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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Contribuições de práticas de educação em saúde, junto as pessoas idosas participantes de um grupo de convivência
???metadata.dc.creator???: Santos, Rosemar Gollo dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fioreze, Cristina
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Barelli, Cristiane
???metadata.dc.description.resumo???: Diante de um contexto de envelhecimento populacional, destaca-se a relevância da educação em saúde. Caracterizada pelo protagonismo e pela valorização dos saberes dos envolvidos, a educação em saúde pode ser realizada junto a grupos de convivência de pessoas idosas. Assim, são necessários estudos que abordem a contribuição da educação em saúde em grupos de convivência, como uma das formas promotoras do envelhecimento saudável. A presente dissertação tem, como objetivo geral, identificar as contribuições de práticas educativas em saúde junto a pessoas idosas que participam de grupo de convivência. Seus objetivos específicos são: caracterizar a amostra de idosos quanto ao seu perfil; desenvolver práticas educativas sob a forma de oficinas temáticas sobre qualidade de vida, com ênfase na alimentação como prática de autocuidado, fazendo uso de imagens como principal recurso metodológico; e identificar significados atribuídos pelas pessoas idosas participantes das oficinas, no sentido de compreender as contribuições do processo educativo no autocuidado. A pesquisa realizada consiste em estudo de campo, exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. A população foi constituída pelos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, vinculado ao Centro de Referência em Assistência Social de um município de pequeno porte do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Participaram do estudo nove pessoas, todas mulheres, entre 65 e 90 anos, as quais cumpriram os critérios de inclusão. O processo de pesquisa iniciou com a aplicação de uma ficha de coleta de dados de perfil dos participantes, individualmente, na residência dos idosos. Depois, junto ao grupo de convivência, foram realizadas quatro oficinas de educação em saúde, com ênfase na alimentação como prática de autocuidado. O uso de imagens esteve no centro da proposta metodológica das oficinas. Para a análise dos resultados foram consideradas as imagens (textos iconográficos) produzidas na última oficina e foi utilizada a proposta denominada Leitura Transtextual de Imagens (LTSI). A pesquisa possibilitou a construção de um artigo, o qual, com base em significados atribuídos pelas participantes das oficinas, visa compreender as contribuições do processo educativo desenvolvido no que diz respeito à alimentação como prática de autocuidado. Como resultados, as oficinas em grupo foram potencializadoras de protagonismo e troca de saberes, bem como constituíram-se em oportunidade de fortalecimento de relações apoiadoras. As participantes evidenciaram a relevância das relações sociais e a alimentação saudável apareceu como estratégia de cuidado com a saúde, vista como forma de criar e cultivar relações, especialmente entre familiares. Sublinha-se a importância de políticas públicas que contemplem as pessoas idosas na sua integralidade, proporcionando autonomia e avançando na perspectiva do envelhecimento saudável. Práticas de educação em saúde que sejam metodologicamente criativas, com a utilização de recursos distintos, tais como o uso de imagens, podem contribuir nesse sentido
Abstract: In the context of population aging, the relevance of health education stands out. Characterized by the protagonism and appreciation of the knowledge of those involved, health education can be carried out with groups of older adults. Thus, studies are needed to address the contribution of health education in coexistence groups, as one of the ways to promote healthy aging. The general objective of this dissertation is to identify the contributions of educational practices in health with older people who participate in a social group. Its specific objectives are: to characterize the sample of older adults regarding their profile; to develop educational practices in the form of thematic workshops on quality of life, with emphasis on food as a self-care practice, using images as the main methodological resource; and to identify meanings attributed by the older adults participating in the workshops, in order to understand the contributions of the educational process in self-care. The research carried out consists of a field study, exploratory and descriptive, with a qualitative approach. The population consisted of members of the Coexistence and Strengthening of Bonds Service, linked to the Social Assistance in a small town in the interior of Rio Grande do Sul, Brazil. Nine people participated in the study, all women, aged between 65 and 90 years, who met the inclusion criteria. The research process began with the application of a data collection form of the participants' profile, individually, at the residence of the elderly. Then, four health education workshops were held with the group, with an emphasis on food as a self-care practice. The use of images was at the center of the methodological proposal of the workshops. For the analysis of the results, the images (iconographic texts) produced in the last workshop were considered and the proposal called Transtextual Reading of Images (LTSI) was used. The research enabled the construction of an article, which, based on meanings attributed by the participants of the workshops, aims to understand the contributions of the educational process developed with regard to food as a self-care practice. As a result, the group workshops were potentializers of protagonism and exchange of knowledge, as well as constituted an opportunity to strengthen supportive relationships. Participants highlighted the relevance of social relationships and healthy eating appeared as a health care strategy, seen as a way to create and cultivate relationships, especially among family members. The importance of public policies that contemplate older people in their entirety is emphasized, providing autonomy and advancing in the perspective of healthy aging. Health education practices that are methodologically creative, with the use of different resources, such as the use of images, can contribute in this sense
Keywords: Envelhecimento
Qualidade de vida
Idosos - Nutrição
Idosos - Saúde e higiene
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Citation: SANTOS, Rosemar Gollo dos. Contribuições de práticas de educação em saúde, junto as pessoas idosas participantes de um grupo de convivência. 2023. 67 f. Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2542
Issue Date: 22-Aug-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

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