Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2639
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de equação do primeiro grau
???metadata.dc.creator???: Santos, Taís Montelli dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Darroz, Luiz Marcelo
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo, alocado na linha de pesquisa Práticas Educativas em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, tem como objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática, estruturada no formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para a promoção de aprendizagem significativa de equações de primeiro grau. A problemática que gerou a investigação se situa na constatação empírica e na revisão de estudos da pouca eficácia do processo de ensino e aprendizagem em equação, especialmente no Ensino Fundamental, apontando para a necessidade de propor alternativas metodológicas. Dessa forma, buscou-se subsídio na Teoria da Aprendizagem Significativa, preconizada por David Paul Ausubel, para responder o seguinte questionamento: quais as contribuições de uma sequência didática, estruturada no formato de UEPS, para a promoção de aprendizagem significativa de equações de primeiro grau? Assim, elaborou-se uma UEPS apoiada nas Tendências em Educação Matemática, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. Tal UEPS foi desenvolvida em 20 encontros no decorrer do ano de 2022, em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Passo Fundo, RS. No que diz respeito à pesquisa desenvolvida, a investigação caracteriza-se como qualitativa e teve os registros no diário de bordo da pesquisadora, a avaliação diagnóstica e a avaliação individual dos participantes como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados desdobrando-se nas categorias: subsunçores, predisposição para aprender, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, e aplicação dos conhecimentos em novos contextos. Os resultados da análise, indicam a existência de conceitos subsunçores relacionados a álgebra na estrutura cognitiva dos alunos; que consequentemente tiveram interesse em aprender, efetivaram a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora e aplicaram os conceitos estudados em outros contextos. Elementos que indicam que a UEPS é capaz de promover indícios de aprendizagens significativas sobre o tema estudado. Nessa perspectiva, o estudo deu origem a um material de apoio para professores, que consiste no produto educacional desta dissertação.
Abstract: The present study, allocated to the research line Educational Practices in Science and Mathematics Teaching of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo, aims to investigate the contributions of a didactic sequence, structured in the format of Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), to promote meaningful learning of first degree equations. The problem that generated the investigation lies in the empirical finding and review of studies of the ineffectiveness of the teaching and learning process in equation, especially in Elementary Education, pointing to the need to propose methodological alternatives. In this way, we sought support from the Theory of Meaningful Learning, recommended by David Paul Ausubel, to answer the following question: what are the contributions of a didactic sequence, structured in the UEPS format, to promote meaningful learning of first-degree equations? ? Thus, a UEPS was created based on Trends in Mathematics Education, the National Curricular Parameters and the National Common Curricular Base. This UEPS was developed in 20 meetings throughout 2022, in a seventh-year elementary school class at a public school in the city of Passo Fundo, RS. With regard to the research developed, the investigation is characterized as qualitative and had the records in the researcher's logbook, the diagnostic assessment and the individual assessment of the participants as data collection instruments. The data was analyzed into the following categories: subsumers, predisposition to learn, progressive differentiation and integrative reconciliation, and application of knowledge in new contexts. The results of the analysis indicate the existence of underlying concepts related to algebra in the students' cognitive structure; who consequently had an interest in learning, carried out progressive differentiation and integrative reconciliation and applied the concepts studied in other contexts. Elements that indicate that the UEPS is capable of promoting evidence of significant learning on the topic studied. From this perspective, the study gave rise to support material for teachers, which consists of the educational product of this dissertation.
Keywords: Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Aprendizagem centrada no aluno
Álgebra
Prática de ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTOS, Taís Montelli dos. Unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de equação do primeiro grau. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2639
Issue Date: 9-May-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023TaisMontellidosSantos.pdfDissertação Taís Montelli dos Santos5.27 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.