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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/260
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Milani, Cleovir José | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6136528769364486 | por |
dc.contributor.advisor1 | Kripka, Moacir | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7554233520986997 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T17:55:36Z | - |
dc.date.available | 2011-05-09 | - |
dc.date.issued | 2010-05-24 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/260 | - |
dc.description.resumo | A infraestrutura é requisito indispensável e determinante para o desenvolvimento econômico de um país, estando diretamente atrelada ao conjunto de suas atividades econômicas estruturais, servindo de fundamento para o desenvolvimento de outras atividades. Entre as muitas obras de infraestrutura, as pontes têm basilar importância no desenvolvimento dos municípios, do ponto de vista econômico e social, já que as estradas devem assegurar a entrada de insumos nas propriedades agrícolas, bem como o escoamento da produção e o livre deslocamento das populações. O objetivo deste trabalho é apresentar um levantamento das pontes existentes no município de Pato Branco, no estado do Paraná, visando identificar os danos mais recorrentes, para fornecer subsídios aos administradores, buscando assegurar o correto funcionamento da infraestrutura de transporte e objetivando a preservação do patrimônio público e segurança para o usuário. Com essa finalidade, o método utilizado para as inspeções e vistorias das pontes foi norteado pelas Normas Técnicas 010/2004 - PRO do DNIT e NBR 9452 (1986) da ABNT. A coleta de dados foi realizada por meio de visitas, com utilização do método visual e de registros fotográficos. Com o levantamento realizado, foram identificadas diversas manifestações patológicas tanto nas pontes de concreto como nas de madeira, tais como manchas por umidade, fissuras, corrosões, erosões, entupimentos dos drenos, deterioração da madeira, falta de verticalidade dos pilares e recalque de fundações, entre outros. Além disso, verificou-se pouca ou nenhuma manutenção existente nas pontes. Por fim, pode-se afirmar que a metodologia utilizada mostrou-se adequada, na medida em que forneceu um levantamento coerente da situação das pontes do município | por |
dc.description.abstract | Infrastructure is an indispensable and decisive requirement for the economic development of a country; it is directly linked to the set of structural economic activities and serves as the foundation for the development of other activities. Among the many works of infrastructure, the bridges have fundamental importance to the development of the cities, economically and socially speaking, because the roads are to ensure the entry of inputs on farms, as well as the disposal of products and free movement of populations. The aim of this study is to present a survey of the existing bridges in Pato Branco, Paraná State, identifying the most recurrent damages, in order to provide grants to administrators, seeking to ensure the correct functioning of the transport infrastructure and in the preservation of public property and security for the users. For this purpose, the method used for inspections and surveys of the bridges was guided by the Technical Standards 010/2004 - PRO DNIT and NBR 9452 (1986) ABNT. Data collection was conducted through visits, using the method of visual and photographic records. After the survey was done, we identified several pathological manifestations, both in concrete and wood bridges, such as moisture stains, cracks, corrosion, erosion, clogging of drains; wood decay, lack of verticality of the pillars and foundation repression, among others. Moreover, there was little or no maintenance on the existing bridges. Finally, we can say that the methodology used was appropriate since it provided a coherent survey of the situation concerning the bridges of the city | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T17:55:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010CleovirJoseMilaniparte1.pdf: 6236212 bytes, checksum: 4a92992df94b16a25cba0c163e6536ee (MD5) Previous issue date: 2010-05-24 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pontes - Pato Branco (PR) - Manutenção e reparos | por |
dc.subject | Engenharia civil | por |
dc.subject | Pontes - Avaliação | por |
dc.subject | Bridges - Pato Branco (PR) - Maintenance and repair | eng |
dc.subject | Civil engineering | eng |
dc.subject | Bridges - Evaluation | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS | por |
dc.title | Subsídios para o diagnóstico das pontes do sistema viário do município de Pato Branco - Paraná | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
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