciplina escolar? O objetivo geral da dissertação consiste em analisar como a concepção de educação e a postura pedagógica que embasam a formação do professor podem possibilitar uma melhor gestão do comportamento e a redução da indisciplina. O estudo tem por base uma pesquisa que, quanto à abordagem do problema, é predominantemente qualitativa e, quanto ao objetivo, é descritivo-analítica, procedendo por meio da análise bibliográfica e documental. As principais referências da pesquisa são as obras de Antunes (2008) e Vasconcellos (2009), autores que discutem a disciplina e a indisciplina na sala de aula, bem como obras de Freire (2015, 2022) e Benincá (2010), que sinalizam para uma educação que conduza à autonomia e à humanização. Buscamos, no primeiro capítulo da investigação, entender e caracterizar a disciplina e a indisciplina entendendo o caráter formativo da primeira e a origem e os impactos da segunda no meio educacional. Compreendido isto, no segundo capítulo elevamos a pauta aos fatores que desencadeiam essa disposição para a indisciplina de alguns alunos e que, em determinados momentos, desequilibra todo um trabalho desenvolvido pelo professor; porém, não resta difícil compreender que há saídas que emergem de uma educação humanizadora mediante a qual, quando educandos e educadores se colocam a caminho de um diálogo humanizado, conseguem ótimos resultados. Para alcançá-la, como mostra o terceiro capítulo, o professor deve estar bem preparado, planejado e ter boa formação, tanto inicial quanto continuada em serviço. Constata-se que, a partir daí, lançando mão de boas práticas pedagógicas, poderá realizar uma boa gestão de comportamentos e a redução dos conflitos desnecessários será uma consequência. Resulta, desse modo, que todos os atores do processo educacional criam boas relações, levando estes sujeitos a uma autoconfiança. Esse quadro gera respeito e torna-se terreno apto para a disciplina e a aprendizagem que propiciam um fazer autônomo e humanizador. Em suma, os estudos realizados apontam para uma postura dialógica entre educador e educando que, por meio de uma rigorosidade metódica, traz o diálogo vivo e sensível, a participação e o respeito à autonomia como forma mais eficaz para promover a disciplina formativa e para lidar com a indisciplina na sala de aula.
Abstract: The dissertation that follows is part of the Research Line Fundamentals of Education, of the Postgraduate Program in Education at the University of Passo Fundo (UPF). He has focus on addressing students’ behavioral issues and their relationship with educators and is guided by the following question: in what sense does teacher training that feeds pedagogical practice can become an anchor for us to think about (and deal with) the discipline and school indiscipline? The general objective of the dissertation is to analyze how the conception of education and the pedagogical stance that underlie teacher training They can enable better behavior management and reduce indiscipline. The study is based on research that, in terms of approaching the problem, is predominantly qualitative and, in terms of objective, it is descriptive-analytical, proceeding through through bibliographic and documentary analysis. The main references of the research are the works by Antunes (2008) and Vasconcellos (2009), authors who discuss discipline and indiscipline in the classroom, as well as works by Freire (2015, 2022) and Benincá (2010), which point to an education that leads to autonomy and humanization. We seek, in the first chapter of the investigation, understand and characterize discipline and indiscipline understanding the character formation of the first and the origin and impacts of the second in the educational environment. Having understood this, in the second chapter we raise the agenda to the factors that trigger this disposition towards the indiscipline of some students and that, at certain times, the entire work carried out by the teacher is unbalanced; however, it is not difficult understand that there are solutions that emerge from a humanizing education through which, when students and educators set themselves on the path to a humanized dialogue, achieve great results. To achieve this, as shown in the third chapter, the teacher must be well prepared, planned and have good training, both initial and continuing in service. It appears that, from then on, using good pedagogical practices, you can carrying out good behavior management and reducing unnecessary conflicts will be a consequence. It results, therefore, that all actors in the educational process create good relationships, leading these subjects to self-confidence. This framework generates respect and becomes suitable ground for discipline and learning that provide autonomous and humanizing. In short, the studies carried out point to a dialogical stance between educator and student who, through methodical rigor, brings dialogue alive and sensitivity, participation and respect for autonomy as the most effective way to promote formative discipline and to deal with indiscipline in the classroom.
Keywords: Disciplina escolar
Professores - Formação
Prática de ensino
Educação humanística
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: DE ROSSI, Paulo Rogério. Práticas docentes e (in)disciplina: desafios para a formação de professores. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2692
Issue Date: 24-Jun-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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