Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2669
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPiovesan, Ana Valéria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8173615502199643por
dc.contributor.advisor1Crestani, Luciana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719836658888425por
dc.date.accessioned2024-06-11T11:57:44Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.citationPIOVESAN, Ana Valéria. Multiletramentos e ensino de língua portuguesa: uma proposta de trabalho com gêneros multissemióticos. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2669-
dc.description.resumoEste estudo se volta às práticas de ensino nas aulas de Língua Portuguesa na perspectiva dos multiletramentos e da semiótica discursiva. Tem como objetivo geral aprimorar competências discursivas dos alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio por meio de uma sequência didática com foco nos multiletramentos. As bases teóricas ancoram-se na teoria dos Multiletramentos, em especial nas premissas de Roxane Rojo (2012, 2015), Magda Soares (2016), Mary Kalantzis e Bill Cope (2012) e Angela Kleiman (1995), assim como em preceitos da semiótica discursiva, com base em Algirdas Julius Greimas (2008 e 2014), Diana Luz Pessoa de Barros (2005) e José Luiz Fiorin (2021). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação que se organiza em duas partes. Apresenta, no início, a pesquisa bibliográfica e documental, na qual foram desenvolvidas as concepções teórico-metodológicas que fundamentam a teoria dos multiletramentos, da semiótica discursiva e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A segunda parte consiste na intervenção propriamente dita em sala de aula, com aplicação de uma sequência didática a uma turma de 2° ano do Ensino Médio. As atividades da sequência têm como corpora gêneros multissemióticos e o tempo de duração é de aproximadamente dois meses. Nesse período, além das atividades propostas aos alunos, dois questionários como instrumentos de pesquisa - um de sondagem e um de avaliação ¿ foram aplicados para verificar as percepções deles acerca da proposta, e um diário de bordo, para anotações e registros das observações coletadas ao longo das aulas. Desse modo, o relato das aulas desenvolvidas e aplicadas acompanham a análise dos dados do questionário e do diário de bordo. A sequência didática elaborada contempla as competências exigidas no documento norteador: leitura e compreensão, oralidade, produção textual e análise linguística/semiótica, promovendo a compreensão das diferentes manifestações textuais. Os principais resultados da pesquisa contemplam o desenvolvimento de habilidades de análise e compreensão textual de modo a aprimorar a escrita e a produção oral de diversos gêneros, além de aperfeiçoar as competências tecnológicas e promover a reflexão sobre a diversidade cultural e o respeito às diferenças.por
dc.description.abstractThis study focuses on teaching practices in Portuguese language classes from the perspective of multiliteracies and discursive semiotics. Its general objective is to improve the discursive skills of students in a 2nd year high school class through a didactic sequence focusing on multiliteracies. The theoretical bases are anchored in the theory of Multiliteracies, especially in the premises of Roxane Rojo (2012, 2015), Magda Soares (2016), Mary Kalantzis and Bill Cope (2012) and Angela Kleiman (1995), as well as in precepts of discursive semiotics, based on Algirdas Julius Greimas (2008 and 2014), Diana Luz Pessoa de Barros (2005) and José Luiz Fiorin (2021). As for the methodology, it is an action research that is organized into two parts. It presents, at the beginning, the bibliographical and documentary research, in which the theoretical-methodological concepts that underpin the theory of multiliteracies, discursive semiotics and the National Common Curricular Base (BNCC) were developed. The second part consists of the intervention itself in the classroom, with the application of a didactic sequence to a 2nd year high school class. The activities in the sequence have multisemiotic genres as corpora and the duration is approximately two months. During this period, in addition to the activities proposed to the students, two questionnaires as research instruments - one for survey and one for evaluation - were applied to verify their perceptions regarding the proposal, and a logbook, for notes and records of the observations collected during the throughout classes. In this way, the report of the classes developed and applied follows the analysis of the data from the questionnaire and the logbook. The didactic sequence developed includes the skills required in the guiding document: reading and understanding, speaking, textual production and linguistic/semiotic analysis, promoting the understanding of different textual manifestations. The main results of the research include the development of textual analysis and understanding skills in order to improve writing and oral production of different genres, in addition to improving technological skills and promoting reflection on cultural diversity and respect for differences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-06-11T11:57:44Z No. of bitstreams: 1 2024AnaValeriaPiovesan.pdf: 1768255 bytes, checksum: 0aa42ef9535ece80054ac915e9fe7fdf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-11T11:57:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024AnaValeriaPiovesan.pdf: 1768255 bytes, checksum: 0aa42ef9535ece80054ac915e9fe7fdf (MD5) Previous issue date: 2024-03-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino médio)por
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleMultiletramentos e ensino de língua portuguesa: uma proposta de trabalho com gêneros multissemióticospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024AnaValeriaPiovesan.pdfDissertação Ana Valéria Piovesan1.73 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.