???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2533
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Formação de leitores à luz dos multiletramentos na educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre |
???metadata.dc.creator???: | Aragão, Maria do Socorro Sousa |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Moraes, Gisele Benck de |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo versa sobre a leitura e a formação do leitor à luz dos multiletramentos e, como delimitação, propõe atividades a partir das competências de leitura em textos multimodais, com ênfase no infográfico. Para tanto, o objetivo consiste em desenvolver as competências leitoras pela perspectiva dos multiletramentos de alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Educação Profissional Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre (Ifac), Campus Rio Branco. Nesse sentido, a pesquisa tem como embasamento os documentos normativos, destaque para os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Currículo de Referência Único do Acre para o Ensino Médio (2021). A sustentação teórica do trabalho fundamenta-se em Kleiman (2016a, 2016b) e Santaella (2013), bem como em Bakhtin (2014, 2016), acerca o gênero do discurso, em Soares (2009) e Rojo (2009), no tocante ao letramento, no Grupo Nova Londres (1996) e Cope e Kalantzis (2000), sobre os multiletramentos e, ainda, em Kanno (2018), no que concerne ao gênero multimodal infográfico. Esta investigação apresenta uma análise de natureza aplicada, de caráter exploratório e de abordagem quali-quantitativa. Em relação aos procedimentos, é bibliográfica e documental. Os dados foram coletados por meio de um questionário inicial, de três oficinas pedagógicas e da análise de um questionário final, ambas as materialidades estruturam a temática desta pesquisa através de uma pesquisa-ação e da observação. Por fim, os resultados apontam para uma convergência para os objetivos propostos, revelando que o infográfico enquanto texto multimodal gera competências leitoras nos alunos, condicionando-os a uma formação leitora proficiente e tornando-os protagonistas de uma prática social |
Abstract: | The study deals with reading and reader formation in the light of multiliteracies and, as a delimitation, proposes activities based on reading skills in multimodal texts, with emphasis on the infographic. Therefore, the objective is to develop reading skills from the perspective of multiliteracies of students of the Technical Course Integrated to High School in Professional Technological Education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre (Ifac), Campus Rio Branco. In this sense, the research is based on normative documents, highlighting the National Curricular Parameters (1998), the National Common Curricular Base (2018) and the Acre Reference Curriculum for High School (2021). The theoretical support of the work is based on Kleiman (2016a, 2016b) and Santaella (2013), as well as on Bakhtin (2014, 2016), about the discourse genre, on Soares (2009) and Rojo (2009), regarding to literacy, in The New London Group (1996) and Cope and Kalantzis (2000), on multiliteracies, and also in Kanno (2018) to strengthen the multimodal infographic genre, among others. This investigation presents an analysis of an applied nature, with an exploratory character and a quali-quanti approach. Regarding the procedures, it is bibliographical and documental. Data were collected through an initial questionnaire, three pedagogical workshops and the analysis of a final questionnaire, both materialities structure the theme through action research and observation. The results point to a convergence for the proposed objectives, revealing that the infographic as a multimodal text generates reading skills in students, conditioning them to the formation of proficient readers and making them protagonists of a social practice |
Keywords: | Leitura - Desenvolvimento Leitores - Reação crítica |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | ARAGÃO, Maria do Socorro Sousa. Formação de leitores à luz dos multiletramentos na educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2533 |
Issue Date: | 21-Aug-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023MariaSocorroSousaAragao.pdf | Dissertação Maria do Socorro Souza Aragão | 3.83 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.