???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2559
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Zamprogna, Manuela Peixoto | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8040362512104442 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dalbosco, Claudio Almir | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1671875455751185 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos Filho, Francisco Carlos dos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6203612431061078 | por |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T00:53:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-04 | - |
dc.identifier.citation | ZAMPROGNA, Manuela Peixoto. O cuidado e a ética da transferência : um diálogo entre Freud e Foucault. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2559 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de mestrado visa apontar interlocuções entre a posição do analista na dinâmica transferencial, em Freud, e a do mestre antigo nas relações parresiásticas, a partir de Foucault. O texto estrutura-se em três capítulos. O primeiro capítulo analisa a transferência freudiana, considerando seus desdobramentos na história do método psicanalítico, sua conceituação, os riscos que ela implica na relação analista-analisando, as recomendações técnicas de Freud para o trabalho ético com a transferência e o que ela aponta em termos de finalidade de uma experiência de análise. O segundo capítulo discute o cuidado de si e a espiritualidade em alguns textos da filosofia antiga, as relações de mestria e os exercícios ascéticos, sob a ótica de Foucault, tomando seu curso Hermenêutica do sujeito (1981-1982) como referência principal. O terceiro e último capítulo, pondo em diálogo Freud e Foucault, trata da maneira como a transferência pode dizer respeito a relações éticas e formativas tais como aquelas analisadas por Foucault na Antiguidade. De Foucault, em direção a Freud, buscase demonstrar que pontos críticos a Hermenêutica do sujeito pode oferecer para examinar o trabalho com a transferência, sobretudo no que se refere ao cuidado que o analista precisa ter sobre si para lidar eticamente com esse fenômeno. A pesquisa conclui que os últimos estudos de Foucault podem ser um recurso importante para explicitar concepções freudianas subjacentes à noção de transferência, permitindo assim ampliar o olhar acerca da posição do analista, bem como apontar para uma possível dimensão formativa da psicanálise. | por |
dc.description.abstract | This master’s research aims to establish connections between the position of the analyst in the transference dynamics, as proposed by Freud, and that of the ancient master in parrhesiastic relationships, based on Foucault's work. The text is structured into three chapters. The first chapter analyzes Freudian transference, considering its developments in the history of the psychoanalytic method, its conceptualization, the risks it implies in the analyst-analysand relationship, Freud's technical recommendations for ethical work with transference, and its implications in terms of the purpose of an analytic experience. The second chapter discusses self-care and spirituality in selected texts from ancient philosophy, the relationships of mastery, and ascetic exercises, from Foucault's perspective, with his course "Hermeneutics of the Subject" (1981-1982) serving as the pivotal reference. The third and final chapter, through a dialogue between Freud and Foucault, examines how transference can be related to ethical and formative relationships, such as those analyzed by Foucault in antiquity. "From Foucault to Freud" seeks to demonstrate critical points from the "Hermeneutics of the Subject" that can be applied to the study of transference, especially regarding the care the analyst needs to exercise upon oneself to ethically deal with such phenomenon. The research concludes that recent studies by Foucault can be a substantive resource for elucidating Freudian conceptions underlying the notion of transference, thus expanding our understanding of the analyst's position and pointing to a potential formative dimension of psychoanalysis. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-12-22T00:53:07Z No. of bitstreams: 1 2023ManuelaPeixotoZamprogna.pdf: 1348822 bytes, checksum: 3821e66bf4ec34b025ac31734857afdd (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-22T00:53:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023ManuelaPeixotoZamprogna.pdf: 1348822 bytes, checksum: 3821e66bf4ec34b025ac31734857afdd (MD5) Previous issue date: 2023-08-04 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Transferência (Psicologia) | por |
dc.subject | Hermenêutica | por |
dc.subject | Freud, Sigmund, 1856-1939 | por |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O cuidado e a ética da transferência : um diálogo entre Freud e Foucault | por |
dc.title.alternative | Care and the ethics of transference: a dialogue between Freud and Foucault | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023ManuelaPeixotoZamprogna.pdf | Dissertação Manuela Peixoto Zamprogna | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.