???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2555
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Tussi, Graziela Bergonsi | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3173087064774463 | por |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Adriano Canabarro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1841882790688813 | por |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T23:42:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.citation | TUSSI, Graziela Bergonsi. Caminhos metodológicos para a construção de uma política pública de computação no município de Passo Fundo - RS. 2023. 604 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2555 | - |
dc.description.resumo | A falta de materiais e propostas metodológicas para o desenvolvimento do trabalho pedagógico no ensino de Computação, bem como as dificuldades que o poder público tem em implementar políticas para projetos de ensino na área de Cultura Digital, motivou este trabalho, que se insere na linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem do PPGEDU/UPF. A pesquisa traz como questão norteadora a seguinte pergunta: Quais são os principais desafios no processo de implementação de um projeto de computação em uma rede pública de Ensino? Os objetivos deste estudo são: relatar os desafios e oportunidades no processo de implementação do projeto de Cultura Digital no município de Passo Fundo/RS; compreender quais são os elementos que constituem a Computação e de que maneira ela se apresenta na Educação; e, por fim, analisar processos de implementação de políticas públicas em Computação na Educação Básica. O estudo é exploratório, de natureza qualitativa e participante, e contou com a elaboração de uma sequência didática baseada na BNCC Computação, com 181 aulas oferecidas para professores que trabalham com Computação em todos os anos da etapa Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tal sequência já está sendo utilizada pela rede municipal de Passo Fundo/RS e, através de formulários e tabelas de acompanhamento, foi possível avaliar o andamento do Projeto Cultura Digital e a viabilidade de sua aplicação nas aulas. Como resultados, após o exame de três categorias de análises, baseadas na pesquisa feita com os professores que estão trabalhando com o projeto, o estudo apontou para a necessidade de melhor capacitação da equipe atuante em sala de aula, bem como a consolidação do grupo de trabalho. Além disso, as aulas elaboradas mostraram-se como um excelente recurso didático, mesmo que este precise ser adaptado de acordo com a realidade de cada escola ou ano. Ainda, mostrou que conhecer o material didático, as ferramentas digitais e o perfil dos alunos são fundamentais para o sucesso da implementação do ensino de Computação. Por fim, destaca-se que esta dissertação é acompanhada de uma sequência de aulas oferecidas aos professores da rede municipal de Passo Fundo/RS e que será disponibilizada no site https://www.computacional.com.br/. | por |
dc.description.abstract | The lack of materials and methodological proposals for the development of pedagogical work in the teaching of Computing, as well as the difficulties that the public authorities have in implementing policies for teaching projects in the area of Digital Culture, motivated this work, which falls within the line of research on Educational Processes and Language at PPGEDU/UPF. The research has as its guiding question the following question: What are the main challenges in the process of implementing a computing project in a public education network? The objectives of this study are: to report the challenges and opportunities in the process of implementing the Digital Culture project in the municipality of Passo Fundo/RS; understand what elements constitute Computing and how it presents itself in Education; and, finally, analyze public policy implementation processes in Computing in Basic Education. The study is exploratory, qualitative and participatory in nature, and involved the development of a didactic sequence based on BNCC Computing, with 181 classes offered to teachers who work with Computing in all years of the Early Years stage of Elementary Education. This sequence is already being used by the municipal network of Passo Fundo/RS and, through forms and monitoring tables, it was possible to evaluate the progress of the Digital Culture Project and the feasibility of its application in classes. As a result, after examining three categories of analysis, based on research carried out with teachers who are working with the project, the study pointed to the need for better training of the team working in the classroom, as well as the consolidation of the group of work. Furthermore, the elaborated classes proved to be an excellent teaching resource, even if it needs to be adapted according to the reality of each school or year. Furthermore, it showed that knowing the teaching material, digital tools and the students' profile are fundamental to the successful implementation of Computing teaching. Finally, it should be noted that this dissertation is accompanied by a sequence of classes offered to teachers from the municipal network of Passo Fundo/RS and which will be made available on the website https://www.computacional.com.br/. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Chilvavert (chilavert@upf.br) on 2023-12-21T23:42:00Z No. of bitstreams: 1 2023GrazielaBergonsiTussi.pdf: 34500860 bytes, checksum: bf58b8d87e241a9fc682cf24183a91ec (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-21T23:42:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023GrazielaBergonsiTussi.pdf: 34500860 bytes, checksum: bf58b8d87e241a9fc682cf24183a91ec (MD5) Previous issue date: 2023-06-27 | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologia educacional | por |
dc.subject | Computação - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Passo Fundo (RS) | por |
dc.subject | Educação e Estado | por |
dc.subject | Material didático | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Caminhos metodológicos para a construção de uma política pública de computação no município de Passo Fundo - RS | por |
dc.title.alternative | Methodological paths for building a public computing policy in the municipality of Passo Fundo - RS | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023GrazielaBergonsiTussi.pdf | Dissertação de Graziela Bergonsi Tussi | 33.69 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.