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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2584
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Maldaner, Luciane | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7299730755523066 | por |
dc.contributor.advisor1 | Marcon, Telmo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7659184664426945 | por |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T17:22:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
dc.identifier.citation | MALDANER, Luciane. Políticas públicas educacionais para a equidade de gênero : possibilidades de práticas democráticas. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, 2023 . | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2584 | - |
dc.description.resumo | A dissertação “Políticas públicas educacionais para a equidade de gênero: possibilidades e práticas democráticas”, desenvolvida no âmbito da linha de Políticas educacionais do PPGEdu/UPF, tem por objetivo compreender a historicidade dos discursos e práticas estruturadas no patriarcado que naturalizam ações discriminatórias contra mulheres e comunidade LGBTQIAPN+. Dessa forma, possibilita-se pensar o poder transformador de uma educação pública, laica e democrática que questiona discursos antidemocráticos que legitimam a violência contra a mulher, ancorados em princípios que se definem como defensores da família e da moral cristã. A pesquisa intenta historicizar os fundamentos da cultura patriarcal discriminadora, que naturalizam a exclusão de gênero, ao conectar a análise do papel que as políticas educacionais desempenham na consolidação de uma perspectiva democrática emancipadora de educação. Por conseguinte, além de compreender as políticas públicas educacionais para a equidade de gênero como um poder para efetivar relações cidadãs e democráticas, propõe-se alternativas às barreiras que os pesquisadores e professores enfrentam em um contexto de criação de um pânico moral em torno da categoria de análise “gênero”. A metodologia que norteou o trabalho primou por uma perspectiva qualitativa, ancorada em fontes bibliográficas e documentais de políticas educacionais e em alguns dados estatísticos sobre a discriminação e a violência de gênero. A pesquisa está estruturada em três capítulos, mais a introdução e conclusão. No primeiro capítulo, objetiva-se analisar, por um lado, a estrutura cultural do patriarcalismo e como ele se mantém vivo e atual, gerando violência e discriminações; por outro, visa mostrar que há também espaços para as lutas históricas em defesa da equidade de gênero. No segundo capítulo são analisadas as políticas educacionais em defesa da equidade de gênero, ou seja, os arcabouços legais que asseguram os direitos de igualdade às mulheres e a todos os cidadãos. Procura-se mostrar que são várias as conquistas políticas e educacionais em defesa da igualdade de gênero. As Conferências Nacionais de Educação, assim como o Plano Nacional de Educação (2014-2024), atestam esses avanços. Todavia, indica-se que, aos poucos, esses foram sendo corroídos por discursos, políticas e práticas antidemocráticas, homofóbicas e excludentes. O terceiro capítulo avança nessa direção e busca pensar na educação como possibilidade para enfrentar o bolsonarismo e sua retórica do ódio. A pesquisa forneceu condições para uma autorreflexão sobre a opressão de gênero, bem como para pensar instrumentais existentes que permitam avançar numa educação que assegure os direitos fundamentais. Tais instrumentais auxiliam também na superação de um sistema de crenças responsável pela ascensão da extrema direita e seu repertório de Fake News sobre a suposta “Ideologia de Gênero”, “Kit Gay” e a “Escola sem Partido”, fenômenos calcados em uma subjetividade autoritária e antidemocrática. Conclui-se que o olhar feminista para as relações de poder estruturados na dominação masculina possibilita pensar práticas democráticas educacionais para a equidade de gênero, tanto no âmbito das políticas públicas educacionais para a equidade de gênero quanto nas práticas docentes feministas, cenário que só pode ser concretizado em um Estado democrático. | por |
dc.description.abstract | The dissertation titled "Educational Public Policies for Gender Equity: Possibilities and Democratic Practices," developed within the scope of the Educational Policies line of the Graduate Program in Education at UPF, aims to understand the historicity of discourses and practices structured in patriarchy that naturalize discriminatory actions against women and the LGBTQIAPN+ community. In this way, it allows us to consider the transformative power of a public, secular, and democratic education that questions antidemocratic discourses legitimizing violence against women, anchored in principles that define themselves as defenders of family and Christian morality. The research intends to historicize the foundations of the discriminatory patriarchal culture, which naturalize gender exclusion, by connecting the analysis of the role that educational policies play in the consolidation of a democratic-emancipatory perspective on education. Therefore, in addition to understanding educational public policies for gender equity as a power to realize citizen and democratic relationships, alternatives are proposed to the barriers that researchers and teachers face in a context of moral panic around the analytical category of "gender." The methodology that guided the work privileged a qualitative perspective, anchored in bibliographic and documentary sources of educational policies, as well as some statistical data on gender discrimination and violence. The research is structured into three chapters, in addition to the introduction and conclusion. The first chapter aims to analyze, on the one hand, the cultural structure of patriarchy and how it remains alive and current, generating violence and discrimination; on the other hand, it seeks to demonstrate that there are also spaces for historical struggles in defense of gender equity. The second chapter examines educational policies in defense of gender equity, that is, the legal frameworks that guarantee equality rights for women and all citizens. It seeks to show that there have been several political and educational achievements in defense of gender equality. The National Conferences on Education, as well as the National Education Plan (2014-2024), attest to these advances. However, it is indicated that gradually, these gains have been eroded by antidemocratic, homophobic, and exclusionary discourses, policies, and practices. The third chapter moves in this direction and seeks to consider education as a possibility to confront Bolsonarism and its rhetoric of hate. The research provided conditions for self-reflection on gender oppression, as well as for thinking about existing tools that allow progress in an education that ensures fundamental rights. These tools also help overcome a belief system responsible for the rise of the far right and its repertoire of Fake News regarding the supposed "Gender Ideology," "Gay Kit," and "School Without Party," phenomena based on an authoritarian and antidemocratic subjectivity. It is concluded that the feminist perspective on power relations structured in male domination enables the consideration of democratic educational practices for gender equity, both in the scope of educational public policies for gender equity and in feminist teaching practices, a scenario that can only be realized in a democratic state. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2024-01-23T17:22:09Z No. of bitstreams: 1 2023LucianeMaldaner.pdf: 1001529 bytes, checksum: e290156d4e32f499f307cd5c2d28d1a9 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-23T17:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023LucianeMaldaner.pdf: 1001529 bytes, checksum: e290156d4e32f499f307cd5c2d28d1a9 (MD5) Previous issue date: 2023-02-08 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação e Estado | por |
dc.subject | Democracia e educação | por |
dc.subject | Igualdade - Gênero | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Políticas públicas educacionais para a equidade de gênero : possibilidades de práticas democráticas | por |
dc.title.alternative | Educational public policies for gender equity: possibilities for democratic practices | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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2023LucianeMaldaner.pdf | Dissertação Luciane Maldaner | 978.06 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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