Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2683
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Vivências da negritude feminina na obra "Olhos d'água" de Conceição Evaristo
???metadata.dc.creator???: Zeed, Jhoseanne Portugal de Castro Lins 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Trombetta, Gerson Luís
???metadata.dc.description.resumo???: A contemporaneidade traz, por meio de obras literárias, uma visão da realidade, vivenciada por muitos negros no território brasileiro, que se entrelaça com a ficção, especificamente, percebe- se que os contos contidos na obra: Olhos d'água (2014), de Conceição Evaristo (Olhos d'Água, Ana Davenga e Duzu-Querença) apresentam uma reflexão sobre o feminino negro, ou seja, essas narrativas trazem uma reflexão da vida de mulheres negras, carregadas de experiências que adentram no mundo ficcional da escritora Conceição Evaristo. O objetivo desta pesquisa é o de analisar o racismo e as vivências de mulheres negras nas obras/contos de Conceição Evaristo Olhos d'água, Ana Davenga e Duzu-Querença, interpretar as expressões comportamentais e atitudinais das personagens femininas nesse cenário ficcional, que permeia o mundo real. Destaca-se uma dessas experiências sentidas na pele pela própria escritora, resumidas pela mesma num só vocábulo: "escrevivências". A escrevivência compartilhada pela autora traduz não somente a sua trajetória, mas também a luta diária de milhares de negras brasileiras que buscam várias formas de sobreviver neste cenário repleto de desigualdade social, preconceito e discriminação racial, onde não existe a valorização da negritude feminina e sua contribuição social. Assim sendo, tais significações e ressignificações podem ser apreendidas através do contato do leitor com narrativas contemporâneas como essas. Desta maneira, sob o ponto de vista dos procedimentos e das técnicas, a pesquisa foi de natureza bibliográfica, por meio de material publicado e disponibilizado em livros teóricos e literários, artigos, dissertações e teses. Objetivou-se demonstrar que a leitura literária contemporânea transforma, edifica, questiona, reformula e realiza a transfiguração do imaginário para a realidade, de forma interdisciplinar, transversal e contextualizada. Nesse aspecto, conclui-se que a relação da ficção com a realidade social, nos contos de Conceição Evaristo, evidencia os problemas que afetam a sociedade de uma determinada época, e que a literatura representa a denúncia, o desconforto evidenciado na sociedade por meio da ficção, da poesia e da dramatização, em que o ¿exagero¿ permeia esse cenário literário, para mostrar que isso está acentuado no dia a dia das pessoas.
Abstract: Contemporary times bring, through literary works, a vision of reality, experienced by many black people in Brazilian territory, which is intertwined with fiction, specifically, it is clear that the short stories contained in the work: Olhos d'água (2014), by Conceição Evaristo (Olhos d'Água, Ana Davenga and Duzu-Querença) present a reflection on the black feminine, that is, these narratives bring a reflection on the lives of black women, full of experiences that enter the fictional world of the writer Conceição Evaristo . The objective of this research is to analyze racism and the experiences of black women in the works/stories of Conceição Evaristo Olhos d'água, Ana Davenga and Duzu-Querença, interpret the behavioral and attitudinal expressions of female characters in this fictional scenario, which permeates the real world. One of these experiences felt personally by the writer herself stands out, summarized by her in a single word: "writings". The writing shared by the author reflects not only her trajectory, but also the daily struggle of thousands of black Brazilian women who seek various ways to survive in this scenario full of social inequality, prejudice and racial discrimination, where there is no appreciation of female blackness and its social contribution. Therefore, such meanings and resignifications can be grasped through the reader's contact with contemporary narratives such as these. Thus, from the point of view of procedures and techniques, the research was bibliographic in nature, using material published and made available in theoretical and literary books, articles, dissertations and theses. The objective was to demonstrate that contemporary literary reading transforms, builds, questions, reformulates and transfigures the imaginary into reality, in an interdisciplinary, transversal and contextualized way. In this aspect, it is concluded that the relationship between fiction and social reality, in Conceição Evaristo's short stories, highlights the problems that affect society at a given time, and that literature represents the denunciation, the discomfort evidenced in society through fiction, poetry and dramatization, in which ¿exaggeration¿ permeates this literary scenario, to show that this is accentuated in people's daily lives.
Keywords: Literatura - Análise do discurso
Negros - Identidade racial
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: ZEED, Jhoseanne Portugal de Castro Lins. Vivências da negritude feminina na obra "Olhos d'água" de Conceição Evaristo. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2683
Issue Date: 18-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024JhoseanneZeed.pdfDissertação Jhoseanne Portugal de Castro Lins Zeed762.31 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.