Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2536
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Daqui, mas nem sempre por aqui: a literatura amazônica na sala de aula e as mulheres que escrevem
???metadata.dc.creator???: Kochen, Vera Lucia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rettenmaier, Miguel
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo, intitulado "Daqui, mas nem sempre por aqui: a literatura amazônica na sala de aula e as mulheres que escrevem", insere-se na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor. Portanto, delimita-se à prática da leitura literária de autoria feminina do sistema literário amazônico na sala de aula do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Ariquemes, Rondônia. O objetivo geral é investigar propositivamente a leitura literária de autoras amazônicas em um espaço escolar, aferindo as produções e as experiências promovidas pelo estudo no que tange à formação leitora. A escolha por essa abordagem justifica-se pela necessidade em aprofundar as investigações sobre as produções literárias femininas amazônicas, as quais não estão inseridas nos sistemas centrais da produção literária no Brasil, visando despertar nos jovens o gosto e o interesse pela leitura, em especial a poesia. A fundamentação teórica é delimitada por Fischer (2021), Lajolo (2018) e Candido (2006), no que se refere à história da literatura do Brasil; Figueiredo (2020), Dalcastagnè (2012) e Kambeba (2020a), em relação à literatura contemporânea e às novas vozes que buscam espaço no cenário de produção literária; Larrosa (2022), Silva (2009) e Petit (2013, 2019), no que diz respeito à formação do leitor literário; BNCC (2018) e RCEM-RO (2021), sobre os desafios na formação do leitor literário no Ensino Médio; e Pinheiro (2018), no tocante à importância do poema em sala de aula. Quanto à categoria de análise, o estudo é amparado pelas contribuições de Girotto e Souza (2010), Cosson (2021) e Pinheiro (2018), visto que abordam estratégias para inserir a leitura literária em sala de aula. O corpus de análise abrange a prática de leitura e compreensão de seis poemas, a saber: "Retomada" e "O homem do ouro", de Julie Dorrico; "Poema II" e "A cor do Rio", de Amanara Brandão dos Santos Lube; "Natureza em chama" e "Caboclo Ribeirinho", de Márcia Wayna Kambeba. Sobre a metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, desenvolvida mediante pesquisa-ação realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública, na cidade de Ariquemes (RO). Esta pesquisa incentiva o desenvolvimento de práticas de leitura que visam fortalecer o ato de ler, assim como analisar e compreender gêneros poéticos na sala de aula do Ensino Médio. Os resultados demonstram que as produções poéticas amazônicas de autoras femininas colaboram para despertar o interesse dos jovens pela leitura literária, pois as autoras pertencem à região amazônica e abordam em seus textos questões relacionadas à vivência dos estudantes, leitores em formação. Acredita-se que a pesquisa ajudou a estimular um estudo mais aprofundado da literatura feminina amazônica, a fim de educar leitores competentes no Ensino Médio
Abstract: Este estudio, titulado “Daqui, mas nem sempre por aqui: a literatura amazônica na sala de aula e as mulheres que escrevem” (Desde aquí, pero no siempre por aquí: la literatura amazónica en el aula y las mujeres que escriben), forma parte de la línea de investigación Lectura y Formación del Lector. Por lo tanto, se circunscribe a la práctica de lectura literaria de autoría femenina del sistema literario amazónico en el aula del 1er año de la Enseñanza Secundaria de una escuela pública del municipio de Ariquemes, Rondônia. El objetivo general es investigar propositivamente la lectura literaria de autoras amazónicas en el ambiente escolar, evaluando las producciones y las experiencias promovidas por el estudio en lo que respecta a la formación lectora. La elección de ese enfoque se justifica por la necesidad en profundizar las investigaciones sobre las producciones literarias femeninas amazónicas, que no están incluidas en los sistemas centrales de producción literaria en Brasil, con el objetivo de despertar en los jóvenes el gusto y el interés por la lectura, especialmente de poesía. La base teórica está delimitada por Fischer (2021), Lajolo (2018) y Candido (2006), en lo que se refiere a la historia de la literatura de Brasil; Figueiredo (2020), Dalcastagnè (2012) y Kambeba (2020a), en relación con la literatura contemporánea y a las nuevas voces que buscan espacio en el escenario de producción literaria; Larrosa (2022), Silva (2009) y Petit (2013, 2019), respecto a la formación del lector literario; BNCC (2018) y RCEM-RO (2021), sobre los retos en la formación del lector literario en la Enseñanza Secundaria; y Pinheiro (2018), en lo que concierne a la importancia del poema en el aula. En cuanto a la categoría de análisis, el estudio se apoya en las contribuciones de Girotto y Souza (2010), Cosson (2021) y Pinheiro (2018), ya que abordan estrategias para incluir la lectura literaria en el aula. El corpus de análisis abarca la práctica de lectura y comprensión de seis poemas, en concreto: “Retomada” y “O homem do ouro”, de Julie Dorrico; “Poema II” y “A cor do Rio”, de Amanara Brandão dos Santos Lube; “Natureza em chama” y “Caboclo Ribeirinho”, de Márcia Wayna Kambeba. Sobre la metodología, se trata de una investigación exploratoria, bibliográfica y documental con enfoque cualitativo, desarrollada a través de la investigación acción llevada a cabo en un grupo de 1er año de la Enseñanza Secundaria de una escuela pública, en la ciudad de Ariquemes (RO). Esta investigación incentiva el desarrollo de prácticas de lectura orientadas a fortalecer el acto de leer, así como analizar y comprender los géneros poéticos en el aula de la Secundaria. Los resultados muestran que las producciones poéticas amazónicas de autoras femeninas contribuyen a despertar el interés de los jóvenes por la lectura literaria, pues las autoras pertenecen a la región amazónica y abordan en sus textos temas relacionados a la experiencia de los estudiantes, que son lectores en formación. Se cree que la investigación ha ayudado a estimular un estudio más profundo de la literatura femenina amazónica, con la finalidad de educar lectores competentes en la Enseñanza Secundaria
Keywords: Leitura - Desenvolvimento
Mulheres e literatura
Literatura brasileira
Poesia brasileira - Amazônia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: KOCHEN, Vera Lucia. Daqui, mas nem sempre por aqui: a literatura amazônica na sala de aula e as mulheres que escrevem. 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2536
Issue Date: 9-Oct-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023VeraLuciaKochen.pdfDissertação Vera Lucia Kochen2.88 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.