Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2577
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFonseca, Alemmar Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5240821010298093por
dc.contributor.advisor1Moraes, Gisele Benck de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8169915449534079por
dc.date.accessioned2023-12-22T16:44:56Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.citationFONSECA, Alemmar Ferreira da. O letramento crítico na aula de espanhol para ensino médio a partir do gênero textual infográfico. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2577-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como temática o desenvolvimento do letramento crítico em Língua Espanhola entre estudantes, a partir de aspectos interativos que empregam textos multimodais, especificamente o infográfico, em sala de aula de Língua Espanhola. O problema de pesquisa, portanto, é: "Como desenvolver o letramento crítico nas aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio a partir do gênero textual infográfico?". Para tanto, possui, como objetivo geral, propor uma sequência didática que promova o desenvolvimento do letramento crítico nos alunos de Língua Espanhola no Ensino Médio, mobilizando suas competências e habilidades por meio do gênero textual infográfico. Sendo assim, este estudo propõe a elaboração e análise de uma sequência didática e insere-se na linha de pesquisa "Constituição e interpretação do texto e do discurso", do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Justifica-se a escolha pelo infográfico porque o gênero possibilita uma interface técnica com os documentos normativos e regulatórios para que se possa trabalhar com os estudantes, conforme aponta a BNCC (2018a). Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se em teóricos como Bakhtin (2011), Leffa (2007), Dolz e Schneuwly (2004) e outros. Para atingir o objetivo geral e responder ao problema de pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: verificar em documentos norteadores quais são as perspectivas adotadas em relação ao ensino de Língua Espanhola; propor atividades que contemplem escrita leitura e oralidade, habilidades necessárias para o ensino de espanhol considerando os eixos da BNCC; e averiguar, sob a luz do letramento crítico, se a proposta didática contribui para o ensino-aprendizagem das habilidades de compreensão e de produção para alunos de espanhol do Ensino Médio. A pesquisa e o planejamento foram executados com base no letramento crítico para a aquisição das cinco competências mínimas do espanhol. Por conseguinte, o estudo, é de abordagem qualitativa, apresenta quatro etapas de elaboração. Por fim, o quinto capítulo descreve o plano da sequência didática de um tema relevante em Língua Espanhola, seguindo todos os pressupostos metodológicos estabelecidos neste estudo. Como resultados, verificam-se contribuições substanciais para o campo do ensino de línguas estrangeiras, mais especificamente no contexto das aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio, sob a perspectiva do desenvolvimento do letramento crítico e da promoção de uma aprendizagem significativa, considerando a ausência de livros de Língua Espanhola no PNLD e a busca pela formação de cidadãos críticos e engajados. As conclusões derivadas desta investigação podem ser delineadas da seguinte maneira: em relação à proposição da sequência didática, constatou-se que essa abordagem apresentou um potencial considerável para promover o desenvolvimento do letramento crítico em alunos, pois a seleção do tema Día de los muertos permitiu não apenas a exploração das habilidades linguísticas, mas também a compreensão e valorização da diversidade cultural, proporcionando um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e reflexão. No âmbito das limitações e recomendações para futuras pesquisas, é importante ressaltar que esta pesquisa proporciona um ponto de partida para a exploração do letramento crítico nas aulas de Língua Espanhola, sendo fundamental expandi-la para um ambiente de sala de aula real, considerando diferentes contextos educacionais e demográficos. Além disso, enriquecer ainda mais a compreensão do impacto do letramento crítico no desenvolvimento das habilidades dos alunospor
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como temática o desenvolvimento do letramento crítico em Língua Espanhola entre estudantes, a partir de aspectos interativos que empregam textos multimodais, especificamente o infográfico, em sala de aula de Língua Espanhola. O problema de pesquisa, portanto, é: "Como desenvolver o letramento crítico nas aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio a partir do gênero textual infográfico?". Para tanto, possui, como objetivo geral, propor uma sequência didática que promova o desenvolvimento do letramento crítico nos alunos de Língua Espanhola no Ensino Médio, mobilizando suas competências e habilidades por meio do gênero textual infográfico. Sendo assim, este estudo propõe a elaboração e análise de uma sequência didática e insere-se na linha de pesquisa "Constituição e interpretação do texto e do discurso", do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Justifica-se a escolha pelo infográfico porque o gênero possibilita uma interface técnica com os documentos normativos e regulatórios para que se possa trabalhar com os estudantes, conforme aponta a BNCC (2018a). Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se em teóricos como Bakhtin (2011), Leffa (2007), Dolz e Schneuwly (2004) e outros. Para atingir o objetivo geral e responder ao problema de pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: verificar em documentos norteadores quais são as perspectivas adotadas em relação ao ensino de Língua Espanhola; propor atividades que contemplem escrita leitura e oralidade, habilidades necessárias para o ensino de espanhol considerando os eixos da BNCC; e averiguar, sob a luz do letramento crítico, se a proposta didática contribui para o ensino-aprendizagem das habilidades de compreensão e de produção para alunos de espanhol do Ensino Médio. A pesquisa e o planejamento foram executados com base no letramento crítico para a aquisição das cinco competências mínimas do espanhol. Por conseguinte, o estudo, é de abordagem qualitativa, apresenta quatro etapas de elaboração. Por fim, o quinto capítulo descreve o plano da sequência didática de um tema relevante em Língua Espanhola, seguindo todos os pressupostos metodológicos estabelecidos neste estudo. Como resultados, verificam-se contribuições substanciais para o campo do ensino de línguas estrangeiras, mais especificamente no contexto das aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio, sob a perspectiva do desenvolvimento do letramento crítico e da promoção de uma aprendizagem significativa, considerando a ausência de livros de Língua Espanhola no PNLD e a busca pela formação de cidadãos críticos e engajados. As conclusões derivadas desta investigação podem ser delineadas da seguinte maneira: em relação à proposição da sequência didática, constatou-se que essa abordagem apresentou um potencial considerável para promover o desenvolvimento do letramento crítico em alunos, pois a seleção do tema Día de los muertos permitiu não apenas a exploração das habilidades linguísticas, mas também a compreensão e valorização da diversidade cultural, proporcionando um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e reflexão. No âmbito das limitações e recomendações para futuras pesquisas, é importante ressaltar que esta pesquisa proporciona um ponto de partida para a exploração do letramento crítico nas aulas de Língua Espanhola, sendo fundamental expandi-la para um ambiente de sala de aula real, considerando diferentes contextos educacionais e demográficos. Além disso, enriquecer ainda mais a compreensão do impacto do letramento crítico no desenvolvimento das habilidades dos alunosspa
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2023-12-22T16:44:56Z No. of bitstreams: 1 2023AlemmarFerreiradaFonseca.pdf: 1876413 bytes, checksum: be8da4f99819ad343c271d24c001af40 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-22T16:44:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023AlemmarFerreiradaFonseca.pdf: 1876413 bytes, checksum: be8da4f99819ad343c271d24c001af40 (MD5) Previous issue date: 2023-10-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua espanhola - Estudo e ensinopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleO letramento crítico na aula de espanhol para ensino médio a partir do gênero textual infográficopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023AlemmarFerreiradaFonseca.pdfDissertação Alemmar Ferreira da Fonseca1.83 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.