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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2651
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Exercícios formativos da práxis benincaniana : diálogo e memória em sala de aula |
Other Titles: | Formative exercises of Benincan praxis : dialogue and memory in the classroom |
???metadata.dc.creator???: | Scartezini, Angela Trombini |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Dalbosco, Claudio Almir |
???metadata.dc.description.resumo???: | A pesquisa objetiva investigar a escuta, o diálogo e a escrita da memória de aula enquanto exercícios formativos da Práxis Benincaniana e compreender de que forma contribuem na formação de professores e alunos, ressignificando a prática pedagógica escolar contemporânea. A pergunta central é formulada do seguinte modo: "Em que sentido os exercícios formativos de escuta, diálogo e elaboração da memória de aula são fontes transformadoras da prática pedagógica em sala de aula e dos sujeitos envolvidos no processo pedagógico?" Para dar conta desta, são consultados os textos de Elli Benincá e seu grupo de pesquisa; duas obras elaboradas por estudiosos a partir de sua vida e obra, a própria obra e o legado pedagógico do autor, assim como textos de autores, como Masschelein e Simons, Larrosa, Biesta, Foucault e Dalbosco. Benincá e os demais autores consultados no decorrer desta dissertação trazem a necessidade do estudo dos princípios filosóficos e pedagógicos da antiguidade greco-romana, em especial os textos de filosofia moral e da literatura, apontando para o perigo vinculado ao abandono dos clássicos. Ler Benincá em articulação com os textos clássicos e contemporâneos renova, atualiza e potencializa seu pensamento. Baseada no procedimento metodológico hermenêutico, a pesquisa é de natureza bibliográfica, de caráter qualitativo, elaborada a partir de uma revisão de literatura e organizada em quatro capítulos. O primeiro traz um breve relato da caminhada formativa da autora até o encontro com a obra e o legado de Benincá, apresentando e contextualizando brevemente a arquitetônica que compõe sua Práxis. Neste capítulo é apresentado, também, a metodologia da pesquisa e o percurso investigativo. O segundo capítulo compreende e contextualiza a escola e o ser humano mediante um diagnóstico escolar contemporâneo. Na sequência, o terceiro capítulo investiga a escuta e o diálogo enquanto pressupostos hermenêuticos clássicos da Práxis Benincaniana. Por sua vez, o quarto capítulo reflete os exercícios de leitura e escrita das memórias de aula enquanto postura pedagógica formativa e como importante fonte de resistência crítica à excelência administrada no espaço escolar. A Práxis Benincaniana é caracterizada pela formação e autoformação coletiva e compreende um processo metodológico de observação da prática - registrada e refletida de forma sistemática. A prática do registro, a releitura metódica dos textos, as sistematizações, a apresentação junto aos pares, o reescrever e a dinâmica da pergunta foram elementos estruturantes da Práxis Benincaniana. Desta forma, reconhecer e partir do senso comum, a fim de ressignificá-lo, é uma tarefa ético-epistemológica do professor/pesquisador comprometido com um projeto de sociedade transformador e inclusivo. Benincá acreditava ser possível compreender a práxis como necessidade permanente de ação pedagógica no processo de formação dos educadores, configurando-se como possibilidade de compreender, assimilar e superar os desafios contemporâneos da docência e da autoformação humana. Como resultado principal da pesquisa, tem-se que a análise dos textos selecionados leva à compreensão da mística cultivada por Benincá. Nesta, os exercícios de escuta, diálogo e escrita da memória de aula tornam-se um possível antídoto formativo e pedagógico quando tomados como desaprendizagem do ensino enquanto fazer técnico e burocrático da escola contemporânea. |
Abstract: | The research aims to investigate listening, dialogue and writing of class memory as formative exercises of benincaniana praxis and understand how they contribute to the training of teachers and students, resignifying the contemporary school pedagogical practice. The central question is formulated as follows: "In what sense are the formative exercises of listening, dialogue and elaboration of class memory transforming sources of pedagogical practice in the classroom and of the subjects involved in the pedagogical process?" To account for this, the texts of Elli Benincá and his research group are consulted; two works elaborated by scholars from his life and work, the work itself and the pedagogical legacy of the author, as well as texts by authors such as Masschelein and Simons, Larrosa, Biesta, Foucault and Dalbosco. Benincá and the other authors consulted in the course of this dissertation bring the need to study the philosophical and pedagogical principles of Greco-Roman antiquity, especially the texts of moral philosophy and literature, pointing to the danger linked to the abandonment of the classics. Reading Benincá in articulation with classical and contemporary texts renews, updates and enhances your thinking. Based on the hermeneutic methodological procedure, the research is bibliographic in nature, qualitative, elaborated from a literature review and organized in four chapters. The first brings a brief account of the author's formative journey to the encounter with the work and legacy of Benincá, presenting and contextualizing briefly the architecture that composes her praxis. This chapter also presents the research methodology and the investigative path. The second chapter understands and contextualizes the school and the human being through a contemporary school diagnosis. Next, the third chapter investigates listening and dialogue as classic hermeneutical presuppositions of benincaniana praxis. In turn, the fourth chapter reflects the exercises of reading and writing class memories as a formative pedagogical posture and as an important source of critical resistance to the excellence administered in the school space. Benincaniana praxis is characterized by collective formation and self-formation and comprises a methodological process of observation of practice – recorded and reflected in a systematic way. The practice of recording, the methodical rereading of the texts, the systematizations, the presentation with the peers, the rewriting and the dynamics of the question were structuring elements of benincaniana praxis. Thus, recognizing and starting from common sense, in order to re-signify it, is an ethical-epistemological task of the teacher/researcher committed to a project of transformative and inclusive society. Benincá believed it was possible to understand praxis as a permanent need for pedagogical action in the process of formation of educators, configuring itself as a possibility of understanding, assimilating and overcoming the contemporary challenges of teaching and human self-formation. As the main result of the research, the analysis of the selected texts leads to the understanding of the mystique cultivated by Benincá. In this, the exercises of listening, dialogue and writing of the class memory become a possible formative and pedagogical antidote when taken as unlearning of teaching while doing technical and bureaucratic of the contemporary school. |
Keywords: | Professores - Formação Memória Diálogos |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | SCARTEZINI, Angela Trombini. Exercícios formativos da práxis benincaniana : diálogo e memória em sala de aula. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2651 |
Issue Date: | 7-Jul-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação |
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2023AngelaTrombiniScartezini.pdf | Dissertação de Angela Trombini Scartezini | 821.54 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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