???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2540
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nogueira, Solange Aparecida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8330881438969299 | por |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Gisele Benck de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8169915449534079 | por |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T13:08:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Solange Aparecida. O ensino da língua espanhola à luz do letramento crítico. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2540 | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem como tema a aprendizagem de espanhol à luz do letramento crítico para alunos do Ensino Médio. Portanto, seu objetivo geral é desenvolver e aplicar uma prática leitora para o ensino de espanhol no Ensino Médio utilizando o gênero textual notícia, com base na teoria do letramento crítico. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de investigações e práticas que amparem os professores de língua adicional (LA), principalmente os de Língua Espanhola (ELE), já que apresenta alternativas para o ensino de uma segunda língua, contribuindo para o letramento crítico (LC) do educando. Insere-se na linha de pesquisa "Leitura e formação do leitor", do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia (FCR). Nesse sentido, tem como embasamento os documentos oficiais que regem a educação brasileira, como os PCNEM (Brasil, 2000, 2002), as OCEM (Brasil, 2006), a BNCC (Brasil, 2018a) e o RCEM-RO (Rondônia, 2021). Além desses documentos, ancora-se nas teorias de gêneros do discurso de Bakhtin (2011); quanto às práticas de leitura e o sentido do texto, baseia-se em Chartier (2011), Goulemot (2011) e Fabre (2011); no tocante às noções de produção textual e análise de gêneros, recorre-se à compreensão de Marcuschi (2008); por fim, quanto à leitura como prática social, os multiletramentos e o letramento crítico, escreve-se sob a ótica de autores como Street (2003), Luke e Freebody (1997), Janks (2016, 2018), Kleiman (2005, 2016), Rojo (2009, 2019), Duboc (2014, 2016) e Tilio (2017). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, desenvolvida mediante pesquisa-ação realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Tancredo de Almeida Neves, localizada no município de Cerejeiras, estado de Rondônia. O corpus desta pesquisa é a elaboração e análise de atividades a partir do letramento crítico consoante os cinco eixos da BNCC para o Ensino Médio, com posterior análise a fim de observar os resultados obtidos. Como resultado principal, concluiu-se que o trabalho com letramento crítico em língua adicional é um mecanismo eficiente na construção de cidadãos críticos, que reconhecem desigualdades e contribuem para uma sociedade mais justa. Além disso, verificou-se ser possível trabalhar com as competências e habilidades da BNCC em Língua Espanhola | por |
dc.description.abstract | Este estudio tiene como tema el aprendizaje del español a la luz de la alfabetización crítica para estudiantes de secundaria. Su objetivo general es desarrollar y aplicar la práctica lectora a la enseñanza del español en escuela secundaria utilizando el género textual informativo, basado en la teoría de la alfabetización crítica. Esta investigación se justifica por la necesidad de investigaciones y prácticas que apoyen a los profesores de lenguas extranjeras (LE), especialmente a los de Lengua Española (ELE), con el objetivo de presentar alternativas para la enseñanza de una segunda lengua, contribuyendo a la alfabetización crítica (LC) del estudiante. Forma parte de la línea de investigación “Lectura y formación del lector”, del Programa de Posgrado en Letras de la Universidad de Passo Fundo (UPF) en asociación con la Facultad Católica de Rondônia (FCR). Se basa en los documentos oficiales que rigen la educación brasileña, como los PCNEM (Brasil, 2000, 2002), las OCEM (Brasil, 2006), la BNCC (Brasil, 2018a) y el RCEM-RO (Rondônia, 2021). Además de estos documentos, está anclado en las teorías de géneros del discurso de Bajtín (2011); en cuanto a las prácticas de lectura y el significado del texto, se basa en Chartier (2011), Goulemot (2011); en cuanto a las nociones de producción textual y análisis de géneros, se recurre a la comprensión de Marcuschi (2008); finalmente, en cuanto a la lectura como práctica social, las multialfabetizaciones y la alfabetización crítica, está escrito desde la perspectiva de autores como Street (2003), Luke y Freebody (1997), Janks (2016, 2018), Kleiman (2005, 2016), Rojo (2009, 2019), Duboc (2014, 2016) y Tilio (2017). En cuanto a la metodología, se trata de una investigación aplicada, con enfoque cualitativo, desarrollada a través de la investigación-acción realizada en la Escuela Secundaria Estatal Tancredo de Almeida Neves, ubicada en el municipio de Cerejeiras, estado de Rondônia. El corpus de esta investigación es la elaboración y análisis de actividades desde la alfabetización crítica según los cinco ejes de la BNCC para estudiantes de la secundaria, con posterior análisis con el fin de observar los resultados obtenidos. Como resultado principal, se ha concluido que trabajar con alfabetización crítica en lenguaje adicional es un mecanismo eficiente para construir ciudadanos críticos, que reconozcan las desigualdades y contribuyan con una sociedad más justa. Además, se ha observado que es posible trabajar con las competencias y habilidades de BNCC en Lengua Española | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2023-12-21T13:08:08Z No. of bitstreams: 1 2023SolangeNogueira.pdf: 1695921 bytes, checksum: 8098adbe57f841d3291ff2af5d37e0fd (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-21T13:08:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023SolangeNogueira.pdf: 1695921 bytes, checksum: 8098adbe57f841d3291ff2af5d37e0fd (MD5) Previous issue date: 2023-07-20 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Língua espanhola - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.title | O ensino da língua espanhola à luz do letramento crítico | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023SolangeNogueira.pdf | Dissertação Solange Nogueira | 1.66 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.