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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2681
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Relações enunciativas no percurso da aquisição da escrita das palavras: o caso das convenções ortográficas |
???metadata.dc.creator???: | Laimer, Juliana |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Diedrich, Marlete Sandra |
???metadata.dc.description.resumo???: | O tema de investigação desta pesquisa envolve as relações enunciativas que marcam o percurso de aquisição da escrita das palavras, com destaque para o caso das convenções ortográficas, a partir do dispositivo teórico-metodológico (eu-tu/ele)-ELE. O objetivo geral é refletir acerca do papel das relações enunciativas na apropriações das convenções ortográficas por um grupo de crianças escreventes, à luz do dispositivo teórico-metodológico (eu-tu/ele)-ELE. Para desenvolver o tema escolhido e atingir o objetivo, um caminho foi percorrido. O capítulo dois tem como foco os estudos de Teberoski, Ferreiro e as contribuições de Morais, abordando a perspectiva do desenvolvimento na aquisição da língua. Neste capítulo, é apresentado como ocorre a aquisição da língua, explorando o desenvolvimento cognitivo da aprendizagem da língua materna. Ainda, é no capítulo três que adentramos a perspectiva enunciativa proposta no tema desta pesquisa. O capítulo busca explorar a aquisição da língua a partir de textos benvenistianos, explorando conceitos como linguagem, língua, enunciação e a relação entre semântica e semiótica. Encontraremos também reflexões, a fim de compreender os movimentos e deslocamentos que a criança faz para representar a língua em imagem: a apropriação da língua escrita. Para isso, destacam-se as relações de subjetividade e intersubjetividade entre o falante/ouvinte e o escrevente/leitor. As contribuições de Silva (2009) também estão presentes nesta pesquisa. Sua abordagem das operações enunciativas colabora para a compreensão dos movimentos realizados pelo eu-tu na instauração da criança na língua. O texto trata da complexidade da língua escrita e a importância do tu (escuta) para que se converta a língua falada em língua escrita. O papel do tu para que a criança represente graficamente a língua é fundamental para abordar uma reflexão referente a escrita correta das palavras. As relações enunciativas promovem a instauração da criança na língua escrita, pois a escrita não é uma manifestação direta como a fala, a escrita requer do escrevente a necessidade de converter fala em escrita, sendo que as manifestações culturais se realizam na complexidade nas relações (eu-tu/ele) -ELE. Por fim, para dar conta do desenvolvimento do tema escolhido, realizamos análises de recortes enunciativos promovidos a partir de práticas linguageiras, planejadas e realizadas com crianças moradoras do Bairro Planaltina de Passo Fundo. Foram nestes recortes que encontramos a importância das relações enunciativas no percurso da aquisição da escrita das palavras para compreender como as crianças se apropriam das convenções ortográficas. Portanto, a pesquisa destaca que é no ato enunciativo e somente nele que encontramos as relações entre o eu-tu, é neste movimento que revelamos os sujeitos na cultura da língua, desta forma, antes da apropriação das normas ortográficas, as crianças vivenciam a língua pela enunciação para depois compreender que a escrita correta das palavras faze parte do sistema da língua. |
Abstract: | The research theme of this research involves the enunciative relationships that mark the path of acquiring written words, with emphasis on the case of orthographic conventions, based on the theoretical-methodological device (I-you/he)-HE. The general objective is to reflect on the role of enunciative relations in the appropriation of spelling conventions by a group of writing children, in light of the theoretical-methodological device (I-you/he)-HE. To develop the chosen theme and achieve the objective, a path was taken. Chapter two focuses on the studies of Teberoski, Ferreiro and the contributions of Morais, addressing the developmental perspective on language acquisition. This chapter presents how language acquisition occurs, exploring the cognitive development of learning the mother tongue. Furthermore, it is in chapter three that we enter into the enunciative perspective proposed in the topic of this research. The chapter seeks to explore language acquisition from Benvenistian texts, exploring concepts such as language, language, enunciation and the relationship between semantics and semiotics. We will also find reflections, in order to understand the movements and displacements that the child makes to represent the language in an image: the appropriation of written language. To this end, the relationships of subjectivity and intersubjectivity between the speaker/listener and the writer/reader stand out. The contributions of Silva (2009) are also present in this research. His approach to enunciative operations contributes to the understanding of the movements carried out by the I-you in the child's introduction to language. The text deals with the complexity of written language and the importance of you (listening) so that spoken language can be converted into written language. The role of you in helping the child graphically represent the language is fundamental in approaching a reflection regarding the correct writing of words. Enunciative relationships promote the child's introduction to written language, as writing is not a direct manifestation like speech, writing requires from the writer the need to convert speech into writing, and cultural manifestations take place in the complexity of relationships (I -you/he) -HE. Finally, to account for the development of the chosen theme, we carried out analyzes of enunciative excerpts promoted from language practices, planned and carried out with children living in the Planaltina neighborhood of Passo Fundo. It was in these excerpts that we found the importance of enunciative relationships in the process of acquiring written words to understand how children appropriate spelling conventions. Therefore, the research highlights that it is in the enunciative act and only in it that we find the relationships between the I-you, it is in this movement that we reveal the subjects in the culture of the language, in this way, before the appropriation of orthographic norms, children experience the language through enunciation and then understand that the correct writing of words is part of the language system. |
Keywords: | Língua portuguesa - Ortografia e soletração Linguagem e línguas Aquisição de linguagem Escrita |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | LAIMER, Juliana. Relações enunciativas no percurso da aquisição da escrita das palavras: o caso das convenções ortográficas. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2681 |
Issue Date: | 22-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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2024JulianaLaimer.pdf | Dissertação Juliana Laimer | 1.81 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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