???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2613
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Ensino e aprendizagem de língua inglesa no livro didático Moderna Plus: língua inglesa e formação para a cidadania |
???metadata.dc.creator???: | Nascimento, André Agnaldo Sant'Anna do |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Sturm, Luciane |
???metadata.dc.description.resumo???: | A comunicação em inglês entre indivíduos de nacionalidades diferentes e não nativos faz parte da nossa realidade, seja presencial, seja pelo uso de tecnologias. Os fatores que impulsionam as interações comunicativas são sociais, econômicos, acadêmicos, culturais, tecnológicos e outros ¿ através de meios físicos e digitais. O inglês como língua franca (ILF) é um fenômeno crescente, uma vez que surgem variações linguísticas influenciadas pela primeira língua dos falantes, seus costumes, condições sociais e culturais. Há uma tendência mundial em aceitar o ILF, inclusive, a BNCC (Brasil, 2018) destaca a necessidade de o professor levar e ensinar essas variações do idioma. Isso tudo constitui-se como motivação para este estudo, considerando que ensinar ILF não é algo fácil ou simples, pois demanda muito mais conhecimento do professor e bons materiais para darem o apoio necessário. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar criticamente o LDLI Moderna Plus (Almeida, 2020), em especial os gêneros e atividades decorrentes nas unidades de 1 a 6 do material, a fim de verificar a sua contribuição para a formação linguística dos jovens, com vistas à cidadania global. Para isso, foram analisados o Moderna Plus, Manual do Professor (ALMEIDA, 2020) e o livro do aluno, utilizados na rede estadual de Rondônia entre 2020 e 2023. Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, enquadra-se no paradigma qualitativo de pesquisa, caracterizando-se como bibliográfico e analítico, pois tem como foco de estudo o LD. Os resultados apontam que o Moderna Plus tem aspectos positivos para apoiar o ensino de inglês, dando suporte ao professor de LI, a partir de temáticas relevantes e atuais e atividades atrativas. O livro traz, em todas as unidades analisadas, gêneros orais e/ou escritos, o que favorece o aprendizado contextualizado, que pode facilitar o uso da LI em práticas sociais. Contudo, o livro também apresenta fragilidades, pois não apresenta a fonte desses gêneros, não deixando claro se são textos autênticos ou não. Além disso, no que se refere à língua franca, o Moderna Plus não traz uma variedade significativa de textos e/ou países, além dos tradicionais, como o inglês americano e o britânico. Dessa forma, os resultados reforçam a necessidade de que o professor tenha bons conhecimentos do idioma que ensina, além de conhecimentos teóricos sobre temas que facilitem a utilização crítica do LD. Sabe-se que não há livro perfeito. Porém, o professor capacitado/qualificado será capaz de fazer bom uso do livro, procedendo a complementações necessárias com outros materiais, por exemplo. |
Abstract: | Communication in English between individuals of different nationalities and non-native speakers is part of our reality, whether in person or through the use of technology. The factors that drive communicative interactions are social, economic, academic, cultural, technological and others - through physical and digital means. English as a lingua franca (ILF) is a growing phenomenon, as linguistic variations arise influenced by the speakers' first language, their customs, social and cultural conditions. There is a global tendency to accept ELF, in fact, the BNCC (Brazil, 2018) highlights the need for teachers to take and teach these variations of the language. This all constitutes motivation for this study, considering that teaching ELF is not easy or simple, as it demands much more knowledge from the teacher and good materials to provide the necessary support. Thus, the general objective of this research was to critically analyze the LDLI Moderna Plus (Almeida, 2020), especially the genres and activities arising in units 1 to 6 of the material, in order to verify its contribution to the linguistic formation of young people , with a view to global citizenship. For this, the Moderna Plus, Teacher's Manual (ALMEIDA, 2020) and the student's book were analyzed, used in the state network of Rondônia between 2020 and 2023. This study, linked to the line of research Constitution and Interpretation of Text and Discourse , from the Postgraduate Program in Literature at the University of Passo Fundo, fits into the qualitative research paradigm, characterized as bibliographic and analytical, as its study focuses on LD. The results indicate that Moderna Plus has positive aspects to support the teaching of English, supporting the IL teacher, based on relevant and current themes and attractive activities. The book brings, in all analyzed units, oral and/or written genres, which favors contextualized learning, which can facilitate the use of IL in social practices. However, the book also has weaknesses, as it does not present the source of these genres, making it unclear whether they are authentic texts or not. Furthermore, when it comes to the lingua franca, Moderna Plus does not provide a significant variety of texts and/or countries, other than traditional ones, such as American and British English. Thus, the results reinforce the need for teachers to have good knowledge of the language they teach, in addition to theoretical knowledge on topics that facilitate the critical use of textbooks. We know that there is no perfect book. However, the trained/qualified teacher will be able to make good use of the book, making necessary additions with other materials, for example. |
Keywords: | Língua inglesa - Estudo e ensino Livros didáticos - Análise Análise do discurso Linguagem e línguas - Gênero |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | NASCIMENTO, André Agnaldo Sant'Anna do. Ensino e aprendizagem de língua inglesa no livro didático Moderna Plus: língua inglesa e formação para a cidadania. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2613 |
Issue Date: | 5-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023AndreAgnaldoS.doNascimento.pdf | Dissertação André Agnaldo Sant'Anna do Nascimento | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.