???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2611
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rosa, Andréia de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7472332731293232 | por |
dc.contributor.advisor1 | Toldo, Claudia Stumpf | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7927613573357678 | por |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T13:02:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Andréia de Souza. A constituição da coerência textual: uma análise de textos dissertativo-argumentativos do ENEM. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2611 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho insere-se no escopo dos estudos da Linguística do Texto e tem como objetivo refletir sobre como as metarregras de Michel Charolles subsidiam a construção da coerência nas produções de textos dissertativo-argumentativos do Enem. Encetamos da perspectiva de alçar uma base teórica para investigar o fenômeno da coerência à luz das metarregras de repetição e progressão. Por meio dessa observação, procuramos entender se há alguma alteração na condução da coerência textual quando efetivamente se estabelecem as metarregras de repetição e progressão, que exploram toda a dinâmica da coerência e que são recursos fundamentais para a organização textual. A investigação usou como bússola os estudos da Linguística Textual, com foco no fator de textualidade: coerência. Sendo assim, coloca-se como uma pesquisa de natureza aplicada quanto aos objetivos, é exploratória-descritiva em relação aos procedimentos técnicos; é de caráter bibliográfica no que tange ao desenvolvimento do conceito de texto e da coerência; e quanto à abordagem, qualitativa. A teoria das metarregras do linguista Michel Charolles (1978) é o centro da fundamentação teórica que também é ancorada em: Koch (1999; 2011), Travaglia (1985) e Marcuschi (1983, 2008), entre outros. Para a consolidação, temos como corpus da pesquisa três redações ¿ textos dissertativo-argumentativos no ENEM, nota mil. Iniciamos, no primeiro capítulo, abordando a linguística textual, o conceito de texto, os princípios de textualidade e o texto dissertativo-argumentativo, para, então, no segundo capítulo, direcionarmos os estudos para a coerência e as metarregras. Por fim, prosseguimos aos pressupostos metodológicos e à análise que foca nas metarregras de repetição e progressão, localizando pontos relacionados à progressão textual e observando recursos que impedem a repetição como pronominalização, definitivações, referenciações contextuais, substituições lexicais, recuperações pressuposicionais, retomadas de inferências. Os resultados deste estudo mostram que o uso das metarregras são basilares para a construção da coerência, contribuindo para a eficácia comunicativa dos textos escritos. Acreditamos que a investigação demonstrou que para a escrita do texto dissertativo-argumentativo o aluno necessita ter domínio dos mecanismos que estabelecem a coerência no texto, e que esses mecanismos potencializam a aprendizagem significativa do aluno. Além disso, o estudo contribuiu substancialmente para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas do professor, que poderá mobilizar técnicas e estratégias para ensinar a coerência, elemento imprescindível à construção de um bom texto. | por |
dc.description.abstract | This work falls within the scope of Text Linguistics studies and aims to reflect on how Michel Charolles' meta-rules support the construction of coherence in the production of Enem's dissertation-argumentative texts. We begin from the perspective of establishing a theoretical basis to investigate the phenomenon of coherence in light of the meta-rules of repetition and progression. Through this observation, we seek to understand whether there is any change in the conduct of textual coherence when the meta-rules of repetition and progression are effectively established, which explore the entire dynamics of coherence and which are fundamental resources for textual organization. The investigation used Textual Linguistics studies as a compass, focusing on the textuality factor: coherence. Therefore, it is considered an applied research in terms of objectives, it is exploratory-descriptive in relation to technical procedures; it is bibliographic in nature regarding the development of the concept of text and coherence; and regarding the approach, qualitative. The theory of meta-rules by linguist Michel Charolles (1978) is the center of the theoretical foundation that is also anchored in: Koch (1999; 2011), Travaglia (1985) and Marcuschi (1983, 2008), among others. For consolidation, we have three essays as a research corpus - dissertation-argumentative texts in ENEM, grade 1000. We begin, in the first chapter, by addressing textual linguistics, the concept of text, the principles of textuality and the dissertation-argumentative text, and then, in the second chapter, we direct the studies towards coherence and meta-rules. Finally, we proceed to the methodological assumptions and analysis that focuses on the meta-rules of repetition and progression, locating points related to textual progression and observing resources that prevent repetition such as pronominalization, definitions, contextual references, lexical substitutions, presuppositional recoveries, resumption of inferences. The results of this study show that the use of meta-rules is essential for building coherence, contributing to the communicative effectiveness of written texts. We believe that the investigation demonstrated that in order to write a dissertation-argumentative text, the student needs to have mastery of the mechanisms that establish coherence in the text, and that these mechanisms enhance the student's significant learning. Furthermore, the study contributed substantially to the improvement of the teacher's pedagogical practices, which will be able to mobilize techniques and strategies to teach coherence, an essential element in the construction of a good text. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-03-22T13:02:26Z No. of bitstreams: 1 2023AndreiadeSouzaRosa.pdf: 3354841 bytes, checksum: 70840eec8e85ab09f1c14c5bf3ae746d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-22T13:02:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023AndreiadeSouzaRosa.pdf: 3354841 bytes, checksum: 70840eec8e85ab09f1c14c5bf3ae746d (MD5) Previous issue date: 2023-12-18 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Lingüística | por |
dc.subject | Coesão (Linguística) | por |
dc.subject | Produção de texto | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | A constituição da coerência textual: uma análise de textos dissertativo-argumentativos do ENEM | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023AndreiadeSouzaRosa.pdf | Dissertação Andréia de Souza Rosa | 3.28 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.