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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Pensamento reflexivo e formação democrática em John Dewey
???metadata.dc.creator???: Schwengber, Ivan Luís 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dalbosco, Claudio Almir
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Neitzel, Odair
???metadata.dc.description.resumo???: A tese busca reconstruir o nexo entre educação e democracia, tendo como fio condutor a formação do pensamento reflexivo em John Dewey. Trata-se de uma investigação bibliográfica, de cunho hermenêutico, concentrando-se nos textos do referido autor, tomando como referência principal a obra Como Pensamos? Como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. A tese nasce e se constitui num momento sui generis da história das instituições democráticas no cenário internacional. Na atualidade, a educação pública, com suas escolas e seus professores, sofre ataque de vários os lados por organizações econômicas e de determinados grupos ideológicos, políticos e religiosos. Considerando este contexto, a presente pesquisa constituiu, com recurso ao pensamento de John Dewey, uma forma de enfrentamento formativo e intelectual para resistir reflexivamente mediante a atividade diuturna a partir da sala aula e da atividade docente. O objetivo da tese é reconstruir o pensamento reflexivo, como forma de vida democrática, capaz de vinculá-lo ao exercício da docência e à cooperação democrática. No primeiro capítulo o estudo problematiza o conceito de pensamento reflexivo, atendo-se à crença razoável e à assertiva garantida. O segundo capítulo investiga o aspecto formativo do pensamento reflexivo, concentrando-se especialmente nas disposições do sujeito agente, no aspecto formativo e constitutivo da categoria de experiência, bem como nas fases propostas por Dewey do próprio pensamento reflexivo. Tais aspectos constituem o núcleo formativo que sustenta a importância da experiência para agir de forma inteligente. O terceiro capítulo trata do aspecto educativo do pensamento reflexivo enquanto solução significativa de problemas. Considera-o sob à luz da teoria da curiosidade e dos três aspectos fundamentais de atribuição de significados, especialmente ao considerar os conceitos enquanto significados constituídos pela investigação científica e pela comunidade cooperativa. Esses são apresentados como decisivos à noção de democracia como forma de vida no espaço educativo, assim como nos espaços públicos democráticos mais amplos. Por fim, o quarto e último capítulo traz, de forma atualizada, ao contexto da sala de aula, as implicações da formação do pensamento reflexivo concebendo-o como uma disposição intelectual para a ação pedagógica num meio alterado pelas tecnologias da informação e da comunicação. A tese conclui que o desenvolvimento do pensamento reflexivo é condição para a formação de sujeitos autônomos capazes de cooperação e interação democrática constituindo-se, ao mesmo tempo, como referência indispensável para a reconstrução da democracia a cada nova geração.
Abstract: The thesis seeks to reconstruct the nexus between education and democracy, having as its guiding thread the formation of reflective thought in John Dewey. This is a bibliographical investigation, of a hermeneutic nature, focusing on the texts of the aforementioned author, taking as its main reference the work How We Think - How reflective thinking relates to the educational process: a re-exposition. The thesis was born and constituted at a sui generis moment in the history of democratic institutions on the international scene. Currently, public education, with its schools and teachers, is under attack from various sides by economic organizations and certain ideological, political and religious groups. Considering this context, the present research constituted, using John Dewey's thought, a form of formative and intellectual confrontation to resist reflexively through daytime activity from the classroom and teaching activity. The objective of the thesis is to reconstruct reflective thinking, as a form of democratic life, capable of linking it to the exercise of teaching and democratic cooperation. In the first chapter, the study problematizes the concept of reflective thinking, sticking to reasonable belief and guaranteed assertion. The second chapter investigates the formative aspect of reflective thought, focusing especially on the dispositions of the acting subject, on the formative and constitutive aspect of the category of experience, as well as on the phases proposed by Dewey of reflective thought itself. Such aspects constitute the formative core that supports the importance of experience to act intelligently. The third chapter deals with the educational aspect of reflective thinking as meaningful problem solving. Consider it in light of the theory of curiosity and the three fundamental aspects of attributing meanings, especially when considering concepts as meanings constituted by scientific research and the cooperative community. These are presented as decisive for the notion of democracy as a way of life in the educational space, as well as in broader democratic public spaces. Finally, the fourth and final chapter brings, in an updated way, to the classroom context, the implications of the formation of reflective thinking, conceiving it as an intellectual disposition for pedagogical action in an environment altered by information and communication technologies. The thesis concludes that the development of reflective thinking is a condition for the formation of autonomous subjects capable of cooperation and democratic interaction, constituting, at the same time, an indispensable reference for the reconstruction of democracy with each new generation.
Keywords: Educação - Filosofia
Teoria da autoconsciência
Democracia e educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SCHWENGBER, Ivan Luís. Pensamento reflexivo e formação democrática em John Dewey. 2023. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2604
Issue Date: 29-Nov-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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