Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2672
???metadata.dc.type???: Tese
Title: O posicionamento nacional como global trader e as estratégias competitivas brasileiras (2003-2014)
???metadata.dc.creator???: Peppe, Caio Rafael
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Heinsfeld, Adelar
???metadata.dc.description.resumo???: A primeira década do século XXI foi caracterizada como o período de ouro do comércio internacional. Em função da forte expansão no volume de trocas comerciais realizadas entre os diversos participantes do fluxo global, tal período apresentou crescimento de 137% na corrente de comércio, passando de 6,4 trilhões de dólares em transações no ano de 2000 para quase 19 trilhões de dólares em 2014. Neste novo contexto de globalização, verificou-se também o fortalecimento da participação brasileira, momento em que o país adotou um novo posicionamento de suas relações comerciais externas ao estabelecer estratégias competitivas condensadas em três planos de política industrial e de comércio exterior. Esta tese, portanto, apresenta como proposta estudar o novo posicionamento brasileiro como global player e trader por meio da avaliação do conjunto de estratégias competitivas estruturadas pela Política Industrial, Tecnológica e Comércio Exterior (PITCE), pela Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e pelo Plano Brasil Maior (PBM), posicionamento este que fora inicialmente estruturado no final do século XX, fortalecido ao longo dos mandatos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e continuado no Primeiro mandato do Governo Dilma Rousseff. Para sua confecção, esta tese foi dividida em cinco grandes capítulos, sendo que o primeiro contextualiza a Política Externa Brasileira desde a independência, o segundo apresenta uma análise contextual do ambiente competitivo externo, o terceiro descreve o cenário do ambiente interno, o quarto descreve as estratégias competitivas brasileiras condensadas em três políticas industriais e de comércio exterior, e por fim, o quinto capítulo que apresentará uma análise dos resultados obtidos através do estudo do posicionamento nacional do país como global player e trader, bem como das estratégias competitivas brasileiras adotadas entre os anos de 2003 e 2014.
Abstract: The first decade of the 21st century was characterized as the golden period of international trade. Due to the strong expansion in the volume of commercial exchanges carried out between the various participants in the global flow, this period saw growth of 137% in the flow of trade, going from 6.4 trillion dollars in transactions in the year 2000 to almost 19 trillion dollars in 2014. In this new context of globalization, there was also a strengthening of Brazilian participation, at which time the country adopted a new positioning of its external commercial relations by establishing competitive strategies condensed into three industrial and foreign trade policy plans. This thesis, therefore, proposes to study the new Brazilian positioning as a global player and trader through the evaluation of the set of competitive strategies structured by the Industrial, Technological and Foreign Trade Policy (PITCE), the Productive Development Policy (PDP) and the Plano Brasil Maior (PBM), a position that was initially structured at the end of the 20th century, strengthened throughout the terms of President Luiz Inácio Lula da Silva and continued in the first term of the Dilma Rousseff Government. For its preparation, this thesis was divided into five major chapters, the first contextualizing Brazilian Foreign Policy since independence, the second presenting a contextual analysis of the external competitive environment, the third describing the internal environment scenario, the fourth describing the Brazilian competitive strategies condensed into three industrial and foreign trade policies, and finally, the fifth chapter which will present an analysis of the results obtained through the study of the country's national positioning as a global player and trader, as well as the Brazilian competitive strategies adopted among years 2003 and 2014.
Keywords: Política industrial - Brasil
Relações econômicas internacionais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: PEPPE, Caio Rafael. O posicionamento nacional como global trader e as estratégias competitivas brasileiras (2003-2014). 2023. 234 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2672
Issue Date: 28-Nov-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023CaioRafaelPeppe.pdfTese Caio Rafael Peppe3.73 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.