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dc.creatorChitolina, Valdirene-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717505291950414por
dc.contributor.advisor1Ahlert, Jacqueline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9750957932305493por
dc.date.accessioned2023-12-21T00:06:59Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.citationCHITOLINA, Valdirene. Patrimônio e memória indígena nas escolas públicas do oeste catarinense. 2023. 397 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2537-
dc.description.resumoEsta tese tem como tema o patrimônio e a memória índigena nas escolas públicas do oeste catarinense. É uma resposta ao enfrentamento de muitos desafios em busca de uma educação intercultural, antirracista e humanizada. A pesquisa apresenta uma síntese do patrimônio resultante da longa história indígena dessa região, com base nas narrativas de pesquisadores que versam sobre a história dos caçadores-coletores, Jê Meridionais e Guarani, antes da chegada dos europeus; na produção bibliográfica acerca dos processos de formação territorial que, comumente, invisibilizaram a presença desses grupos; em acervos remanescentes que testemunham parte de seu passado; e, finalmente, em sua representação nos livros didáticos de História, de Educação Básica. Partindo da presença milenar dessas ocupações na região, transpassando o processo colonizador, indaga-se: como a história indígena é abordada no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio nas escolas públicas não indígenas da região Oeste de Santa Catarina? Objetiva-se compreender as abordagens dadas à história indígena de longa duração, observando o passado em conexão com o presente, através das representações da memória e do patrimônio arqueológico (material e imaterial) e em livros didáticos sobre a história e cultura indígena. O estudo justifica-se por diagnosticar e propor uma abordagem significativa sobre a presença indígena histórica e seus sentidos, ancorada na memória, nos remanescentes arqueológicos e demais patrimônios dos povos originários. Destaca-se que é uma investigação exploratória e de campo, com tratamento quali-quantitativo, amparada em fontes documentais, visuais, orais e bibliográficas. Verificou-se que a construção do patrimônio histórico indígena tem diferentes apropriações. No caso da região Oeste de Santa Catarina, ele tem se prestado para cumprir a Lei n. 11.645/2008 e não é partilhado, de maneira efetiva, para o público geral e nas escolas. Muitas vezes a escola, por razões estruturais que perpassam políticas públicas, não trata essa memória e patrimônio de modo significativo, pois, historicamente, não os considera de seus antepassados diretos. Logo, a temática se refere a populações “diferentes” e, até mesmo, “adversárias”, tradicionalmente apresentadas por olhos eurocêntricos; de modo geral, os docentes têm noções científicas limitadas a respeito do assunto, e o material didático acessado não apresenta a complexidade cultural dos povos indígenas.por
dc.description.abstractEsta tesis tiene como tema el patrimonio y la memoria indígena en las escuelas públicas del oeste catarinense. Es una respuesta para enfrentar numerosos desafíos en el camino hacia una educación intercultural, antirracista y humanizada. La investigación presenta una sínteses del patrimonio resultante de la larga presencia indígena de esa región. Está basada en los trabajos de investigadores especializados en los cazadores-recolectores, ge meridionales y guaraníes antes de la llegada de los europeos. Asimismo, en la producción bibliográfica acerca de procesos de formación territorial que generalmente invisibilizó la presencia de esos grupos; también en acervos documentales que testimonian parte de su pasado. Y, finalmente, en su representación a libros didácticos de Historia, de Educación Básica. Partiendo de la presencia milenaria de esos grupos em la región, atravesando el proceso colonizador, se indaga cómo el pasado indígena es considerado em los años finales de enseñanza primaria y en la enseñanza media en las escuelas públicas no indígenas de la región Oeste de Santa Catarina. El objetivo es comprender los abordajes dados a la historia indígena de larga duración en el oeste catarinense, observando el pasado en conexión con el presente. Ello, a través de representaciones de la memoria y del patrimonio arqueológico y en libros didácticos sobre pasado y cultura indígena. El estudio se justifica como diagnóstico y propuesta de un abordaje significativo sobre la presencia indígena histórica y sus sentidos, anclada en la memoria, en los vestigios arqueológicos y demás patrimonios de los pueblos originarios. Se destaca que esta es una investigación exploratoria y de campo, con tratamiento cuali-cuantitativo, basada en fuentes documentales, visuales, orales y bibliográficas. Se encontró que la construcción del patrimonio histórico indígena tiene diferentes apropiaciones. En el caso de la región Oeste de Santa Catarina, se ha prestado para cumplir la ley n.º 11.465/2008 pero no es compartido de manera efectiva con el público en general ni en la enseñanza. Muchas veces, la escuela, por razones estructurales que permean las políticas públicas, no trata esa memoria y el patrimonio adecuadamente pues, históricamente, no los considera procedente de sus antepasados directos. Luego, la temática se refiere a poblaciones “diferentes” e incluso, “adversarias”, tradicionalmente miradas con ojos eurocéntricos. De modo general, los profesores tienen nociones científicas limitadas respecto al asunto, y el material didáctico al que acceden no evidencia la complejidad cultural de los pueblos indígenas.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-12-21T00:06:59Z No. of bitstreams: 1 2022ValdireneChitolina.pdf: 7030535 bytes, checksum: 4fd2dbc50827933355003e1968b0a4a8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-21T00:06:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022ValdireneChitolina.pdf: 7030535 bytes, checksum: 4fd2dbc50827933355003e1968b0a4a8 (MD5) Previous issue date: 2023-08-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÍndios - Santa Catarina - Históriapor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titlePatrimônio e memória indígena nas escolas públicas do oeste catarinensepor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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