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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2628
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Da possibilidade de sonhar como utopia: narrativas secundaristas a alargar amanhãs |
???metadata.dc.creator???: | Mella, Lisiane Ligia |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Marcon, Telmo |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa, desenvolvida na linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, objetiva reflexionar sobre a construção do amanhã como abertura utópica pela narrativa de juventudes secundaristas. Para problematizar este ensejo, a investigação é alicerçada nas histórias de vida e nas leituras de mundo tecidas pelas juventudes acerca da sociedade e da educação contemporâneas. Os territórios educacionais periféricos, rurais e de centros urbanos, são tomados como base analítica a fim de posicionar diferentes perspectivas de amanhãs, apreendendo as narrativas juvenis em termos sociais, culturais e históricos. Quanto à natureza do problema, o estudo está ancorado no método qualitativo hermenêutico-dialético, sustentando-se pela reflexividade dos sentidos que as juventudes constituem em meio às tensões e contradições que emergem da história reconhecida como tempo vivo. A abordagem do problema é articulada pela pesquisa (auto)biográfica, situando o dispositivo metodológico do Ateliê da Palavra, criado e desenvolvido singularmente em seis escolas da região norte e noroeste do estado do Rio Grande do Sul, a partir dos três territórios educacionais investigados, integrando 26 jovens da terceira série do Ensino Médio. O estudo é desenvolvido a partir de quatro momentos: o primeiro é tecido pela abordagem do passado histórico a constituir o tempo contemporâneo, posicionando os efeitos deste às formas de subjetivação atuais, situando perspectivas de amanhãs que encapsulam a possibilidade da experiência. O segundo momento evidencia a ideia de educação sustentada neste estudo, vinculada à perspectiva emancipatória de transformação da vida e do amanhã, contrapondo os autoritarismos mercantis e os empreendedorismos em voga na sociedade atual. No terceiro momento, é evidenciado o caminho metodológico-investigativo adotado na pesquisa, elucidando os fundamentos éticos, estéticos e formativos do Ateliê da Palavra, bem como a apresentação das juventudes secundaristas participantes e de suas escolas. O quarto momento da pesquisa situa a abertura narrativa das juventudes, atravessadas epistemologicamente pelo princípio esperança de Ernst Bloch, pela noção de sujeito ancorado na psicanálise lacaniana e pela educação em perspectiva freiriana, de inacabamento e criação. Como resultados deste percurso de abertura narrativa, o estudo se desnovela em três desdobramentos, a saber: a elucidação juvenil acerca dos impasses de crescer no mundo atual em meio às inseguranças, desigualdades e competições derivadas do laço social, evidenciando a angústia frente às maneiras de sofrer e viver contemporaneamente. A partir daí, as juventudes desnovelam horizontes por meio da capacidade de narrar a si próprias e abrir brechas no discurso, reconhecendo-se como sujeitos em perspectiva autoral. Como um segundo desdobramento narrativo, as juventudes discorrem sobre suas leituras de mundo e de sociedade através das histórias que as constituem, enlaçadas a condições de vida, trabalho, referências culturais, familiares e sociais, de modo a alimentarem um certo ideal de sonho e de amanhã. Além disso, as juventudes secundaristas narram suas percepções sobre o modo de vida atual, colocando em pauta as lógicas segregatórias e concorrenciais, bem como a precarização do trabalho e dos laços de solidariedade. Tais narrativas se realizam problematizando, também, o impacto da comunicação digital nas relações sociais e a ausência de participação das juventudes na vida pública. O último desdobramento narrativo diz respeito à experiência juvenil sobre a educação, elucidando os sentidos atribuídos à escola, mediados pelos princípios de uma educação bancária associada à vertente neoliberal e às repercussões desta compreensão ao ato de ser estudante e ser sujeito em devir. Conclui-se que, como alargamento do papel da escola na construção do amanhã, as juventudes a situam como um legítimo lugar de encontro com o outro e com a alteridade, enunciando possibilidades para abertura de horizontes, sonhos e devires. Por consequência, assinala-se que, ao viabilizar a abertura à diferença, espaços públicos tais como a escola são capazes de impulsionar a imaginação rumo ao amanhã, sendo a educação, quando atravessada por perspectivas emancipatórias da vida e do mundo, uma via possível para alargar o devir próprio de cada sujeito, bem como o devir da humanidade. Diante da capacidade de cada sujeito de abrir publicamente a sua palavra em singularidade, é possível defender-se ser aí que a construção de novos amanhãs reside, isto é, na possibilidade de narrar a si mesmo e o mundo, alargando coletivamente o ainda-não que representa o amanhã. |
