Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2610
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O letramento nos anos finais do ensino fundamental à luz da Base Nacional Comum Curricular
???metadata.dc.creator???: Caetano, Amarildo Alves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Diedrich, Marlete Sandra
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho busca responder a seguinte questão: O que propõe a BNCC acerca da promoção do trabalho de letramento nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e que princípios teóricos e metodológicos estão alicerçados na proposta? É à busca de resposta para esta pergunta que a presente dissertação está voltada, perseguindo o tema a BNCC e o letramento nos anos finais do EF. O objetivo é refletir sobre a proposta de letramento apresentada na BNCC e suas possibilidades de execução. Para tanto, sustenta-se nos estudos da BNCC (Brasil, 2018a), além de Freire (1989), Gil (2012), Kleiman (2008), Lemke (2010), Nóvoa (2022), Soares (2004, 2009) e Elicker (2019). Em relação aos objetivos propostos, ao refletirmos acerca da proposta de letramento dos Anos Finais do EF à luz da BNCC e dos princípios teóricos e metodológicos mobilizados na concepção desta dissertação, ratificamos que a pesquisa é entendida como exploratória, já que se volta para a temática do letramento na BNCC com vistas a melhor delineá-lo e compreendê-lo.Para tanto, a pesquisa aqui exposta envolve três grandes etapas, a saber: 1) levantamento do tema letramento no escopo da BNCC, mais especificamente, no que concerne à proposta dos Anos Finais do EF; 2) busca de princípios e fundamentos teóricos que alicerçam a proposta da BNCC; 3) relação entre a proposta de trabalho de letramento na BNCC e os fundamentos teóricos contemporâneos em torno da temática para composição de um quadro geral do tema, com ilustração de um trabalho aplicado em uma turma do EF em escola pública do Estado de Rondônia na qual atuamos. Os resultados permitem afirmar que a BNCC realmente é um documento básico, essencial e fundamental para organizar de forma progressiva competências que levam os estudantes ao desenvolvimento pleno de habilidades de leitura, escrita e as multiplicidades do letramento dos gêneros textuais.
Abstract: This work seeks to answer the following question: What does BNCC propose regarding promotion of literacy work in the final years of Elementary School (EF) and what principles theoretical and methodological aspects are based on the proposal? It is in search of an answer to this question that this dissertation is focused on, pursuing the theme of BNCC and literacy in the final years of the EF. The objective is to reflect on the literacy proposal presented in the BNCC and its execution possibilities. To this end, it is based on BNCC studies (Brazil, 2018a), in addition to Freire (1989), Gil (2012), Kleiman (2008), Lemke (2010), Nóvoa (2022), Soares (2004, 2009) and Elicker (2019). In relation to the proposed objectives, the reflect on the literacy proposal for the Final Years of EF in light of the BNCC and the theoretical and methodological principles mobilized in the conception of this dissertation, we ratify that the research is understood as exploratory, as it focuses on the theme of literacy in BNCC with a view to better delineating and understanding it. To this end, the research presented here involves three major steps, namely: 1) survey of the literacy theme within the scope of BNCC, more specifically, with regard to the proposal for the Final Years of the EF; 2) search for principles and theoretical foundations that support the BNCC proposal; 3) relationship between proposal for literacy work at BNCC and the contemporary theoretical foundations in around the theme to compose a general picture of the theme, with an illustration of a work applied in an EF class in a public school in the State of Rondônia in which we act. The results allow us to affirm that the BNCC really is a basic document, essential and fundamental to progressively organize skills that lead students to fully develop reading, writing and multiplicities skills literacy of textual genres.
Keywords: Lingüística
Letramento
Currículos
Leitura - Prática
Educação básica
Base Nacional Comum Curricular
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: CAETANO, Amarildo Alves. O letramento nos anos finais do ensino fundamental à luz da Base Nacional Comum Curricular. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2610
Issue Date: 21-Nov-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023AmarildoAlvesCaetano.pdfDissertação Amarildo Alves Caetano7.86 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.