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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A institucionalização acadêmica da neurociência : o contexto dos cursos de pedagogia do Brasil
Other Titles: The academic institutionalization of neuroscience : the context of pedagogy courses in Brazil
???metadata.dc.creator???: Silva, Estela Mari Santos Simões da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Nogaro, Arnaldo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese está inserida na linha de Políticas Educacionais, no eixo de formação de professores, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Seu objetivo consiste em investigar indícios da presença de conhecimentos neurocientíficos no currículo formal de cursos de licenciatura em Pedagogia de IES federais, visando identificar o nível das manifestações que buscam a compreensão neurobiológica do desenvolvimento e da aprendizagem humana. Nesse sentido, problematiza-se: Quais são as pistas empíricas da presença da Neurociência Cognitiva na formação de pedagogos nessas instituições? Para responder ao problema formulado e atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa, a qual, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como bibliográfica e documental e, quanto aos fins, exploratória e descritiva. Como base epistemológica de investigação a pesquisa aproxima-se da perspectiva fenomenológica-hermenêutica, como base lógica de investigação estrutura-se no pensamento indutivo e sua base técnica de investigação utiliza-se da abordagem do método qualitativo. Para tanto, ao longo do texto, são desenvolvidas reflexões sobre o campo epistemológico da Pedagogia, entendendo-a como filha de seu tempo, ciência da educação e lócus de formação do pedagogo, bem como busca-se entender o currículo de formação deste curso como uma constituição histórica e campo de disputas. Trabalha-se, ainda, a perspectiva da Pedagogia como campo interdisciplinar que se beneficia de outras ciências para fundamentar sua prática e, dentre essas, destaca-se a Neurociência e seu potencial para subsidiar a formação do pedagogo com saberes que podem auxiliar na compreensão dos mecanismos de aprendizagem e na escolha de estratégias pedagógicas. Analisa-se também o lugar que ocupa a Neurociência nos cursos de Licenciatura em Pedagogia de instituições de Ensino Superior públicas federais do Brasil, evidenciando a lacuna de disciplinas específicas que incorporem saberes neurocientíficos no seu conteúdo de uma forma geral. O levantamento e a análise dos dados da pesquisa mostram que os conhecimentos da neurociência vêm ganhando cada vez mais espaço na área educacional, constituindo-se enquanto um campo de estudo em ascensão nos cursos de Licenciatura em Pedagogia. Todavia, trata-se de um crescimento ainda parcial, uma vez que em apenas 10% do total da IES foi identificado algum componente disciplinar de pretensão objetiva e clara para trabalhar com saberes da neurociência. Tal porcentagem significa um movimento que, embora inicial, vem ganhando espaço e demonstrando crescimento na formação de pedagogos na incorporação de saberes neurocientíficos. Com base nesse percurso investigativo e reflexivo, a tese defendida é que a formação inicial de pedagogos pode ser potencializada pela incorporação de saberes da Neurociência Cognitiva. Neste sentido, propomos pensar em um escopo para o trabalho de temáticas que possam vir a dar conta da incorporação de saberes neurocientíficos na forma de componentes curriculares, fazendo parte da matriz formal de cursos de formação de pedagogos. Além desse aspecto, sugere-se espaços formativos alicerçados no tripé ensino, pesquisa e extensão. Por fim, propõe-se que esses espaços, no âmbito da formação inicial e continuada, possam, de forma complementar, viabilizar o contato com as mais diversas discussões e investigações a respeito de saberes neurocientíficos de modo a contribuírem para com a práxis docente do pedagogo.
Abstract: This thesis is inserted in the line of Educational Policies, in the axis of teacher training, of the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the University of Passo Fundo (UPF/RS). Its objective is to investigate signs of the presence of neuroscientific knowledge in the formal curriculum of degree courses in Pedagogy at federal HEIs, aiming to identify the level of manifestations that seek the neurobiological understanding of human development and learning. In this sense, it is questioned: What are the empirical clues of the presence of Cognitive Neuroscience in the training of pedagogues in these institutions? In order to respond to the formulated problem and achieve the proposed objectives, a basic research with a qualitative approach was carried out, which, in terms of procedures, is characterized as bibliographical and documental and, in terms of purposes, exploratory and descriptive. As an epistemological basis of investigation, the research approaches the phenomenological-hermeneutic perspective, as a logical basis of investigation it is structured in inductive thinking and its technical basis of investigation uses the qualitative method approach. To this end, throughout the text, reflections are developed on the epistemological field of Pedagogy, understanding it as a child of its time, science of education and locus of pedagogue training, as well as seeking to understand the training curriculum of this course as a historic constitution and field of disputes. It also works on the perspective of Pedagogy as an interdisciplinary field that benefits from other sciences to base its practice and, among these, Neuroscience stands out and its potential to subsidize the formation of the pedagogue with knowledge that can help in the understanding of the learning mechanisms and the choice of pedagogical strategies. It also analyzes the place that Neuroscience occupies in Pedagogy Licentiate courses in federal public higher education institutions in Brazil, highlighting the lack of specific disciplines that incorporate neuroscientific knowledge in their content in general. The survey and analysis of research data show that neuroscience knowledge has been gaining more and more space in the educational area, constituting itself as a field of study on the rise in Pedagogy Degree courses. However, this is still a partial growth, since in only 10% of the total HEI was identified some disciplinary component with an objective and clear intention to work with neuroscience knowledge. This percentage means a movement that, although initial, has been gaining ground and demonstrating growth in the training of pedagogues in the incorporation of neuroscientific knowledge. Based on this investigative and reflective course, the thesis defended is that the initial training of pedagogues can be enhanced by the incorporation of knowledge from Cognitive Neuroscience. In this sense, we propose to think of a scope for the work of themes that may come to account for the incorporation of neuroscientific knowledge in the form of curricular components, forming part of the formal matrix of training courses for pedagogues. In addition to this aspect, training spaces based on the teaching, research and extension tripod are suggested. Finally, it is proposed that these spaces, within the scope of initial and continuing education, can, in a complementary way, enable contact with the most diverse discussions and investigations regarding neuroscientific knowledge in order to contribute to the teaching praxis of the pedagogue.
Keywords: Educação - Brasil
Neurociências
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Estela Mari Santos Simões da. A institucionalização acadêmica da neurociência : o contexto dos cursos de pedagogia do Brasil. 2023. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2551
Issue Date: 20-Jul-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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