???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2576
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Sequência didática como instrumento para a mobilização das capacidades de linguagem no ensino da produção do gênero artigo de opinião |
???metadata.dc.creator???: | Lima, Elisandro Félix de |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Toldo, Claudia Stumpf |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste trabalho, objetivamos demonstrar a importância da sequência didática, de inspiração genebrina, enquanto instrumento fundamental para promover as capacidades de linguagem no processo de ensino da produção do gênero artigo de opinião. Partimos da necessidade de levantarmos uma base teórica e metodológica dos procedimentos do dispositivo sequência didática, a fim de contribuirmos com a formação continuada dos professores que atuam diretamente com o ensino do nivelamento de língua portuguesa, no programa das escolas em tempo integral, no estado de Rondônia. Dessa forma, por meio desta investigação, procuramos responder qual a importância da sequência didática, no contexto de ensino de língua portuguesa e, em específico, de que forma ela pode ser usada para a mobilização das capacidades de linguagem no processo de ensino da produção do gênero artigo de opinião. A investigação orientou-se pelos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo e da Linguística Aplicada, em especial, sobre as capacidades de linguagem enquanto aptidões requeridas no processo de recepção e produção de textos, os gêneros textuais como objetos de ensino de língua e as sequências didáticas enquanto conjunto de atividades práticas, ordenadas e ligadas entre si, para alcançar determinados objetivos de aprendizagem. Para isso, apoiamo-nos em teóricos que discutem sobre esses temas: Bronckart (2006); Bakhtin (2016); Marcuschi (2010); Gondim (2012); Cristovão (2013); Costa-Hübes e Simioni (2014); Dolz, Pasquier e Bronckart (2017); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Casseb-Galvão e Duarte (2018) entre outros. Como metodologia, além de um estudo bibliográfico a respeito do dispositivo sequência didática, ensino de gênero e capacidades de linguagem, elaboramos uma sequência didática de forma que as atividades organizadas pudessem mobilizar as capacidades de linguagem essenciais para a produção do gênero artigo de opinião. Para análise desse procedimento, elaboramos um quadro para demonstrar de que forma o professor pode promover a mobilização das capacidades de linguagem no processo de ensino da escrita, por meio do instrumento sequência didática. Nossos resultados apontaram que em relação à ação de ensinar a escrita do gênero artigo de opinião, a sequência didática, de inspiração genebrina, pode ser um excelente instrumento para o planejamento e a organização de atividades, já que por ser um recurso de longa duração, pode favorecer no aprofundamento do conteúdo a ser ensinado, além disso, esse procedimento, demonstra ser essencial para promover o desenvolvimento das capacidades de linguagem em situações de recepção e produção de textos. Por fim, esperamos que esses resultados possam contribuir com o avanço científico na área da Linguística Aplicada e que sirvam como inspiração para o surgimento de novos estudos sobre o tema, principalmente, pelos docentes que atuam com o ensino do nivelamento de língua portuguesa no estado de Rondônia |
Abstract: | In this project work, the aim is to demonstrate the importance of the didactics sequence, inspired by geneva, as a fundamental instrument to promote language skills in the process of teaching the production of the opinion article genre. We started from the necessity to raise a theoretical and methodological basis of the procedures of the device didactic sequence, in order to contribute to the continuing education of teachers who work directly with the teaching leveling of Portuguese language, in the full-time school program, in the state of Rondônia. In that way, through this investigation, we tried to answer what is the importance of the didactic sequence in the context of Portuguese language teaching and, specifically, how it can be used to mobilize language skills in the process of teaching the production of the opinion article genre. The research is guided by studies of Sociodiscursive Interactionism and Applied Linguistics, in particular on language skills as aptitudes required in the process of receiving and producing texts textual genres as language teaching objects and didactics sequences as a set of practical activities, ordered and linked together to achieve certain learning objectives. For this, we rely on theorists who discuss these topics: Bronckart (2006); Bakhtin (2016); Marcuschi (2010); Gondim (2012); Cristovao (2013); Costa-Hübes and Simioni (2014); Dolz, Pasquier and Bronckart (2017); Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004); Casseb-Galvão and Duarte (2018) among others. As a methodology, in addition to a bibliographical study regarding the didactic sequence device, genre textual teaching and language skills, we elaborated a didactic sequence so that the organized activities could mobilize the essential language skills for the production of the opinion article genre. To analyze this procedure, we developed a chart to demonstrate how the teacher can promote the mobilization of language skills in the process of writing teaching, through the didactic sequence instrument. Our results showed that in relation to the action of teaching the essay of the opinion article genre, the didactic sequence, inspired by Geneva, can be an excellent tool for planning and organizing activities, since, as it is a long-term resource, , can favor the deepening of the content to be taught, in addition, this procedure proves to be essential to promote the development of language skills in situations of reception and production of texts. Finally, we hope that these results can contribute to the scientific advance in the area of Applied Linguistics and that they help as an inspiration for the introduction of new studies on the subject, mainly, by the teachers who participate in the teaching of leveling Portuguese language in the state of Rondônia |
Keywords: | Lingüística Língua portuguesa - Estudo e ensino Didática |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | LIMA, Elisandro Félix de. Sequência didática como instrumento para a mobilização das capacidades de linguagem no ensino da produção do gênero artigo de opinião. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2576 |
Issue Date: | 7-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023ElisandroFelixdeLima.pdf | Dissertação Elisandro Felix de Lima | 4.9 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.