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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação de leitores no ensino médio com mediação tecnológica: desenvolvimento de habilidades de leitura
???metadata.dc.creator???: Domingues, Pura Moreno 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Moraes, Gisele Benck de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação, intitulada A formação de leitores no Ensino Médio com Mediação Tecnológica: desenvolvimento de habilidades de leitura, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (MINTER), do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade, da Universidade de Passo Fundo. A pesquisa desenvolvida foi norteada pela seguinte questão: de que forma o Projeto Clube de Leitura contribui para o desenvolvimento de habilidades leitoras dos estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos, do campo e urbanos do 1º ano do Ensino Médio com Mediação Tecnológica? Como objetivo geral, buscou-se analisar a contribuição do Projeto Clube de Leitura para o aprimoramento da competência de leitura, alinhado ao eixo norteador de leitura e escrita, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como objetivos específicos, estabeleceu-se: verificar se as orientações dos documentos do Projeto Clube de Leitura fomentam a demanda do eixo leitura e escrita da Base Nacional Comum Curricular; sugerir orientações didáticas que desenvolvam a autonomia e as competências necessárias para a leitura de diferentes textos literários; investigar quais são os desafios e perspectivas da leitura de textos literários para a formação de leitores com visão cultural, social e crítica. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico em que, primeiramente, desenvolveu-se uma revisão teórico-metodológica acerca do desenvolvimento da linguagem e do componente de língua portuguesa no eixo prática de leitura no Ensino Médio, á luz da BNCC, do Referencial Curricular de Rondônia, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como leis, decretos, resoluções, portarias e outros. Como objeto de análise, tomou-se o Plano Instrucional do Projeto Clube de Leitura, considerando-se os seguintes critérios: motivação, introdução, leitura e interpretação (Cosson, 2014). O referencial teórico se pautou nos estudos de Kleiman (2000, 2008, 2013), que discute leitura e formação do leitor; Candido (1995), Rojo (2009, 2013) e Soares (2009), que tratam do letramento como forma de utilizar a leitura e a escrita com fundamento social para a produção e a construção de textos. Em relação ao discurso dialógico, recorreu-se a Bakhtin (2011), que aponta aspectos relevantes para a compreensão do conceito de linguagem e suas implicações nas práticas leitoras. Por fim, as contribuições de Belloni (2012), Masetto (2013) e Kenski (2007, 2012) acerca das especificidades da educação mediada por tecnologia e os desafios dessa modalidade de ensino. Os resultados apontam que o Projeto Clube de Leitura emerge como um instrumento eficaz para o aprimoramento das habilidades de leitura dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Através da integração entre literatura, tecnologia e pedagogia, o projeto não apenas impulsiona a proficiência de leitura, mas também contribui para a formação de indivíduos críticos, participativos e preparados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.
Abstract: This dissertation, entitled The formation of readers in High School with Technological Mediation: development of reading skills, is linked to the Postgraduate Program in Literature (MINTER), of the Institute of Humanities, Sciences, Education and Creativity, of the University of Deep step. The research developed was guided by the following question: how does the Reading Club Project contribute to the development of reading skills of indigenous, quilombola, riverside, rural and urban students in the 1st year of High School with Technological Mediation? As a general objective, we sought to analyze the contribution of the Reading Club Project to improving reading competence, aligned with the guiding axis of reading and writing, in light of the National Common Curricular Base (BNCC). As specific objectives, it was established: to verify whether the guidelines of the Reading Club Project documents encourage the demand for the reading and writing axis of the National Common Curricular Base; suggest teaching guidelines that develop the autonomy and skills necessary for reading different literary texts; investigate the challenges and perspectives of reading literary texts to train readers with a cultural, social and critical vision. This is qualitative research, of a bibliographic nature in which, firstly, a theoretical-methodological review was developed regarding the development of language and the Portuguese language component in the reading practice axis in High School, in the light of the BNCC, the Reference Curriculum of Rondônia, the National Curricular Parameters, as well as laws, decrees, resolutions, ordinances and others. As an object of analysis, the Instructional Plan of the Reading Club Project was taken, considering the following criteria: motivation, introduction, reading and interpretation (Cosson, 2014). The theoretical framework was based on the studies of Kleiman (2000, 2008, 2013), which discusses reading and reader formation; Candido (1995), Rojo (2009, 2013) and Soares (2009), who deal with literacy as a way of using reading and writing with a social foundation for the production and construction of texts. In relation to dialogical discourse, Bakhtin (2011) was used, which points out relevant aspects for understanding the concept of language and its implications for reading practices. Finally, the contributions of Belloni (2012), Masetto (2013) and Kenski (2007, 2012) regarding the specificities of technology-mediated education and the challenges of this teaching modality. The results indicate that the Reading Club Project emerges as an effective instrument for improving the reading skills of 1st year high school students. Through the integration of literature, technology and pedagogy, the project not only boosts reading proficiency, but also contributes to the formation of critical, participatory individuals prepared to face the challenges of contemporary society.
Keywords: Base Nacional Comum Curricula
Leitura - Desenvolvimento
Ensino médio
Letramento
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: DOMINGUES, Pura Moreno. Formação de leitores no ensino médio com mediação tecnológica: desenvolvimento de habilidades de leitura. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2618
Issue Date: 20-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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