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dc.creatorRamos, Sirlene Borges da Silva-
dc.creator.Latteshttp:/lattes.cnpg.brl1451306470814725por
dc.contributor.advisor1Diedrich, Marlete Sandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6782277245474708por
dc.date.accessioned2024-01-24T13:22:34Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.citationRAMOS, Sirlene Borges da Silva. Princípios para uma proposta de trabalho com narrativa no ensino fundamental. 2023. 52 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2593-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo principal apresentar uma reflexão acerca da produção de narrativas, pautada em princípios teórico-metodológicos derivados dos estudos bakhtinianos acerca de exotopia e cronotopo, tendo em vista uma proposta de trabalho com narrativa no Ensino Fundamental à luz da teoria bakhtiniana. O objeto de estudo consistiu de quatro narrativas que compõem a obra Minhas histórias são suas histórias: o que sentimos com o isolamento, de Luciana Savaget (2021). Segundo Bakhtin (1997), a linguagem é formada por enunciados e eles refletirão condições específicas às finalidades de cada campo, não somente pela sua temática e estilo da linguagem empregada. Dessa forma, a pergunta investigativa foi: que princípios teórico-metodológicos fundamentam a reflexão acerca de narrativas produzidas na obra Minhas histórias são suas histórias: o que sentimos com o isolamento? Metodologicamente, o estudo adotou os procedimentos da pesquisa bibliográfica, com análise de narrativas a partir de dois princípios bakhtinianos: 1) o exotópico e 2) o cronotopo. As narrativas analisadas evidenciaram o olhar do narrador acerca do tempo e espaço, bem como a influência que o meio exerce na escrita, além da propagação de novos hábitos assumidos como posturas fixas na ação humana a partir de experiências e medidas adotadas para garantir a seguridade. Concluiu-se que as narrativas se constituem a partir do olhar múltiplo e dialógico dos autores - exotópico - sobre o objeto ou acontecimento narrado e a construção do tempo aliado ao espaço da narrativa - cronotopo - para que as construções possam dar sentido em todo o texto, propiciando uma importante discussão ao se considerar a ação de narrar um momento vivenciadopor
dc.description.abstractThis work's main objective is to present a reflection on the production of narratives, based on theoretical-methodological principles derived from Bakhtinian studies on exotopy and chronotope, in view to propose a working with narrative in Elementary Education in the light of Bakhtinian theory. The object of study consisted of four narratives that are part of the book My stories are your stories: what we feel about isolation? (Minhas histórias são suas histórias: o que sentimos com o isolamento?), by Luciana Savaget (2021). According to Bakhtin (1997), language is formed by statements and they will reflect specific conditions for the purposes of each field, not only due to its theme and language style used. Thus, the investigative question was: what theoretical-methodological principles underlie the reflection on narratives produced in the work My stories are your stories: what we feel about isolation? Methodologically, the study adopted bibliographical research procedures, with narrative analysis based on two Bakhtinian principles: 1) the exotopic and 2) the chronotope. The narratives analyzed highlighted the narrator's view of time and space, as well as the environment influence on writing, in addition to the propagation of new habits assumed as fixed postures in human action based on experiences and measures adopted to guarantee safety. It was concluded that the narratives are constituted from the multiple and dialogical look of the authors - exotopic - on the object or event narrated and the construction of time combined with the space of the narrative - chronotope - so that the constructions can give meaning to the entire text, providing an important discussion when considering the action of narrating an experienced momenteng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-01-24T13:22:34Z No. of bitstreams: 1 2023SirleneBorgesdaSilvaRamos.pdf: 2414510 bytes, checksum: 07442cb6ce5f204fbf377cc5a845731a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-24T13:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023SirleneBorgesdaSilvaRamos.pdf: 2414510 bytes, checksum: 07442cb6ce5f204fbf377cc5a845731a (MD5) Previous issue date: 2023-11-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSavaget, Luciana - Análise do discursopor
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975 - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titlePrincípios para uma proposta de trabalho com narrativa no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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