Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2642
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Entre leituras, prosa e viola: ler, escrever e conversar na formação de professores de literatura e produção textual da rede pública municipal de Lages/SC
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Evelise Pinto Rosa Faraco de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Verardi, Fabiane
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa se propôs a acompanhar os professores de Literatura e Produção Textual, da rede municipal de Lages, Santa Catarina, Brasil, durante os encontros de formação continuada para o desenvolvimento e aprimoramento pedagógico. O objetivo desta tese foi investigar a relação experiência/sentido, pela leitura literária, com os professores, a partir da leitura, escrita e diálogo, além de apresentar as práticas das formações continuadas durante sete encontros no ano de 2019 para os professores de Literatura e Produção Textual, na intenção de ampliação das concepções leitura e da abertura para novas possibilidades pedagógicas para atuar. Contribuíram para a reflexão, conceitos de Mikhail Bakhtin (2011), Michèle Petit (2019) e Jorge Larrosa (2019), além de outros autores que nos ajudaram na compreensão da concepção de leitura e contribuíram para a análise do objeto de estudo, como Rildo Cosson (2014). Contamos com a participação de treze professores da rede pública e municipal, que trabalhavam nos anos iniciais do ensino fundamental com o componente curricular Literatura e Produção Textual. A partir dos dados coletados nos encontros de educação permanente, apresentamos a descrição das atividades desenvolvidas, dentro do apoio da Análise do Conteúdo de Bardin (2011), divididos em categorias de análise chamadas de a)concepção de leitura; b)tempo e espaço; c)relação professoras e alunos; d)planejamento e reestruturação do texto; e) atuação como professora, além da metodologia de Pesquisa-ação de Thiollent (2011), a partir do tema da pesquisa, formar professores de Literatura e Produção Textual, através da prática escolar e no envolvimento das formações, apresentados como elementos de análises. A mudança ocorreu pela visão dos professores, através de suas experiências escolares, planejamentos e formas de conduzir os seus trabalhos, estes perceberam os pontos positivos de ampliar os seus conceitos de leitura e o que precisa ser melhorado na busca pela formação de novos leitores na rede de ensino do município de Lages.
Abstract: This research aimed to accompany Literature and Production teachers Textual, from the municipal network of Lages, Santa Catarina, Brazil, during the meetings of continued training for pedagogical development and improvement. O The objective of this thesis was to investigate the experience/meaning relationship, through literary reading, with teachers, through reading, writing and dialogue, in addition to presenting the practices of continued training during seven meetings in 2019 for Literature and Textual Production teachers, with the intention of expanding the reading conceptions and opening up new pedagogical possibilities to act. Contributed to the reflection, concepts from Mikhail Bakhtin (2011), Michèle Petit (2019) and Jorge Larrosa (2019), as well as other authors who helped us in understanding of the conception of reading and contributed to the analysis of the object of study, such as Rildo Cosson (2014). We had the participation of thirteen public and municipal school teachers, who worked in the initial years of elementary education with the Literature and Text Production curricular component. A Based on the data collected in permanent education meetings, we present the description of the activities developed, within the support of Content Analysis Bardin (2011), divided into categories of analysis called a) conception of reading; b)time and space; c) teacher and student relationship; d) planning and text restructuring; e) acting as a teacher, in addition to teaching methodology Action research by Thiollent (2011), based on the research theme, training teachers of Literature and Textual Production, through school practice and the involvement of training, presented as analysis elements. The change occurred due to teachers' vision, through their school experiences, planning and ways of conducting their work, they realized the positive points of expand their reading concepts and what needs to be improved in the search for training of new readers in the education network in the municipality of Lages.
Keywords: Literatura (Ensino fundamental)
Professores - Formação
Leitura
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: OLIVEIRA, Evelise Pinto Rosa Faraco de. Entre leituras, prosa e viola: ler, escrever e conversar na formação de professores de literatura e produção textual da rede pública municipal de Lages/SC. 2024. 144 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2642
Issue Date: 20-Feb-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024EveliseP.R.F.deOliveira.pdfTese Evelise Pinto Rosa Faraco de Oliveira15.73 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.