Abstract: | This research, developed in the line of Educational Policies of the Postgraduate Program in Education at the University of Passo Fundo, aims to reflect on the construction of tomorrow as a utopian opening through the narrative of high school youth. To problematize this opportunity, the investigation is based on life stories and readings of the world woven by young people about contemporary society and education. Peripheral educational territories, rural and urban centers, are taken as an analytical basis in order to position different perspectives of tomorrow, understanding youth narratives in social, cultural and historical terms. As for the nature of the problem, the study is anchored in the hermeneutic-dialectic qualitative method, supported by the reflexivity of the meanings that young people constitute amid the tensions and contradictions that emerge from history recognized as living time. The approach to the problem is articulated by (auto)biographical research, situating the methodological device of Ateliê da Palavra, created and developed singularly in six schools in the north and northwest of the state of Rio Grande do Sul, from the three educational territories investigated, integrating 26 young people from the third year of high school. The study is developed from four moments: the first is woven by the approach of the historical past to constitute contemporary time, positioning its effects to current forms of subjectivation, situating perspectives of tomorrows that encapsulate the possibility of experience. The second moment highlights the idea of education supported in this study, linked to the emancipatory perspective of transforming life and tomorrow, opposing mercantile authoritarianism and entrepreneurship in vogue in today's society. In the third moment, the methodological-investigative path adopted in the research is highlighted, elucidating the ethical, aesthetic and formative foundations of Ateliê da Palavra, as well as the presentation of the participating high school youth and their schools. The fourth moment of the research situates the narrative opening of youth, epistemologically crossed by Ernst Bloch's principle of hope, by the notion of subject anchored in Lacanian psychoanalysis and by education from a Freirean perspective, of unfinishedness and creation. As a result of this narrative opening path, the study unfolds into three developments, namely: youth elucidation about the impasses of growing up in today's world amidst insecurities, inequalities and competitions derived from the social bond, highlighting the anguish faced with the ways of suffer and live contemporaneously. From then on, young people unveil horizons through the ability to narrate themselves and open gaps in discourse, recognizing themselves as subjects in an authorial perspective. As a second narrative unfolding, young people talk about their readings of the world and society through the stories that constitute them, linked to living conditions, work, cultural, family and social references, in order to feed a certain ideal of dream and tomorrow. Furthermore, high school youth narrate their perceptions about the current way of life, highlighting segregation and competitive logics, as well as the precariousness of work and bonds of solidarity. Such narratives also problematize the impact of digital communication on social relations and the lack of participation of young people in public life. The last narrative development concerns the youth experience of education, elucidating the meanings attributed to school, mediated by the principles of a banking education associated with the neoliberal aspect and the repercussions of this understanding on the act of being a student and being a subject in becoming. It is concluded that, as an expansion of the role of school in the construction of tomorrow, young people see it as a legitimate place of encounter with others and otherness, enunciating possibilities for opening horizons, dreams and futures. Consequently, it is noted that, by enabling openness to difference, public spaces such as schools are capable of boosting imagination towards tomorrow, with education being, when crossed by emancipatory perspectives of life and the world, a possible path to expand the becoming of each subject, as well as the becoming of humanity. Given the ability of each subject to publicly open their word in singularity, it is possible to argue that this is where the construction of new tomorrows resides, that is, in the possibility of narrating oneself and the world, collectively expanding the not-yet which represents tomorrow. |
Keywords: | Juventude Educação Utopias Sonhos |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | MELLA, Lisiane Ligia. Da possibilidade de sonhar como utopia: narrativas secundaristas a alargar amanhãs. 2023. 364 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2628 |
Issue Date: | 23-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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