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dc.creatorSouza, João Bosco de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4263433750124057por
dc.contributor.advisor1Trombetta, Gerson Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534120171087943por
dc.date.accessioned2024-07-15T13:43:22Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationSOUZA, João Bosco de. Marcas da oralidade da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental (Escola Professor Paulo Freire - Presidente Médici/RO). 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2682-
dc.description.resumoA presente pesquisa discute a importância da oralidade e da escrita na comunicação humana, destacando a primazia da fala como forma fundamental de interação; baseia-se em estudos de Marcushi (2010), Koch (2013), Ilari (2009), Bagno (2007), entre outros que foram utilizados a fim de que se aprofundem os segmentos compostos para a execução desta pesquisa. A partir dessas reflexões, o estudo tem por objetivo realizar uma análise e observar as marcas da oralidade na escrita, nas produções realizadas pelos alunos, salientando o teor sociolinguístico presente em cada texto. Para tornar viável a pesquisa, delimitamos as produções textuais realizadas pelos alunos do 9º ano da Escola Professor Paulo Freire, localizada em Presidente Médici ¿ RO. Para atingir os resultados desta pesquisa, foi realizado, inicialmente, um levantamento bibliográfico, a fim de fundamentar a construção desta pesquisa, após, foram coletadas as amostrar quanto aos alunos do 9º ano - anos finais, realizando, então, uma pesquisa de campo de caráter exploratório. Além disso, a pesquisa também aborda aspectos históricos do ensino da Língua Portuguesa no Brasil, além de considerações sobre legislação educacional. Por fim, ao longo desta pesquisa foi observado que a oralidade é vista como uma forma de autotransformação que requer um processo de autorreflexão e autoconhecimento; é importante destacar que, ao buscar a liberdade, o indivíduo deve estar ciente das formas de poder que operam em sua vida e das práticas que o submetem a certas normas e valores.por
dc.description.abstractThis research discusses the importance of orality and writing in communication human, highlighting the primacy of speech as a fundamental form of interaction; is based on studies by Marcushi (2010), Koch (2013), Ilari (2009), Bagno (2007), among others that were used in order to delve deeper into the segments compounds for carrying out this research. Based on these reflections, the study has The objective is to carry out an analysis and observe the marks of orality in writing, in productions carried out by students, highlighting the sociolinguistic content present in each text. To make the research viable, we delimited the textual productions carried out by 9th year students at Escola Professor Paulo Freire, located in President Médici - RO. To achieve the results of this research, it was carried out, initially, a bibliographical survey, in order to support the construction of this research, after, samples were collected from 9th year students - final years, then carrying out exploratory field research. In addition Furthermore, the research also addresses historical aspects of English language teaching. Portuguese in Brazil, in addition to considerations on educational legislation. Finally, throughout this research it was observed that orality is seen as a form of self-transformation that requires a process of self-reflection and self-knowledge; It is It is important to highlight that, when seeking freedom, the individual must be aware of the forms of power that operate in your life and the practices that subject you to certain norms and values.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-07-15T13:43:22Z No. of bitstreams: 1 2024JoaoBoscodeSouza.pdf: 6737984 bytes, checksum: 33d1011737d6613a0a792c4654cc427f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-15T13:43:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024JoaoBoscodeSouza.pdf: 6737984 bytes, checksum: 33d1011737d6613a0a792c4654cc427f (MD5) Previous issue date: 2024-04-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - Roraimapor
dc.subjectOralidade na literaturapor
dc.subjectSociolingüísticapor
dc.subjectEscritapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleMarcas da oralidade da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental (Escola Professor Paulo Freire - Presidente Médici/RO)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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