Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2649
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desenvolvimento e avaliação de um serious game para apoio ao ensino da semiologia neurológica
???metadata.dc.creator???: Rampanelli, Caroline Marina 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rieder, Rafael
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Zanatta, Alexandre Lazaretti
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo apresenta o desenvolvimento do NeuroSemio game, um mobile serious game para apoio ao ensino de Semiologia Neurológica. Este aplicativo é um quiz baseado em uma anamnese de um paciente, considerando diferentes casos clínicos, e tem por objetivo auxiliar na fixação de conteúdos vistos em sala de aula. A condução das perguntas e respostas foi projetada para engajar o jogador no alcance do diagnóstico correto ao final do processo interativo. Ele foi desenvolvido com recursos multiplataforma da game engine Unity visando facilitar a disseminação da solução entre alunos e professores de Medicina. O game também foi avaliado preliminarmente, considerando o uso de um questionário sociodemográfico e de caracterização da amostra, de um questionário baseado no modelo Technology Acceptance Model, do questionário Game Experience Questionnaire, e de um questionário de perguntas abertas. Participaram do estudo piloto 20 alunos do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo. Os resultados de aceitação da tecnologia foram muito bons, com destaque para todas as médias gerais dos aspectos de facilidade de uso (x >= 4,65) e utilidade percebida (x >= 4,60), escala Likert 1-5. A avaliação preliminar também mostrou que a abordagem atendeu as expectativas dos participantes pré- e pósgame. Por outro lado, os dados quantitativos e qualitativos indicaram que ainda é preciso melhorar elementos ligados à experiência do usuário, como a qualidade da interface gráfica e a diversidade de casos clínicos. A aplicação demonstrou ser de fácil entendimento, e apresentou potencial para avançar como ferramenta diferenciada para apoio ao ensino de Semiologia Neurológica.
Abstract: This study presents the development of the NeuroSemio game, a mobile serious game to support the teaching of Neurological Semiology. This application is a quiz based on a patient's anamnesis, considering different clinical cases, and aims to help in fixing content seen in the classroom. The questions and answers were designed to engage the player in reaching the correct diagnosis at the end of the interactive process. It was developed with cross-platform features of the game engine Unity aims to facilitate the dissemination of the solution among medical students and teachers. The game was also preliminarily evaluated, considering the use of a sociodemographic and sample characterization questionnaire, a questionnaire based on the Technology Acceptance Model, the Game Experience Questionnaire questionnaire, and an open-ended questionnaire. Twenty students from the Medicine course at the University of Passo Fundo participated in the pilot study. The technology acceptance results were very good, with emphasis on all general averages for the aspects of ease of use (x >= 4.65) and perceived usefulness (x >= 4.60), Likert scale 1-5. The preliminary evaluation also showed that the approach met the expectations of pre- and post-game participants. On the other hand, quantitative and qualitative data indicated that elements linked to the user experience still need to be improved, such as the quality of the graphical interface and the diversity of clinical cases. The application proved to be easy to understand, and had the potential to advance as a differentiated tool to support the teaching of Neurological Semiology.
Keywords: Tecnologia médica - Jogos
Aplicativos móveis
Semiologia (Medicina)
Neurologia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Tecnologia – ITEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
Citation: RAMPANELLI, Caroline Marina. Desenvolvimento e avaliação de um serious game para apoio ao ensino da semiologia neurológica. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2649
Issue Date: 5-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024CarolineMarinaRampanelli.pdfDissertação Caroline Marina Rampanelli7.81 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.