Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2619
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O professor de língua inglesa: suas crenças sobre a formação superior e a prática em sala de aula
???metadata.dc.creator???: Rocha, Judite Queiroz da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sturm, Luciane
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo delimita-se a investigar as crenças dos professores de língua inglesa que atuam em escolas do estado de Rondônia, sobre a formação no ensino superior para ensinar inglês e suas suas práticas em sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar, sistematizar e analisar as crenças dos professores de inglês quanto à formação no ensino superior para o ensino de inglês, sobre as práticas de sala de aula e os possíveis reflexos no processo de ensino e aprendizagem. A escolha por essa abordagem justifica-se pelo contexto no qual foi aplicado e pelo fato de que não foram encontrados estudos específicos sobre a temática na região, pois é imprescindível conhecer a realidade vivenciada por esses professores a fim de contribuir para que ocorram as mudanças que se fizerem necessárias. A fundamentação teórica sobre crenças é delimitada pelos estudos de Barcelos (1995, 2000, 2001, 2004, 2006, 2007, 2011, 2013, 2015). A pesquisa de natureza qualitativo-interpretativa, insere-se na linha de pesquisa Constituição e interpretação do texto e do discurso, teve os dados coletados por meio de formulário eletrônico, aplicado a 37 professores de inglês do estado de Rondônia, pelo WhatsApp. Os dados coletados neste estudo levam à compreensão do relevante papel das crenças no processo de formação e de atuação de professores de LI, uma vez que estas influenciam na prática pedagógica experienciada por esses profissionais e pela sua contribuição no processo de formação do conhecimento teórico-prático do professor, fazendo com que eles transformem suas práticas em ações reflexivas. Os estudos sobre crenças são extremamente importantes e devem ser parte da ação dos docentes em serviço ou em formação. Por meio deste estudo foi possível investigar, sistematizar e analisar as crenças dos participantes. Ademais, objetivou colaborar, através das discussões e reflexões desenvolvidas, com subsídios teóricos e práticos, para o aprimoramento de cursos, iniciativas pessoais de formação de professores de LE (Inglês), profissionais em serviço que invistam em uma formação continuada e pesquisadores envolvidos com os temas aqui abordados, além de trazer contribuições para as pesquisas aplicadas.
Abstract: This study is limited to investigating the beliefs of English language teachers who work in schools in the state of Rondônia, about higher education training to teach English and their practices in the classroom. The general objective of this research was to investigate, systematize and analyze the beliefs of English teachers regarding higher education training for teaching English, classroom practices and possible impacts on the teaching and learning process. The choice for this approach is justified by the context in which it was applied and the fact that no specific studies on the subject were found in the region, as it is essential to know the reality experienced by these teachers in order to contribute to the changes that if necessary. The theoretical foundation on beliefs is delimited by studies by Barcelos (1995, 2000, 2001, 2004, 2006, 2007, 2011, 2013, 2015). The qualitative-interpretive research, part of the line of research Constitution and interpretation of text and speech, had data collected through an electronic form, applied to 37 English teachers in the state of Rondônia, via WhatsApp. The data collected in this study leads to the understanding of the relevant role of beliefs in the process of training and performance of IL teachers, since they influence the pedagogical practice experienced by these professionals and their contribution to the process of formation of theoretical-practical knowledge of the teacher, making them transform their practices into reflective actions. Studies on beliefs are extremely important and must be part of the actions of teachers in service or in training. Through this study it was possible to investigate, systematize and analyze the participants' beliefs. Furthermore, it aimed to collaborate, through discussions and reflections developed, with theoretical and practical subsidies, for the improvement of courses, personal training initiatives for FL (English) teachers, professionals in service who invest in continued training and researchers involved with themes covered here, in addition to making contributions to applied research.
Keywords: Professores de inglês - Formação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ambiente de sala de aula
Aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: ROCHA, Judite Queiroz da. O professor de língua inglesa: suas crenças sobre a formação superior e a prática em sala de aula. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2619
Issue Date: 21-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023JuditeQueirozdaRocha.pdfDissertação Judite Queiroz da Rocha2.99 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.