Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2664
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O perfil leitor dos professores das séries iniciais das escolas públicas municipais de Seringueiras, RO
???metadata.dc.creator???: Moraes, Kênia de Jesus 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Verardi, Fabiane
???metadata.dc.description.resumo???: É fundamental que a iniciação à leitura seja envolta em afetividade e estímulos que tornem essa prática significativa. Nisso, a figura do professor é primordial para despertar no leitor iniciante a disposição para a leitura, não basta a este somente trabalhar a leitura como mero componente curricular, antes constituindo-se ele mesmo um leitor assíduo. Visando ampliar a compreensão acerca desse tema, este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil leitor dos professores das séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Seringueiras, analisando a influência para a formação do aluno leitor. Foi utilizada uma metodologia de pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionários para examinar as experiências de leitura dos professores ao longo de suas vidas e identificar como influenciaram sua relação com a leitura e a literatura. Representam o cerne deste estudo 26 professores atuantes em quatro escolas públicas municipais de Seringueiras. Esses educadores são responsáveis pela iniciação dos alunos na leitura sistematizada. Para envolver todos os docentes que lecionam nas séries iniciais (1º ao 5º ano), junto ao questionário, cada coordenação pedagógica e direção das escolas receberam uma Carta de apresentação-convite. Os resultados destacaram que a jornada leitora dos educadores começou nos anos iniciais da escolaridade, sendo com frequência encorajados pelo ambiente familiar e escolar, evidenciando a importância desses contextos para a formação inicial. Durante a carreira acadêmica, a leitura teve maior objetivo na aquisição de conhecimentos técnicos, refletindo na mudança para uma abordagem mais utilitária da leitura. Foi possível verificar a complexidade da formação leitora dos professores influenciada por diversas experiências ao longa da vida. Observou-se que, em geral, esses profissionais possuem um repertório de leitura limitado, a maioria dos livros lidos pelos professores compreende obras disponíveis no espaço escolar. Ainda, a escolha da carreira docente por inclinação pessoal indica que os professores da Semec não apenas buscam um meio de subsistência, mas sim uma profissão que lhes traga realização e satisfação pessoal. A pesquisa proporcionou aos professores a oportunidade de revisitar sua história de leitura, desde a infância até o presente. A partir dos resultados obtidos, é possível identificar oportunidades de fortalecimento da mediação da leitura, do estímulo à prática de leitura e da promoção do gosto pela literatura. Ademais, os dados aqui obtidos podem contribuir para embasar políticas públicas e ações de formação docente que visam fortalecer a leitura na escola e na sociedade.
Abstract: It is essential that initiation into reading is surrounded by affection and stimuli that make this meaningful practice. In this sense, the figure of the teacher is essential to awaken the beginning reader. willingness to read, it is not enough for this person to just work on reading as a mere component curriculum, before becoming an assiduous reader himself. Aiming to expand understanding regarding this topic, this work aims to present the reading profile of teachers of the initial grades of elementary education in the municipal public schools of Seringueiras, analyzing the influence on the formation of student readers. A methodology of qualitative research through the application of questionnaires to examine the experiences of reading of teachers throughout their lives and identifying how they influenced their relationship with reading and literature. The core of this study is 26 teachers working in four municipal public schools in Seringueiras. These educators are responsible for initiating of students in systematic reading. To involve all teachers who teach in the grades initial (1st to 5th year), together with the questionnaire, each pedagogical coordination and school management received an invitation letter of introduction. The results highlighted that the reading journey of educators began in the early years of schooling, and they were often encouraged by the family and school environment, highlighting the importance of these contexts for the formation initial. During the academic career, reading had a greater objective in acquiring knowledge. Technical knowledge, reflecting the shift to a more utilitarian approach to reading. It was possible to verify the complexity of teachers’ reading training influenced by diverse experiences throughout life. It was observed that, in general, these professionals have a limited reading repertoire, most of the books read by teachers comprise works available in the school space. Furthermore, choosing a teaching career based on personal inclination indicates that Semec teachers are not just looking for a means of subsistence, but rather a profession that brings them fulfillment and personal satisfaction. The research provided teachers the opportunity to revisit their reading history, from childhood to the present. Based on the results obtained, it is possible to identify opportunities to strengthen the mediation of reading, encouraging the practice of reading and promoting a taste for literature. Furthermore, the data obtained here can contribute to supporting public policies and teacher training that aims to strengthen reading at school and in society.
Keywords: Leitura
Escolas municipais - Seringueiras (RO)
Professores de ensino fundamental
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: MORAES, Kênia de Jesus. O perfil leitor dos professores das séries iniciais das escolas públicas municipais de Seringueiras, RO. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2664
Issue Date: 11-Apr-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024KeniadeJesusMoraes.pdfDissertação Kênia de Jesus Moraes1.19 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.