???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2646
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Morello, Renata Viebrantz | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7801711871265336 | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Ernani Cesar de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9653110286244674 | por |
dc.date.accessioned | 2024-05-03T19:01:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
dc.identifier.citation | MORELLO, Renata Viebrantz. Textos multimodais no ensino de língua portuguesa: práticas de leitura e produção escrita no contexto digital. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2646 | - |
dc.description.resumo | Com o surgimento de novas tecnologias, a prática de leitura e escrita passou a demandar das pessoas um conjunto de conhecimentos adicionais para compreender novas modalidades que se apresentam nos textos, em especial no contexto digital. Em vários aspectos de nossas vidas, tanto profissionais quanto sociais, a forma de comunicação e interação é conduzida por diversas linguagens. Com isso ocorre uma demanda significativa nas escolas para formar alunos com diferentes habilidades de leitura, interpretação e escrita. Nesse cenário em constante evolução, para promover a compreensão e produção efetivas, é fundamental que as práticas de leitura e escrita contemplem textos multimodais, que combinem linguagens verbais e visuais. A leitura deve proporcionar uma perspectiva crítica e reflexiva, capacitando os indivíduos a usá-la de maneira ética e democrática em sua vida. Nesse sentido, elegemos como tema desta pesquisa a leitura, a interpretação e a produção textual na perspectiva dos multiletramentos em textos multimodais, a fim de contribuir para a formação de alunos multiletrados mediante práticas e procedimentos interativos no contexto digital. O objetivo geral consiste em desenvolver práticas de leitura direcionadas à interpretação e à produção escrita por estudantes do 2º ano do ensino médio em uma instituição pública federal, em situação de ensino de língua portuguesa, por meio da utilização de textos multimodais com base na perspectiva dos multiletramentos, incluindo abordagens interativas digitais. Perante o exposto, são articulados os seguintes fundamentos teóricos: Antunes (2003), Bakhtin (2016), documento da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), Fiorin (2016), Kleiman (2002), Lopes-Rossi (2011), Marcuschi (2008), Petit (2008) e Rojo (2009) no que tange às práticas de leitura e os gêneros do discurso; Dionísio (2011), Pimenta (2006) Kress (2003), Kress e van Leeuwen (2021), Rojo (2009, 2012) e van Leeuwen (2017) acerca da multimodalidade discursiva; Cazden et al. (2021), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Heberle (2012) e Rojo (2012) em relação aos multiletramentos; Coscarelli e Ribeiro (2021), Knobel e Lankshear (2006, 2008) e Lemke (2010) a respeito dos letramentos digitais. Quanto à metodologia, utiliza uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória e bibliográfica desenvolvida mediante pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada em uma turma de 2º ano do ensino médio integrado, de uma escola pública federal, na cidade de Passo Fundo (RS). O corpus principal utilizado ao longo da pesquisa compreende o gênero discursivo ¿anúncio publicitário¿ com foco na temática meio ambiente e sustentabilidade. Os resultados da pesquisa enfatizam que as práticas de leitura, interpretação e produção textual com gêneros discursivos multimodais, facilitadas por meio de procedimentos interativos digitais, promovem uma abordagem interativa e envolvente por parte dos estudantes. Isso se traduz em um notável interesse, engajamento e aprendizado perante as atividades propostas. Sendo que a instituição escolar deve garantir que os estudantes tenham acesso às tecnologias e oportunidades para desenvolver suas habilidades de leitura para compreensão e produção escrita no contexto do ensino de língua portuguesa, o que pode contribuir para uma transformação social que é tanto possível quanto necessária, preparando os alunos para exercer de forma significativa sua cidadania. | por |
dc.description.abstract | With the emergence of new technologies, the practice of reading and writing began to demand from people a set of additional knowledge to understand new modalities presented in texts, especially in the digital context. In various aspects of our lives, both professional and social, the form of communication and interaction is conducted through different languages. As a result, there is a significant demand in schools to train students with different reading, interpretation and writing skills. In this constantly evolving scenario, to promote effective understanding and production, it is essential that reading and writing practices include multimodal texts, which combine verbal and visual languages. Reading should provide a critical and reflective perspective, enabling individuals to use it ethically and democratically in their lives. In this sense, we chose as the theme of this research reading, interpretation and textual production from the perspective of multiliteracies in multimodal texts, in order to contribute to the formation of multiliterate students through interactive practices and procedures in the digital context. The general objective is to develop reading practices aimed at interpretation and written production by students in the 2nd year of high school in a federal public institution, in a Portuguese language teaching situation, through the use of multimodal texts based on the perspective of students. multiliteracies, including digital interactive approaches. In view of the above, the following theoretical foundations are articulated: Antunes (2003), Bakhtin (2016), document from the National Common Curricular Base (Brazil, 2018), Fiorin (2016), Kleiman (2002), Lopes-Rossi (2011), Marcuschi (2008), Petit (2008) and Rojo (2009) regarding reading practices and speech genres; Dionísio (2011), Pimenta (2006) Kress (2003), Kress and van Leeuwen (2021), Rojo (2009, 2012) and van Leeuwen (2017) about discursive multimodality; Cazden et al. (2021), Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), Heberle (2012) and Rojo (2012) in relation to multiliteracies; Coscarelli and Ribeiro (2021), Knobel and Lankshear (2006, 2008) and Lemke (2010) regarding digital literacies. As for the methodology, it uses an applied, exploratory and bibliographical research developed through action research, with a qualitative approach, carried out in a 2nd year class of integrated high school, at a federal public school, in the city of Passo Fundo (RS). The main corpus used throughout the research comprises the discursive genre "advertising" with a focus on the environment and sustainability. The research results emphasize that the practices of reading, interpretation and textual production with multimodal discursive genres, facilitated through digital interactive procedures, promote an interactive and engaging approach on the part of students. This translates into notable interest, engagement and learning in the proposed activities. Since the school institution must ensure that students have access to technologies and opportunities to develop their reading skills for comprehension and written production in the context of teaching the Portuguese language, which can contribute to a social transformation that is both possible and necessary, preparing students to meaningfully exercise their citizenship. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-05-03T19:01:40Z No. of bitstreams: 1 2024RenataV.Morello.pdf: 8142902 bytes, checksum: 5b8330b3c64fbc5946d9be9f8b04a6ad (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-03T19:01:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024RenataV.Morello.pdf: 8142902 bytes, checksum: 5b8330b3c64fbc5946d9be9f8b04a6ad (MD5) Previous issue date: 2024-03-15 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino médio) | por |
dc.subject | Leitura - Prática | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | Textos multimodais no ensino de língua portuguesa: práticas de leitura e produção escrita no contexto digital | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024RenataViebrantzMorello.pdf | Dissertação Renata Viebrantz Morello | 7.96 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.