Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2617
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, Maria Izabel Nunes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5493990160282839por
dc.contributor.advisor1Valério, Patrícia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000834253964999por
dc.date.accessioned2024-03-25T12:05:54Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationPAULA, Maria Izabel Nunes de. A abordagem da variação linguística nas competências e habilidades da BNCC do ensino médio. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2617-
dc.description.resumoEsta dissertação versa sobre o tratamento da variação linguística na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Como objetivo principal propõe-se a analisar as competências e habilidades que explicitam a variação linguística na BNCC do Ensino Médio, com vistas a identificar e compreender a perspectiva de língua adotada. Este objetivo se segmenta em outros considerados específicos, como: mapear competências e habilidades voltadas à variação linguística, que se encontram presentes na BNCC do Ensino Médio, a fim de investigar em que medida essas habilidades condizem com a teoria; depreender, a partir do olhar para as competências e habilidades de Língua Portuguesa na BNCC do Ensino Médio, a perspectiva de língua presente; e identificar a abordagem da variação linguística como objeto de conhecimento nas práticas de linguagem do componente curricular de LP na BNCC do Ensino Médio. Quanto ao embasamento teórico, está ancorada nos pressupostos de Labov (2008), Bortoni-Ricardo (2004 e 2005), Alkmim (2012), Geraldi (2012), Beline (2021), dialogando, ainda, com autores como Travaglia (2009), Bakhtin (2004) Chomsky (2005) e Volochinov (2018). Para cumprir os objetivos propostos, foi realizada uma investigação com abordagem qualitativa, de base interpretativa, do tipo documental, fundamentando-se nos pressupostos da Sociolinguística, em especial, da Sociolinguística Educacional, discutindo conceitos como heterogeneidade da língua, variação linguística e ensino. A pesquisa toma como corpus a versão da BNCC (Brasil, 2018), mais precisamente, a parte específica relacionada à área de Linguagens e suas tecnologias e ao componente curricular de língua portuguesa no ensino médio. Através do mapeamento realizado no corpus da pesquisa, observou-se que pelo considerável número de competências e habilidades específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias e do componente curricular de Língua Portuguesa é irrelevante o número das que explicitam a noção de língua em uso. No entanto, fazendo uma análise mais detalhada dos termos de outras habilidades que não explicitam essa noção, observou-se que há possibilidades de o professor explorar as variações linguísticas em seu contexto de uso. A partir do olhar para as competências e habilidades de Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, descritas nesta análise, foi possível depreender que a perspectiva de língua presente no documento é a sociointeracionista.por
dc.description.abstractThis dissertation deals with the treatment of linguistic variation in the National Common Curricular Base for Secondary Education. The main objective is to analyze the skills and abilities that explain linguistic variation in the High School BNCC, with a view to identifying and understanding the adopted language perspective. This objective is segmented into others considered specific, such as: mapping skills and abilities focused on linguistic variation, which are present in the BNCC of High School, in order to investigate the extent to which these skills match the theory; understand, by looking at the Portuguese Language skills and abilities at BNCC in High School, the perspective of the present language; and identify the approach to linguistic variation as an object of knowledge in the language practices of the PL curricular component at BNCC in High School. As for the theoretical basis, it is anchored in the assumptions of Labov (2008), Bortoni-Ricardo (2004 and 2005), Alkmim (2012), Geraldi (2012), Beline (2021), also dialoging with authors such as Travaglia (2009) , Bakhtin (2004) Chomsky (2005) and Volochinov (2018). To fulfill the proposed objectives, an investigation was carried out with a qualitative approach, with an interpretative basis, of a documentary type, based on the assumptions of Sociolinguistics, in particular, Educational Sociolinguistics, discussing concepts such as language heterogeneity, linguistic variation and teaching. The research takes as its corpus the BNCC version (Brazil, 2018), more precisely, the specific part related to the area of ​​Languages ​​and its technologies and the Portuguese language curricular component in high school. Through the mapping carried out in the research corpus, it was observed that due to the considerable number of specific skills and abilities in the area of ​​Languages ​​and their Technologies and the Portuguese Language curricular component, the number of those that explain the notion of language in use is irrelevant. However, carrying out a more detailed analysis of the terms of other skills that do not make this notion explicit, it was observed that there are possibilities for the teacher to explore linguistic variations in their context of use. By looking at the Portuguese Language skills and abilities in the National Common Curricular Base for High School, described in this analysis, it was possible to infer that the language perspective present in the document is socio-interactionist.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-03-25T12:05:54Z No. of bitstreams: 1 2023MariaIzabelNunesdePaula.pdf: 804457 bytes, checksum: 24429957f04cdf90fc88777f6b8ac145 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-25T12:05:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023MariaIzabelNunesdePaula.pdf: 804457 bytes, checksum: 24429957f04cdf90fc88777f6b8ac145 (MD5) Previous issue date: 2023-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino médio)por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA abordagem da variação linguística nas competências e habilidades da BNCC do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023MariaIzabelNunesdePaula.pdfDissertação Maria Izabel Nunes de Paula785.6 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.