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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Análise do comportamento mecânico e de durabilidade de pavimentos flexíveis reciclados com incorporação de cimentos álcali ativados
???metadata.dc.creator???: Goldoni, Alessandro Graeff 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dalla Rosa, Francisco
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo de testar uma cimentação alternativa para bases de pavimentação. Desta maneira realizou-se o desenvolvimento de um geopolímero com as propriedades necessárias para aplicação em bases recicladas cimentadas. A constante preocupação com a redução do consumo de materiais em obras de infraestrutura, faz com que as manutenções e reconstruções de pavimentos com o reuso do material antigo esteja em crescente desenvolvimento. O aumento das cargas transportadas nas rodovias brasileiras faz com que as solicitações sobre o pavimento aumentem e exijam maior capacidade de suporte. Neste contexto, a cimentação de material reciclado e reincorporação como base e/ou sub-base atenda essa necessidade e, ao mesmo, tempo mitiga o passivo ambiental do material reciclado depositado em bota fora, bota espera ou depositado a beira da rodovia. O programa experimental propõe a utilização de cinza volante como material precursor, hidróxido e silicato de sódio como ativadores. Os resultados apresentam valores de resistência mecânica que atendem aos requisitos mínimos exigidos pelo DNIT para este tipo de material, sendo que algumas misturas obtiveram valores superiores a 30MPa com 365 dias de cura. Ao final do trabalho, realizou-se avalições de durabilidade e vida de fadiga, onde conclui-se que é possível e viável tecnicamente a utilização de cimentações alternativas em base recicladas em restauração profunda de pavimentos.
Abstract: The present work aimed to test an alternative cementation for cement bases. paving. In this way, the development of a geopolymer with the properties necessary for application on cemented recycled bases. The constant concern about reducing the consumption of materials in infrastructure works, makes maintenance and reconstruction of pavements with the reuse of old material is in increasing development. The increase in cargo transported on Brazilian highways makes causing loads on the pavement to increase and require greater support capacity. In this context, the cementation of recycled material and reincorporation as a base and/or sub-base meets this need and, at the same time, mitigates the environmental liability of recycled material deposited in a dump, waiting or deposited on the side of the highway. The program experimental proposes the use of fly ash as a precursor material, hydroxide and silicate sodium as activators. The results present mechanical resistance values ​​that meet the minimum requirements required by DNIT for this type of material, and some mixtures obtained values ​​greater than 30MPa after 365 days of curing. At the end of work, durability and fatigue life assessments were carried out, where it was concluded that it is possible and technically viable to use alternative cements based on recycled deep restoration of floors.
Keywords: Polímeros
Materiais - Fadiga
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Tecnologia – ITEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
Citation: GOLDONI, Alessandro Graeff. Análise do comportamento mecânico e de durabilidade de pavimentos flexíveis reciclados com incorporação de cimentos álcali ativados. 2022. 143 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2654
Issue Date: 11-Nov-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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