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dc.creatorDal Magro, Maria Lúcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917235664417707por
dc.contributor.advisor1Fioreze, Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0042420942779752por
dc.contributor.advisor-co1Gonçalves, Carla Beatrice Crivellaro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1343071938334566por
dc.date.accessioned2023-12-22T12:02:56Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationDAL MAGRO, Maria Lúcia. Formação interdisciplinar em saúde para o cuidado integral do idoso : um estudo da percepção dos egressos do curso de graduação em enfermagem. 2023. 46 f. Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2564-
dc.description.resumoPromover o envelhecimento ativo e saudável por meio do cuidado integral interdisciplinar às pessoas idosas representa uma estratégia importante para o enfrentamento das demandas do envelhecimento, o que se coloca como desafio na formação dos profissionais da saúde. O objetivo do trabalho foi conhecer a percepção dos profissionais egressos de cursos de graduação em enfermagem quanto ao desenvolvimento, em seu processo de formação na graduação, das competências interdisciplinares necessárias para o cuidado integral do idoso. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e de campo realizado com enfermeiros participantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade de Passo Fundo no ano de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, individualizada e iniciou somente após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos respondentes. Os dados foram analisados com base na metodologia da análise de conteúdo. Participaram 10 enfermeiros que tiveram sua formação em universidades comunitárias, particulares e públicas, nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O ano de ingresso na graduação variou entre 2013 e 2017 e o ano de conclusão entre 2019 e 2022. Quatro participantes estavam no primeiro ano de residência (R1) e seis no segundo ano (R2) do Programa. A compreensão dos profissionais egressos de cursos de graduação em enfermagem foi, de maneira geral, de que sua formação não proporcionou suficiente interação entre as diferentes áreas do conhecimento e entre teoria e prática, assim refletindo no desenvolvimento das competências interdisciplinares ao cuidado integral ao idoso.por
dc.description.abstractPromoting active and healthy aging through comprehensive interdisciplinary care for the elderly represents an important strategy for coping with the demands of aging, which poses a challenge in the training of health professionals. The objective of this study was to know the perception of professionals who graduated from undergraduate nursing courses regarding the development, in their undergraduate training process, of the interdisciplinary skills necessary for comprehensive care for the elderly. This is a qualitative, descriptive and field study carried out with nurses participating in the Multiprofessional Residency Program in Health at the University of Passo Fundo in the year 2022. Data collection was carried out through semi-structured, individualized interviews and started only after approval by the Research Ethics Committee and signature of the Free and Informed Consent Form by the respondents. Data were analyzed based on the methodology of content analysis. Participants were 10 nurses who had their training in community, private and public universities in the states of Rio Grande do Sul and Santa Catarina.The year of admission to graduation varied between 2013 and 2017 and the year of conclusion between 2019 and 2022. Four participants were in the first year of residency (R1) and six in the second year (R2) of the Program. The understanding of professionals who graduated from undergraduate nursing courses was, in general, that their training did not provide enough interaction between different areas of knowledge and between theory and practice, thus reflecting on the development of interdisciplinary skills for comprehensive care for the elderly.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Chilvavert (chilavert@upf.br) on 2023-12-22T12:02:56Z No. of bitstreams: 1 2023marialuciadalmagro.pdf: 985694 bytes, checksum: f4788de426f0df86a4147e2389691c20 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-22T12:02:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023marialuciadalmagro.pdf: 985694 bytes, checksum: f4788de426f0df86a4147e2389691c20 (MD5) Previous issue date: 2023-06-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Saúde - ISpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Envelhecimento Humanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectIdosos - Saúde e higienepor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subject.cnpqSAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.titleFormação interdisciplinar em saúde para o cuidado integral do idoso : um estudo da percepção dos egressos do curso de graduação em enfermagempor
dc.title.alternativeInterdisciplinary training in health for comprehensive care for the elderly : a study of the perception of graduates from the undergraduate nursing courseeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

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