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dc.creatorSilva, Karine Camargo e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4219713521193222por
dc.contributor.advisor1Darroz, Luiz Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775138857066526por
dc.date.accessioned2024-05-27T16:55:28Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.citationSILVA, Karine Camargo e. Letramento matemático: desafios para a prática pedagógica de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2657-
dc.description.resumoA presente dissertação, desenvolvida na linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS, busca responder à seguinte questão: De que forma as práticas pedagógicas dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental possibilitam o desenvolvimento do Letramento Matemático? A pesquisa fundamenta-se em estudos sobre o Letramento Matemático em sala de aula. Autores como Souza (2017), Fontinele (2020), Soares (2003) e Fonseca (2014) contribuíram com suas teorias e estudos para a compreensão do tema, bem como para elaboração de estratégias pedagógicas efetivas. Como objetivo geral, buscou-se analisar o processo de adaptação das novas propostas relacionadas às possibilidades e dificuldades do desenvolvimento do Letramento Matemático nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Com esse propósito, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, mediante Análise Textual Discursiva. Essa opção metodológica, apoiada em uma análise interpretativa dos dados, possibilitou A pesquisa tomou por base o conceito de Letramento Matemático proposto pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, 2012) que considera a capacidade de usar a Matemática uma habilidade essencial para comunicar-se, resolver problemas e tomar decisões em diferentes contextos da vida. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas e dos materiais pedagógicos dos professores. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva valendo-se das seguintes categorias de análise definidas a priori: (1) a compreensão do papel da Matemática no mundo moderno; (2) o envolvimento da Matemática com o intuito social e, (3), a construção do saber matemático com base no raciocínio e na argumentação. Nesse sentido, os resultados obtidos indicaram que os professores reconhecem a importância do Letramento Matemático, mas enfrentam desafios para implementá-lo em suas aulas. Com base neles extraíram-se as seguintes conclusões: na categoria (1), os entrevistados perceberam a Matemática como ferramenta essencial para a compreensão e resolução de problemas do cotidiano, bem como para a tomada de decisões; na categoria (2), a Matemática é vista como uma ferramenta social que pode ser usada para promover justiça, igualdade e desenvolvimento social; na categoria (3), o Letramento Matemático é um processo de construção de significados matemáticos. Os resultados permitiram destacar o Letramento Matemático como conceito importante para o desenvolvimento de habilidades matemáticas essenciais com vistas à participação ativa dos alunos na sociedade. Constatou-se ainda que a promoção do Letramento Matemático requer um planejamento cuidadoso e a utilização de estratégias eficazes para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pela Matemática, tornando-a mais acessível e significativa para suas vidas.por
dc.description.abstractThis dissertation, developed in the Educational Processes and Language research line of the Postgraduate Program in Education at the University of Passo Fundo/RS, seeks to answer the following question: How do the pedagogical practices of Mathematics teachers in the final years of Education Do they fundamentally enable the development of Mathematical Literacy? The research is based on studies on Mathematical Literacy in the classroom. Authors such as Souza (2017), Fontinele (2020), Soares (2003) and Fonseca (2014) contributed with their theories and studies to understand the topic, as well as to develop effective pedagogical strategies. As a general objective, we sought to analyze the process of adapting new proposals related to the possibilities and difficulties of developing Mathematical Literacy in the pedagogical practices of Mathematics teachers in the final years of Elementary School. For this purpose, qualitative research was carried out using Discursive Textual Analysis. This methodological option, supported by an interpretative analysis of the data, made it possible to The research was based on the concept of Mathematical Literacy proposed by the International Student Assessment Program (PISA, 2012), which considers the ability to use Mathematics to be an essential skill for communicating. to solve problems and make decisions in different contexts of life. Data collection was obtained through semi-structured interviews and teachers' teaching materials. The data were analyzed using Discursive Textual Analysis using the following categories of analysis defined a priori: (1) understanding the role of Mathematics in the modern world; (2) the involvement of Mathematics with social purposes and, (3), the construction of mathematical knowledge based on reasoning and argumentation. In this sense, the results obtained indicated that teachers recognize the importance of Mathematical Literacy, but face challenges in implementing it in their classes. Based on them, the following conclusions were drawn: in category (1), the interviewees perceived Mathematics as an essential tool for understanding and solving everyday problems, as well as for making decisions; in category (2), Mathematics is seen as a social tool that can be used to promote justice, equality and social development; in category (3), Mathematical Literacy is a process of constructing mathematical meanings. The results made it possible to highlight Mathematical Literacy as an important concept for the development of essential mathematical skills with a view to the active participation of students in society. It was also found that promoting Mathematical Literacy requires careful planning and the use of effective strategies to awaken students' curiosity and interest in Mathematics, making it more accessible and meaningful to their lives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-05-27T16:55:28Z No. of bitstreams: 1 2024KarineCamargoeSilva.pdf: 3085989 bytes, checksum: 37cbe52eb6106a901b708ac38178e8f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-27T16:55:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024KarineCamargoeSilva.pdf: 3085989 bytes, checksum: 37cbe52eb6106a901b708ac38178e8f3 (MD5) Previous issue date: 2024-03-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopor
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLetramento matemático: desafios para a prática pedagógica de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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