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dc.creatorJacobs, Michele de Britto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2564727062756870por
dc.contributor.advisor1Sturm, Luciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2133499929455953por
dc.date.accessioned2023-12-21T23:59:57Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.citationJACOBS, Michele de Britto. Era uma vez nos canais do Youtube, quer que eu te conte outra vez? uma análise dos canais de contação de histórias à luz do Interacionismo sociodiscursivo. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2556-
dc.description.resumoDiante dos desafios enfrentados por todos os indivíduos durante a pandemia, o mundo todo presenciou um grande aumento na utilização das tecnologias em diferentes setores da vida dos seres humanos. E não foi diferente na educação. A partir dessa constatação, surgiu a motivação para este estudo: pesquisar sobre a contação de histórias (CHs) para crianças, em ambiente digital (YouTube), e suas contadoras, afim de responder o seguinte questinamento: Os canais de contação de histórias para crianças, disponíveis no YouTube, contribuem para o desenvolvimento infantil em fase de alfabetização/letramento, mais especificamente, das capacidades de linguagem, e, por consequência, promovem a formação de leitores? Diante da importância da CHs para o desenvolvimento infantil, a preocupação inicial era encontrar evidências de que os canais de CHs para crianças incentivam a formação de novos leitores. Dessa forma, no âmbito da Linguística Aplicada, considerando-se o paradigma qualitativo de investigação e observando o quadro teórico do Interacionismo Socioduscursivo (ISD), esta pesquisa teve como objetivo geral investigar três canais do YouTube especificamente voltados à CHs em língua portuguesa, a fim de verificar se esses canais contribuem para o desenvolvimento das capacidades de linguagem (CL) de crianças entre 6 a 8 anos, em especial. Caracterizada como uma pesquisa de natureza básica, descritiva e documental, o estudo analisou, primeiramente, a performance das três contadoras de história, comparando os perfis de cada uma entre si, à luz dos estudos de Pinto (2007) e Souza (2015), juntamente com Abramovich (1989, 1985, 2005), Sisto (2020) e Busatto (2021). A segunda parte do estudo analisou o potencial dos episódios de CHs para o desenvolvimento das CL das crianças, considerando-se, portanto, os preceitos do ISD, com base, principalmente, nos trabalhos de Bronckart (1993, 2006, 2008), Dolz, Pasquier e Bronckart (1993), Schneuwly e Dolz (2004), Cristovão e Stutz (2011), Magalhães e Cristóvão (2018). Os resultados apontam que os canais do YouTube analisados têm grande potencial para contribuir com o desenvolvimento das crianças, sobretudo em aspectos da cognição, da oralidade e das capacidades de linguagem, em geral. Com isso, considerando-se o perfil positivo e adequado das contadoras de história, a CHs on-line mostra-se como uma ferramenta importante que pode contribuir para a formação de jovens leitores. Assim, há evidências de que essa ferramenta pode ser utilizada pela escola, bem como pela própria família, para a motivação à leitura, o que levará ao desenvolvimento das CL. Além disso, o estudo aponta para a necessidade de qualificação daqueles que desejam atuar como contadores de histórias, dada a importância da atividade para o desenvolvimento infantil.por
dc.description.abstractGiven the challenges faced by all individuals during the pandemic, the whole world has seen a huge increase in the use of technologies in different sectors of human life. And it was no different in education. From this observation, the motivation for this study emerged: researching storytelling (CHs) for children, in a digital environment (YouTube), and their storytellers, in order to answer the following question: Storytelling channels for children , available on YouTube, contribute to children's development in the literacy/literacy phase, more specifically, language skills, and, consequently, promote the formation of readers? Given the importance of CHs for child development, the initial concern was to find evidence that CHs channels for children encourage the formation of new readers. Thus, within the scope of Applied Linguistics, considering the qualitative research paradigm and observing the theoretical framework of Socioduscursive Interactionism (ISD), this research had the general objective of investigating three YouTube channels specifically aimed at CHs in Portuguese, in order to to verify whether these channels contribute to the development of language skills (CL) of children between 6 and 8 years old, in particular. Characterized as research of a basic, descriptive and documentary nature, the study firstly analyzed the performance of the three storytellers, comparing the profiles of each one with each other, in light of studies by Pinto (2007) and Souza (2015), together with Abramovich (1989, 1985, 2005), Sisto (2020) and Busatto (2021). The second part of the study analyzed the potential of HC episodes for the development of children's CL, therefore considering the precepts of ISD, based mainly on the works of Bronckart (1993, 2006, 2008), Dolz, Pasquier and Bronckart (1993), Schneuwly and Dolz (2004), Cristovão and Stutz (2011), Magalhães and Cristóvão (2018). The results indicate that the YouTube channels analyzed have great potential to contribute to the development of children, especially in aspects of cognition, speaking and language skills in general. Therefore, considering the positive and appropriate profile of storytellers, online CHs proves to be an important tool that can contribute to the training of young readers. Thus, there is evidence that this tool can be used by the school, as well as by the family itself, to motivate reading, which will lead to the development of CL. Furthermore, the study points to the need for qualification of those who wish to act as storytellers, given the importance of the activity for child development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Chilvavert (chilavert@upf.br) on 2023-12-21T23:59:57Z No. of bitstreams: 1 2023MicheledeBrittoJacobs.pdf: 6444805 bytes, checksum: d77260f16805a6779bb993a7c072e206 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-21T23:59:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023MicheledeBrittoJacobs.pdf: 6444805 bytes, checksum: d77260f16805a6779bb993a7c072e206 (MD5) Previous issue date: 2023-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContação de históriaspor
dc.subjectInteracionismo simbólicopor
dc.subjectLinguagem e línguaspor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEra uma vez nos canais do Youtube, quer que eu te conte outra vez? uma análise dos canais de contação de histórias à luz do Interacionismo sociodiscursivopor
dc.title.alternativeOnce upon a time on YouTube channels, do you want me to tell you again? an analysis of storytelling channels in the light of sociodiscursive Interactionismeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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