Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2680
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTavares, Mayara Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3413501370494488por
dc.contributor.advisor1Freitas, Ernani Cesar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9653110286244674por
dc.date.accessioned2024-07-15T12:49:37Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationTAVARES, Mayara Corrêa. Letramentos multimodais em um círculo de leitura: construção e (re)significação de sentidos na formação do leitor. 2024. 190 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2680-
dc.description.resumoA leitura é compreendida como multimodal e demanda do leitor um olhar atento à construção do texto e sua composição, mesmo em obras literárias, que ainda privilegiam elementos verbais. A partir disso, este trabalho tematiza construção de sentidos em um círculo de leitura; sua delimitação consiste na construção e significação de sentidos por meio dos (multi)letramentos em um círculo de leitura e no modo com que essa construção de sentidos é elaborada por leitores dos três níveis do ensino médio (1º, 2º e 3º anos, dos turnos matutino e noturno) da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dolores Freitas Barros, localizada na cidade de Passo Fundo/RS. O objetivo geral é analisar como os estudantes constroem sentidos e os (re)significam no círculo de leitura, a partir de suas experiências leitoras. Para isso, foram mobilizados pressupostos da BNCC (Brasil, 2018), do Referencial Curricular Gaúcho (Rio Grande do Sul, 2021), no que se refere aos documentos que norteiam a educação básica no país e no estado do Rio Grande do Sul, respectivamente; R. Yopp e H. Yopp (2001), Daniels (2002), Cosson (2020b, 2021) e Ousley-Exum [2022], em relação às atividades propostas no círculo de leitura; Larrosa (2019) e Petit (2009, 2013), quanto à experiência e à leitura literária; além de Kress (2010) e Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), quanto à multimodalidade e aos letramentos multimodais. No que diz respeito à metodologia, esta pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa e que, conforme os procedimentos técnicos, é, em um primeiro momento, bibliográfica e, em seguida, foi realizada uma pesquisa-ação através de um grupo focal. O corpus de pesquisa é composto por: 1) o questionário, aplicado aos estudantes participantes do círculo de leitura para identificar os interesses literários; 2) os livros literários selecionados e discutidos no círculo de leitura; 3) os materiais selecionados (apresentação de slides, leituras complementares) para complementar a experiência leitora e os que foram produzidos pelos estudantes após a leitura, como, por exemplo, os cartazes, diário de leitura ¿ produção dos estudantes, apresentação dos autores e obras ¿ organizado pela pesquisadora deste trabalho; 4) o diário de pesquisa organizado pela autora desta tese. A tese defendida é de que os leitores em fase escolar transitam entre textos multimodais e que, a partir disso, a construção de significado da leitura é atualizada à medida que as experiências leitoras são diversificadas e ampliadas, são (re)significadas, contribuindo para a formação de sujeitos (multi)letrados. Os resultados obtidos evidenciam que a leitura na escola com abordagem multimodal, seja por meio do círculo de leitura ou durante as aulas das disciplinas de Linguagens, contribui para que os alunos questionem a sociedade que vivem, tornando-os conscientes criticamente, além de leitores mais profícuos em relação aos diferentes significados, suas construções e a intenção com que são mobilizados.por
dc.description.abstractReading is understood as multimodal and requires the reader to pay close attention to the construction of the text and its composition, even in literary works, which still privilege verbal elements. From this, this work thematizes the construction of meanings in a reading circle; its delimitation consists of the construction and meaning of meanings through (multi)literacies in a reading circle and the way in which this construction of meanings is elaborated by readers at the three levels of secondary education (1st, 2nd and 3rd years, in shifts morning and evening classes) at the Maria Dolores Freitas Barros State High School, located in the city of Passo Fundo/RS. The general objective is to analyze how students construct meanings and (re)signify them in the reading circle, based on their reading experiences. For this, assumptions were mobilized from the BNCC (Brazil, 2018), the Reference Curricular Gaúcho (Rio Grande do Sul, 2021), with regard to the documents that guide basic education in the country and in the state of Rio Grande do Sul, respectively. ; R. Yopp and H. Yopp (2001), Daniels (2002), Cosson (2020b, 2021) and Ousley-Exum [2022], in relation to the activities proposed in the reading circle; Larrosa (2019) and Petit (2009, 2013), regarding experience and literary reading; in addition to Kress (2010) and Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), regarding multimodality and multimodal literacies. Regarding the methodology, this research is exploratory with a qualitative approach and, according to the technical procedures, it is, at first, bibliographical and, afterwards, an action research was carried out through a focus group. The research corpus consists of: 1) the questionnaire, applied to students participating in the reading circle to identify literary interests; 2) the literary books selected and discussed in the reading circle; 3) selected materials (slide presentation, complementary readings) to complement the reading experience and those produced by students after reading, such as posters, reading diary - student production, presentation of authors and works It is organized by the researcher of this work; 4) the research diary organized by the author of this thesis. The thesis defended is that school-aged readers move between multimodal texts and that, from this, the construction of meaning in reading is updated as reading experiences are diversified and expanded, they are (re)signified, contributing to the training of (multi)literate subjects. The results obtained show that reading at school with a multimodal approach, whether through the reading circle or during Language classes, helps students to question the society they live in, making them critically aware, as well as more capable readers. Fruitful in relation to the different meanings, their constructions and the intention with which they are mobilized.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-07-15T12:49:37Z No. of bitstreams: 1 2024MayaraCorreaTavares.pdf: 9462056 bytes, checksum: eac2dee69fb7438ee45a5cc93200cf24 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-15T12:49:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024MayaraCorreaTavares.pdf: 9462056 bytes, checksum: eac2dee69fb7438ee45a5cc93200cf24 (MD5) Previous issue date: 2024-04-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Práticapor
dc.subjectEnsino médio - Leiturapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectClubes de livrospor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleLetramentos multimodais em um círculo de leitura: construção e (re)significação de sentidos na formação do leitorpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024MayaraCorreaTavares.pdfTese Mayara Corrêa Tavares9.24 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.