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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estudo de interseções mínimas canalizadas com base em níveis de serviço
???metadata.dc.creator???: Douglas Wendel Consoli , Ozelame 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Francisco, Dalla Rosa
???metadata.dc.description.resumo???: As lajes nervuradas têm se firmado como excelente solução para a construção de pavimentos de edificações, porém grande parte das análises estruturais para esse sistema construtivo são simplificadas e podem proporcionar resultados nem sempre fidedignos ao comportamento da estrutura, isso porque parte dessas simplificações desconsideram fatores que influenciam no deslocamento final da laje nervurada. Embora os progressos sobre o tema da análise estrutural de lajes nervuradas que consideram métodos próximos da realidade, como o método dos elementos finitos, sejam significativos, ainda há fatores que carecem de elucidação. Por isso, esta dissertação objetiva analisar as melhores maneiras de modelagem das lajes nervuradas, avaliando a influência da consideração da região maciça adjacente ao vigamento de borda e a influência da geometria da estrutura no deslocamento final da laje nervurada. Primeiramente, a pesquisa concentra-se nos modelos de cálculo em elementos finitos para representação das lajes nervuradas, com o fito de observar os parâmetros de validação das análises numéricas determinadas na reprodução de estudos analíticos, numéricos e experimentais. Posteriormente, propõem-se três modelagens em elementos finitos, onde a primeira modelagem consiste em considerar as nervuras modeladas até a superfície média das vigas de borda, a segunda modelagem considera a formação de uma região maciça adjacente ao vigamento de borda modelada apenas pela capa de concreto e, por fim, uma modelagem que considera a região maciça adjacente ao vigamento de borda modelado separadamente, além da modelagem via analogia de grelha, com o objetivo de analisar vinte e três lajes que tiveram a largura, a altura e o espaçamento entre eixos de nervuras variados a fim de verificar a influência de cada variável e a diferença de resultados entre as formas de modelagens. Os resultados obtidos determinam, primeiro, a importância da excentricidade entre eixos da nervura e placa de concreto para que se possa alcançar resultados mais realísticos; segundo, que aumentar a altura e a largura das nervuras reduz o deslocamento final; terceiro, que recorrer à modelagem em elementos finitos é uma solução de destaque para a análise, haja visto que fatores como a região maciça adjacente ao vigamento de borda, muitas vezes negligenciados por outras modelagens, interferem na obtenção de uma modelagem realística. Registra-se, ainda, que a analogia de grelha oferta praticidade e facilidade à análise. Por fim, entende-se que este estudo forja sua contribuição na instância das diferentes maneiras de modelagem numérica para análise estrutural de lajes nervuradas através do método dos elementos finitos, além de considerar a análise paramétrica para avaliar o deslocamento final da estrutura e o custo para diferentes alturas e largura das nervuras, e variação no espaçamento entre nervuras.
Abstract: Ribbed slabs have established themselves as an excellent solution for the construction of building floors, however most of the structural analyzes for this construction system are simplified and can provide results that are not always reliable regarding the behavior of the structure, this is because some of these simplifications disregard factors that influence in the final displacement of the ribbed slab. Although progress on the subject of structural analysis of ribbed slabs that consider methods close to reality, such as the finite element method, is significant, there are still factors that require elucidation. Therefore, this dissertation aims to analyze the best ways to model ribbed slabs, evaluating the influence of considering the massive region adjacent to the edge beam and the influence of the structure's geometry on the final displacement of the ribbed slab. Firstly, the research focuses on finite element calculation models for representing ribbed slabs, with the aim of observing the validation parameters of numerical analyzes determined in the reproduction of analytical, numerical and experimental studies. Subsequently, three finite element modelings are proposed, where the first modeling consists of considering the ribs modeled up to the middle surface of the edge beams, the second modeling considers the formation of a massive region adjacent to the edge beam modeled only by the layer of concrete and, finally, a modeling that considers the solid region adjacent to the edge beam modeled separately, in addition to modeling via grid analogy, with the objective of analyzing twenty-three slabs that had the width, height and spacing between axes of varied ribs in order to verify the influence of each variable and the difference in results between the modeling methods. The results obtained determine, firstly, the importance of the eccentricity between the axes of the rib and the concrete plate so that more realistic results can be achieved; second, that increasing the height and width of the ribs reduces the final displacement; third, that resorting to finite element modeling is a prominent solution for the analysis, given that factors such as the massive region adjacent to the edge beam, often neglected by other modeling, interfere with obtaining a realistic modeling. It is also noted that the grid analogy offers practicality and ease of analysis. Finally, it is understood that this study forges its contribution in the instance of different ways of numerical modeling for structural analysis of ribbed slabs through the finite element method, in addition to considering parametric analysis to evaluate the final displacement of the structure and the cost for different heights and widths of the ribs, and variation in the spacing between ribs.
Keywords: Rodovias - Interferências e interseções
Trânsito - Fluxo
Simulação (Computadores)
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Tecnologia – ITEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
Citation: OZELAME, Douglas Wendel Consoli. Estudo de interseções mínimas canalizadas com base em níveis de serviço. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2659
Issue Date: 6-Sep-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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