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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A concepção freiriana de linguagem e sua centralidade na alfabetização de jovens e adultos
???metadata.dc.creator???: Beltrame, Marisete Tramontina 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Doro, Marcelo José
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho dissertativo tem como tema a Educação de Jovens e Adultos, olhando especialmente para o papel que desempenha a linguagem nessa modalidade de educação. A questão diretriz a orientar a pesquisa, é formulada do seguinte modo: qual a concepção de linguagem que embasa/fundamenta a possibilidade de um aprendizado autêntico, não meramente mecânico, da leitura e da escrita por Jovens e Adultos não alfabetizados na idade certa? O objetivo geral do estudo é colocar em destaque o modo como a compreensão da linguagem impacta o ensino da leitura e da escrita em jovens e adultos. Como objetivos específicos, busca-se: 1) identificar aspectos históricos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e distinguir os diferentes mecanismos que envolvem a aprendizagem da leitura e da escrita do jovem e do adulto, evidenciando como na EJA o ensino da leitura deve buscar uma imbricação profunda entre texto e contexto; 2) abordar a percepção construída entre texto e o contexto na alfabetização, com base na pedagogia de Paulo Freire; 3) mostrar qual compreensão de linguagem, na perspectiva freiriana, se mostra adequada para embasar /fundamentar a possibilidade de uma alfabetização crítica e não apenas como assimilação mecânica da leitura e da escrita por jovens e adultos. A pesquisa tem um caráter predominantemente bibliográfico, orientando-se na interpretação das obras de Freire e de comentadores. Os principais textos de Freire estudados são Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e Educação como prática de Liberdade. O trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro, faz-se um resgate histórico da escrita e do saber ler-e-escrever, com a intenção de mostrar o amadurecimento da compreensão de que na sociedade atual a alfabetização não é privilégio, mas direito e necessidade das pessoas. No segundo capítulo adentra-se na pedagogia de Paulo Freire, voltando-se, mais especificamente, para a identificação da compreensão da linguagem que acompanha seu método de alfabetização de adultos. Por fim, no terceiro capítulo, desenvolve-se uma abordagem da concepção freireana de linguagem que fundamenta a alfabetização crítica. Mostra-se que em tal concepção de linguagem, sobressai a importância de os estudantes aprenderem a dizer as próprias palavras mediante o diálogo como princípio ético e alfabetizador. Em termos de resultado deste trajeto, obteve-se o entendimento de que, na concepção freireana, a linguagem apresenta-se como geradora, enraizada no mundo dos estudantes, e que ela se constitui por meio da leitura desse mundo, além de tornar-se determinante para o sucesso da alfabetização compreendida em seu sentido crítico e mobilizador de transformações.
Abstract: This dissertation's theme is Youth and Adult Education, looking especially at the role that language plays in this type of education. The guiding question to guide the research is formulated as follows: what is the conception of language that supports/substantiates the possibility of authentic, not merely mechanical, learning of reading and writing by young people and adults who are not literate at the right age? The general objective of the study is to highlight the way in which language understanding impacts the teaching of reading and writing in young people and adults. As specific objectives, we seek to: 1) identify historical aspects of Youth and Adult Education in Brazil and distinguish the different mechanisms that involve learning to read and write for young people and adults, highlighting how in EJA the teaching of reading should seek a deep overlap between text and context; 2) address the perception constructed between text and context in literacy, based on Paulo Freire's pedagogy; 3) show which understanding of language, from a Freirean perspective, is adequate to support/substantiate the possibility of critical literacy and not just as a mechanical assimilation of reading and writing by young people and adults. The research has a predominantly bibliographical character, focusing on the interpretation of the works of Freire and commentators. Freire's main texts studied are Pedagogy of the Oppressed, Pedagogy of Autonomy and Education as a practice of Freedom. The work is divided into three chapters. In the first, a historical review of writing and the ability to read and write is made, with the intention of showing the maturing understanding that in today's society literacy is not a privilege, but people's right and necessity. The second chapter delves into Paulo Freire's pedagogy, focusing more specifically on identifying the understanding of language that accompanies his adult literacy method. Finally, in the third chapter, an approach to the Freirean conception of language that underpins critical literacy is developed. It is shown that in such a conception of language, the importance of students learning to say their own words through dialogue stands out as an ethical and literacy principle. In terms of the result of this journey, we obtained the understanding that, in Freire's conception, language presents itself as a generator, rooted in the world of students, and that it is constituted through the reading of this world, in addition to becoming determinant for the success of literacy understood in its critical sense and mobilizing transformations.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Educação popular
Alfabetização
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BELTRAME, Marisete Tramontina. A concepção freiriana de linguagem e sua centralidade na alfabetização de jovens e adultos. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2658
Issue Date: 27-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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