???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2577
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fonseca, Alemmar Ferreira da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5240821010298093 | por |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Gisele Benck de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8169915449534079 | por |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T16:44:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Alemmar Ferreira da. O letramento crítico na aula de espanhol para ensino médio a partir do gênero textual infográfico. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2577 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como temática o desenvolvimento do letramento crítico em Língua Espanhola entre estudantes, a partir de aspectos interativos que empregam textos multimodais, especificamente o infográfico, em sala de aula de Língua Espanhola. O problema de pesquisa, portanto, é: "Como desenvolver o letramento crítico nas aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio a partir do gênero textual infográfico?". Para tanto, possui, como objetivo geral, propor uma sequência didática que promova o desenvolvimento do letramento crítico nos alunos de Língua Espanhola no Ensino Médio, mobilizando suas competências e habilidades por meio do gênero textual infográfico. Sendo assim, este estudo propõe a elaboração e análise de uma sequência didática e insere-se na linha de pesquisa "Constituição e interpretação do texto e do discurso", do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Justifica-se a escolha pelo infográfico porque o gênero possibilita uma interface técnica com os documentos normativos e regulatórios para que se possa trabalhar com os estudantes, conforme aponta a BNCC (2018a). Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se em teóricos como Bakhtin (2011), Leffa (2007), Dolz e Schneuwly (2004) e outros. Para atingir o objetivo geral e responder ao problema de pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: verificar em documentos norteadores quais são as perspectivas adotadas em relação ao ensino de Língua Espanhola; propor atividades que contemplem escrita leitura e oralidade, habilidades necessárias para o ensino de espanhol considerando os eixos da BNCC; e averiguar, sob a luz do letramento crítico, se a proposta didática contribui para o ensino-aprendizagem das habilidades de compreensão e de produção para alunos de espanhol do Ensino Médio. A pesquisa e o planejamento foram executados com base no letramento crítico para a aquisição das cinco competências mínimas do espanhol. Por conseguinte, o estudo, é de abordagem qualitativa, apresenta quatro etapas de elaboração. Por fim, o quinto capítulo descreve o plano da sequência didática de um tema relevante em Língua Espanhola, seguindo todos os pressupostos metodológicos estabelecidos neste estudo. Como resultados, verificam-se contribuições substanciais para o campo do ensino de línguas estrangeiras, mais especificamente no contexto das aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio, sob a perspectiva do desenvolvimento do letramento crítico e da promoção de uma aprendizagem significativa, considerando a ausência de livros de Língua Espanhola no PNLD e a busca pela formação de cidadãos críticos e engajados. As conclusões derivadas desta investigação podem ser delineadas da seguinte maneira: em relação à proposição da sequência didática, constatou-se que essa abordagem apresentou um potencial considerável para promover o desenvolvimento do letramento crítico em alunos, pois a seleção do tema Día de los muertos permitiu não apenas a exploração das habilidades linguísticas, mas também a compreensão e valorização da diversidade cultural, proporcionando um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e reflexão. No âmbito das limitações e recomendações para futuras pesquisas, é importante ressaltar que esta pesquisa proporciona um ponto de partida para a exploração do letramento crítico nas aulas de Língua Espanhola, sendo fundamental expandi-la para um ambiente de sala de aula real, considerando diferentes contextos educacionais e demográficos. Além disso, enriquecer ainda mais a compreensão do impacto do letramento crítico no desenvolvimento das habilidades dos alunos | por |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como temática o desenvolvimento do letramento crítico em Língua Espanhola entre estudantes, a partir de aspectos interativos que empregam textos multimodais, especificamente o infográfico, em sala de aula de Língua Espanhola. O problema de pesquisa, portanto, é: "Como desenvolver o letramento crítico nas aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio a partir do gênero textual infográfico?". Para tanto, possui, como objetivo geral, propor uma sequência didática que promova o desenvolvimento do letramento crítico nos alunos de Língua Espanhola no Ensino Médio, mobilizando suas competências e habilidades por meio do gênero textual infográfico. Sendo assim, este estudo propõe a elaboração e análise de uma sequência didática e insere-se na linha de pesquisa "Constituição e interpretação do texto e do discurso", do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Justifica-se a escolha pelo infográfico porque o gênero possibilita uma interface técnica com os documentos normativos e regulatórios para que se possa trabalhar com os estudantes, conforme aponta a BNCC (2018a). Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se em teóricos como Bakhtin (2011), Leffa (2007), Dolz e Schneuwly (2004) e outros. Para atingir o objetivo geral e responder ao problema de pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: verificar em documentos norteadores quais são as perspectivas adotadas em relação ao ensino de Língua Espanhola; propor atividades que contemplem escrita leitura e oralidade, habilidades necessárias para o ensino de espanhol considerando os eixos da BNCC; e averiguar, sob a luz do letramento crítico, se a proposta didática contribui para o ensino-aprendizagem das habilidades de compreensão e de produção para alunos de espanhol do Ensino Médio. A pesquisa e o planejamento foram executados com base no letramento crítico para a aquisição das cinco competências mínimas do espanhol. Por conseguinte, o estudo, é de abordagem qualitativa, apresenta quatro etapas de elaboração. Por fim, o quinto capítulo descreve o plano da sequência didática de um tema relevante em Língua Espanhola, seguindo todos os pressupostos metodológicos estabelecidos neste estudo. Como resultados, verificam-se contribuições substanciais para o campo do ensino de línguas estrangeiras, mais especificamente no contexto das aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio, sob a perspectiva do desenvolvimento do letramento crítico e da promoção de uma aprendizagem significativa, considerando a ausência de livros de Língua Espanhola no PNLD e a busca pela formação de cidadãos críticos e engajados. As conclusões derivadas desta investigação podem ser delineadas da seguinte maneira: em relação à proposição da sequência didática, constatou-se que essa abordagem apresentou um potencial considerável para promover o desenvolvimento do letramento crítico em alunos, pois a seleção do tema Día de los muertos permitiu não apenas a exploração das habilidades linguísticas, mas também a compreensão e valorização da diversidade cultural, proporcionando um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e reflexão. No âmbito das limitações e recomendações para futuras pesquisas, é importante ressaltar que esta pesquisa proporciona um ponto de partida para a exploração do letramento crítico nas aulas de Língua Espanhola, sendo fundamental expandi-la para um ambiente de sala de aula real, considerando diferentes contextos educacionais e demográficos. Além disso, enriquecer ainda mais a compreensão do impacto do letramento crítico no desenvolvimento das habilidades dos alunos | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2023-12-22T16:44:56Z No. of bitstreams: 1 2023AlemmarFerreiradaFonseca.pdf: 1876413 bytes, checksum: be8da4f99819ad343c271d24c001af40 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-22T16:44:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023AlemmarFerreiradaFonseca.pdf: 1876413 bytes, checksum: be8da4f99819ad343c271d24c001af40 (MD5) Previous issue date: 2023-10-09 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Língua espanhola - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.title | O letramento crítico na aula de espanhol para ensino médio a partir do gênero textual infográfico | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023AlemmarFerreiradaFonseca.pdf | Dissertação Alemmar Ferreira da Fonseca | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.